quinta-feira, março 29, 2007

O SAMBISTA PREFERIDO DOS SAMBISTAS

Paulinho da Viola é um daqueles artistas que vivem escondidinhos, não estão na mídia, mas que têm um público cativo e apaixonado. Eu sou fã do Paulinho. Ele é também um predestinado. Filho de um dos componentes do Grupo Época de Ouro, um dos maiores do chorinho, cresceu vendo e ouvindo Jacob do Bandolim e Pixinguinha, por exemplo. Dois dos melhores chorões que o Brasil já teve. Foi ainda na infância que começou a tocar violão e cavaquinho. É um exímio compositor, um músico de mão cheia e um sambista reconhecido em todo o mundo. Apesar de ser portelense, tem reconhecimento em qualquer outra escola de samba do Rio de Janeiro. Paulinho é o autor de muitos clássicos, como "Dança da Solidão", "Choro Negro", "Jurar com Lágrimas", "Guardei Minha Viola", "Argumento", "Amor à Natureza", "Perdoa", "Coisas do Mundo, Minha Nega", "Sentimento Perdido", "Coração Leviano". Apesar de gostar muito de todas essas, escolhi uma que sempre me chamou a atenção. A música é um diálogo entre amigos que não se viam a algum tempo. E esse diálogo acontece na rua, num sinal fechado. Está aí o nome da música: Sinal Fechado. O mais interessante dessa canção é que os dois se encontram e travam uma conversa comum nesse tipo de situação. Dizem que vão se ver, que precisam conversar, que o tempo está curto, o sinal abre e os dois se vão dando a impressão de que nunca se viram. É uma das mais belas do cancioneiro nacional. Amantes da boa música, com vocês, Paulinho da Viola.

-Olá, como vai?
-Eu vou indo e você, tudo bem?
-Tudo bem eu vou indo correndo
Pegar meu lugar no futuro, e você ?
-Tudo bem, eu vou indo em busca
De um sono tranquilo, quem sabe ...

-Quanto tempo... pois é... Quanto tempo...
Me perdoe a pressa
É a alma dos nossos negócios
-Eu também só ando a cem
Quando é que você telefona?
Precisamos nos ver por aí

-Pra semana, prometo talvez nos vejamos
Quem sabe?
-Quanto tempo... pois é... (pois é... quanto tempo...)
Tanta coisa que eu tinha a dizer
Mas eu sumi na poeira das ruas
-Eu também tenho algo a dizer
Mas me foge a lembrança

-Por favor, telefone, eu preciso
beber alguma coisa, rapidamente
-Pra semana
O sinal ...
-Eu espero você
-Vai abrir...
-Por favor, não esqueça, Adeus...

Nenhum comentário: