terça-feira, março 06, 2007

UnB VAI PARA UNAÍ, GARANTE O DEPUTADO VIRGILIO GUIMARÃES


Nessa segunda-feira postei uma pequena matéria respondendo ao questionamento de um leitor do blog. Ele tinha dúvidas sobre uma possível ida da UnB para Unaí. Essa dúvida surgiu após uma entrevista com o professor Ribamar, vice-presidente do PT unaiense, no Unainet. A matéria do blog diz que não há nenhum pedido de extensão da Universidade para Unaí. Depois que publiquei, recebi e acatei a sugestão do fotógrafo José Augusto, do Unainet. Ou seja, conversei com o Deputado Virgilio Guimarães. De acordo com o professor Ribamar, Virgilio teria prometido levar uma extensão para a cidade. Eu acabei de ter essa conversa com o Deputado. Ele confirmou que falou sobre o tema quando esteve em Unaí, mas admitiu que não protocolou o pedido na UnB. E deu uma razão para isso. Segundo Virgilio, a extensão faz parte de um grande projeto educacional para o noroeste. Nesse projeto, Paracatu e Arinos seriam municípios contemplados com um CEFET, um Centro Federal de Educação Tecnológica. Esses centros, como o próprio nome diz, têm a função de criar profissionais em determinadas áreas. De acordo com o Deputado Virgilio, esse seria o primeiro passo para levar a extensão da UnB a Unaí.


VIRGILIO: NÃO PODEMOS QUEIMAR CARTUCHO PEDINDO SÓ CEFET PARA UNAÍ


As instalações dos CEFETs em Arinos e Paracatu seriam a base para a busca da extensão da Universidade em Unaí. De acordo com o deputado, uma estratégia para tornar o trabalho mais fácil. Ele imagina que não terá grandes obstáculos em reivindicar cursos da UnB para Unaí ao alegar que Arinos e Paracatu já têm CEFETs. Seria a base para a Universidade. O deputado descartou qualquer possibilidade de pedir um CEFET para Unaí: "seria um desperdício. Unaí é cidade-pólo, principal cidade do noroeste. Não pode se contentar com CEFET. Unaí merece uma extensão da UnB. E o governo federal quer uma universidade pública em todas as cidades-pólo do país. Unaí está na lista". O deputado me garantiu que vai informar cada passo que der nesse sentido. Acredito que no mês que vem teremos informações mais concretas em relação a datas (dos CEFETs ou da extensão). E eu terei o maior prazer de informar ao leitor do blog quando esses passos forem dados. Continue ligado no blog.

23 comentários:

palmeiras disse...

Já to quase fazendo uma matéria sobre o calor unaiense:

"Deputado delira sob o calor do Rio Preto".....ou, "O Delírio de Virgílio"

Ou até já batizar o prédio: o de Brasília chama Minhocão; o de Unaí vai se chamar Surubinzão (melhor que Minhocuçu).

Jucélio Garcia disse...

Putz
Pô Cristiano, se você conversasse com esse imbecil por mais alguns minutos, ele muito provavelmente prometeria uma extensão da Disneylândia, uma da NASA, ou talvez uma sucursal do Céu, aqui no noroeste.

Mais um delirante político idiota tentando vender ilusão aos miseráveis rsss

Anônimo disse...

Meu Deus do ceu...! sou servidor da UNB há 25 anos, presenciei uma audiência concedida ao então Prefeito de Unaí, TÃO, escudado pelo Emb. Flexa de Lima ao Digníssimo Reitor cristovam Buarque pedindo um núcleo da UNB em Unaí. Por tanto a idéia não é nova! Isto mostra que o TÃO, apesar de semi analfabeto, tinha mais de que um "tiquinho" de neurônios com seus respectivos filamentos ligados.Uma extensão da UNB em Unaí é necessária, exeqüível e oportuna. Reconheço, a ida da UNB não será do interesse das IES particulares instaladas em unaí, mas será, sim, para aqueles que defendem o ensino público e gratuito, sua descentralização e defendem o desenvolvimento econômico e social de nossa região. Este é um debate qualificado onde uns lançam idéias e outros, pedras.

Geni de Sousa Oliveira

palmeiras disse...

Em Unaí já tem uma faculdade pública, a extensão da UNIMONTES.

Além disso tem mais 2 faculdades físicas e outras virtuais.

O que precisa mesmo em Unaí são ações que proporcionem alternativas para os jovens marginalizados da periferia. Isso sim é urgente. Atacar a prostutuição, as drogas e a violência. É o maior problema de Unaí, e pouco tem sido feito que vá minorar essa situação.

Para a maioria dos jovens pobres da periferia existe a prostituição, droga e crime como opção. Isso uma UNB não vai resolver.

Então, na minha opinião, um partido que se diz dos Trabalhadores, dos excluidos, tem que atacar esses pontos, ou seja, diminuir a exclusão. Escolas profissionalizantes, centros de treinamento profissional, programas de atendimento social às familias carente, incentivo ao esporte de forma profissional, e outras ações mais se fazem urgentes.

Anônimo disse...

Caro Nieto, peço desculpas a não concordar sobre o que a sua pessoa escreveu neste blog, pois não entendi como um jornalista ou quase isso, pode afirmar que uma extensão da UNB não pode acabar com Prostituição, Drogas etc... Meu amigo segundo estudos já comprovados um dos meios mais eficaz ao combate áh isso que vc disse é a Educação, portanto... não tenho mais nada a declarar... Abraço !

Anônimo disse...

Pelo o amor de deus não dê houvidos a esse cara q diz ser deputado que na verdade não passa de mais um massaleiro, picareta enganador safado.

palmeiras disse...

Se diploma, curso, pos graduação, doutorado adiantasse o Brasil era uma maravilha. Vai ter tanta teoria como nesse pais. Agora me fala se a UNB resolveu o problema da miseria, prostituição, drogas e violencia em Brasilia?

Vc não leu, ou nao entendeu o que escrevi. o que escrevi foi que a UNB é apenas mais uma faculdade entre outras que existem aqui, e excluido nenhum vai entrar na UNB, nem nas cotas.

Pode ate colocar UNB aqui em unaí, mas não vai alterar um milimetro a vida dos excluidos. Os excluidos precisam ações imediatas.

Geni de Sousa disse...

Meu caro Nieto, uma providência não exclui a outra. pelo fato de Unaí ter meninos de rua, prostituição, e excluidos de maneira geral vamos nos abdicar de algo relevante quanto uma IESF em nossa cidade? partido deste seu raciocínio, não deveríamos ter em Unaí o BB, CEF, Casas Bahia, lojas de carros de luxo, corpo de bombeiro, etc. Todos os recursos deriam ter sido canalizados para combater a exclusão provocado pelo sistema político/econômico. Obs: o Dep. Virgílio Guimarãrs é um dos melhores político de nosso estado, não é um delirante e muito menos está a procura de visibilidade em unaí ao propor esta extensão, entre esta e uma penitenciária prefiro a primeira, o que não exclui um efetivo combate a exclusão levando estes inclusive à universidade!
Geni de Sousa

Anônimo disse...

Gente, vamos pensar grande. Nos queremos a UNB e o Cefet também. Nos somos a cidade-polo do Noroeste. Não podemos perder nada.

palmeiras disse...

geni

Hoje a noite eu presenciei um garoto sendo preso após tentar roubar uma bicicleta de outro garoto usando uma faca.

Me explica como uma UNB vai resolver isso??

Me fala quando o PT vai ter alguma politica para atender aos jovens da periferia?

Anônimo disse...

Nieto, Nieto...
Como pode uma pessoa que tanto luta por seus idéais falar uma coisa dessas... Uma UNB atravéz de sua seleção altamente qualificada, se não for a mais díficil de se entrar no Brasil esta entre as mais, ela possui cotas para pessoas negras, indios, portadores de deficiencia e de renda baixa, já pode ser algum fator para poder acabar com isso que vc ta relatando...
Quero mencionar que "NA MINNHA OPINIÃO" a UNB não vai acabar com tudo isso, mas vai ajudar muito nos combates, pois se vc não sabe os alunos da UNB dentre outras tarefas lá existe também ajuda social e muita por indice de passagem... A UNB como a Unimontes não vai acabar com nada de imediato, mas com certeza vai ajudar em todo contexto de uma cidade que busca seu crescimento, e o que vc diz que precisa de melhora elas com certeza irão ajudar ... e espero que vc uma dia possa se desculpar do absurdo que escreve !!! Julgar tudo bem, mas entrar nos meritos de politica isso já e um pouco infeliz da sua parte... Luta para poder conciliar as duas coisas UNB e serviços Sociais... mas brigar apenas por serviços sociais e ainda criticar quem tenta... Me desculpe foi muito infeliz da sua parte !!! Abraço !! Parabéns pelo seu site... mas que vc foi infeliz foi... Putz

Anônimo disse...

José Augusto Nieto... é esse o nome mesmo né?
Pois é, nada melhor que a liberdade de expressão né? Ficar criticando quem tenta é facil né? o mesmo posso fazer do seu trabalho e do seu site... mas não prefiro elogiar quem tenta quem faz, do que pessoas que julgam as coisas pelo lado politico de ser !!!

Anônimo disse...

Prezado Nieto, Boa tarde !!

Discordo totalmente do que vocÊ esta relatando... Nada na vida se faz de forma radical ( ou quase nada ) Se a UNB não pode resolver isso que vc esta dizendo, não concordo... pois ela irá resolver com o tempo, com trabalhos, com educação, etc... Agora se vc tem alguma solução para isso de forma imediata, o Senhor tem que informar isso não é so para Unai não, e sim para o Mundo...
Junior....

Anônimo disse...

Meu caro amigo, Nieto.
ontem fui dormir com vc na cabeça. Vc é uma pessoa muito inteligente, prefiro acreditar que vc está aproveitando este profícuo debate para chamar a atenção das autoridades para esta chaga social existente em nosso país e em nosso município em particular. Se este é o objetivo, parabéns, acerta na mosca.

Parabéns, também, pelo espírito democrático, pois este debate poderia estar sendo travado em seu e nosso unainet más no entanto vc está aqui na planície em condições de igualdade com todos nós.

parabéns ao cristiano por correr atrás da informação e pela análise de valor postada hoje defendendo a possibilidade de termos a unb em unaí. Pois muitos estão tratando a UnB como se fosse uma penitenciária!!! todas as universidades no mundo todo trabalha em um tripé basico: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.

Nieto, vc me pergunta "quando o PT vai ter uma política para os jovens da preriferia?" Te digo que estamos trabalhando neste sentido e o Bolsa Família é uma destas iniciativas onde dá aos pais da periferias condições minimas a manterem seus filhos na escola; o Luz para todos é outro que tem por objetivo dar condições ao camponês de se manter em seu meio com melhores condições de trabalho e conforto sem migrarem para as periferias das cidades e engrossando o filão de excluídos.

Nesta Sexta (09/03) o Dep. Paraca estará em Unaí, nós do PT vamos exigir dele um olhar especial para nossa cidade, vá entrevistá-lo, cobra também, faça o mesmo com o Dep. Delvito. Nieto, vivemos um dos melhores momento político de nossa história vamos aproveitá-la! com respeito e inteligência queremos dar nossa contribuição também.

Geni de Sousa Oliveira

Cristiano Oliveira disse...

Parabéns a todos os leitores do blog que estão fazendo deste, um espaço de discussão. Só mesmo trocando idéias é que vamos minimizar problemas, maximizar oportunidades e fazer com que nossa sociedade cresça igualitária. Parabéns à Geni, que gostaria de conhecer, ao José Augusto ao Junior, Tiquinho e a todos os anônimos que participam do debate. É conversando que faremos o município crecer. Opiniões diferentes são normais e bem vindas. Enfim, leitores, façam do blog um ponto de discussão, como disse na matéria publicada nesta quinta.

palmeiras disse...

Gente

Quem promete é candidato. O deputado Virgilio ainda vai ser do Governo por 3 anos. Por isso, não acredito que a posição dele deveria ser de ficar prometendo.

E se ele é Governo, e Federal, poderia já estar trazendo programas reais e aplicando na região.

Sobre a UNB, se vier, ótimo. Não acredito nessa promessa.

Mas que antes disso tem coisa mais importante pra fazer na região isso tem.

Um exemplo: a terrivel crise economica que se abateu sobre a periferia após a mecanização e a perda de milhares de vagas de empregos nas colheitas. Milhares de empregos. Com isso, só na colheita de feijão deixam de circular na periferia mais de R$ 6 milhões. Desemprego.

E onde estão as políticas públicas para a população marginalizada e desempregada da periferia. Onde estão os programas de profissionalização, de renda alternativa, ou outros?????? Se não houver isso, não vai ter polícia suficiente para prender os garotos. Os meninos que estao entre 16 e 18 anos já estão em risco completo. Programa para eles é o "Opção Zero" do PT. Para os meninos menores, de 12, 14 anos tem o outro programa: "Opção Zero" do PT.

Para o jovem da periferia nem promessa, é só "Opção Zero".

E ainda se dizem socialistas....

Teorias. O Brasil está repleto de teorias, teóricos, diplomados, doutorados, mas muito pouca ação.

Liberdade de expressão é assinar embaixo o que se fala.

Sobre anonimato tenho minha opinião. Em primeiro lugar é vedado pela constituição. É igual a ir no jogo, ficar no meio da massa e jogar uma pedra em outro. Anonimato é igual a passar a mão na bunda dos outros no escuro.........Quando usado para atacar é apenas covardia.

Anônimo disse...

Nieto,
Solução nenhuma né? criticas sim !
Pois é ninguem aqui falou que acredita que a UNB virá, estamos todos dizendo que se ela vier, algo de bom vai acontecer e as ações sociais também irão acontecer !!!
Acho que vc precisa conhecer mais um pouco sobre politica e sobre o governo... Sobre a critica da mecanização agricola, concordo... sobre o resto, ridiculo ! Você deve estar falando de ações sociais em Unai né? não no Brasil, portanto cobre isso da Dorinha Melgaço e o Senhor Anterio Manica, que foram as pessoas que vc apoiou bastante.
Abraço a todos...
Quase todos os anonimos ai foi eu que escrevi...
Junior... Se quiser entrar em contato estou a disposição !

Anônimo disse...

Por favor, se eu estiver enganado me corrija!

1) Unaí tem Prefeito;
2) Minas Gerais tem Governador;
3) nenhuma destas esferas administrativas está sob a responsabilidade do PT;
4)Nieto, por favor, cobra delas ou deles. Será que ele(s) está(ão) te pagando para encobri-lo(s)e atacar o PT?
Geni de Sousa Oliveira

palmeiras disse...

Geni

Estou falando que o Governo Federal não tem políticas públicas para os jovens no Brasil.

Não desvia o assunto.

Sobre a Prefeitura de Unaí, vou procurar a Secretária de Assitencia Social. Mas posso te adiantar que recentemente foi Inaugurado em Unaí um CPPT (Centro Público de Promoção do trabalho). Programa do Aécio. Agora estou aguardando o Governo Federal fazer algum programa para os jovens para fazer materia. Se vc souber de algum programa que vá além de esmolas, me avisa.

Sobre grana pública x mídia, quem tem um Marcus Valério no currículo tem muito pouca moral para falar. Protocole um pedido de informações na Prefeitura: terás uma surpresa.

Anônimo disse...

Nieto,
Vejo que a cada colocação que vocÊ coloca nos seus relatos você acaba falando mais bobagens...
O que parece ser esmola para vc é muito para várias familias... visite uma pessoa que recebe o bolsa familia e converse com ele se aquilo ajuda ou não, okay? Já fui funcinario de um banco gorvenamental onde se pagava este beneficio, e sei o que realmente isso significa para cada um deles... Não estou defendendo o PT de forma alguma mas não podemos falar mal das coisas boas que acontecem...
Junior.

Anônimo disse...

Olha que rídiculo esse tal de Jose Augusto falou. Então na sua concepção de "comunicador" o que vc tem a dizer é que o Marcus Valerio foi envolvido só com o PT... Ah então o Eduardo Azeredo é do PT tbm... Amigo, fica caladinho que é melhor....
Rafael Caetano.

palmeiras disse...

Rafael Caetano

Se vc ler bem eu não escrevi que Marcus Valério é uma exclusividade da griffe PT. Falei apenas sobre ele estar no curriculo da turma, ok?

Vc leu como quis e entendeu o que gostaria de dizer.

Anônimo disse...

Ai ai... Santa ignorancia ... acho melhor encerramos essa discurção !
Geni e Junior ... Parabéns por suas palavras... Nieto infelizmente vc não foi bem em suas palavras... mas relaxa isso faz parte ! Cristiano parabéns pelo seu blob.

Rafael Caetano.