segunda-feira, março 05, 2007

E A MPB DISSE: CONJUGAI O VERBO DJAVANEAR


Minha namorada estuda música e numa conversa, ela disse o quanto a música brasileira é mais complexa em relação às demais. As notas são mais trabalhadas. A música, mais bonita. Eu concordei e citei Djavan como um músico completo. Ele mostra em cada música uma complexidade incrível. Poucos músicos que tocam na noite se arriscam a perseguir os acordes Djavanianos. A música do dia de hoje é uma homenagem a esse incomparável cantor e compositor. A influência do jazz na música dele é perceptível. Juntam-se a isso a raíz nordestina das notas musicais, as letras bem elaboradas e uma voz suave. É a receita da boa música. A letra de hoje é de Lilás. Não foi o primeiro sucesso de Djavan, que lançou o primeiro disco em 1976. Lilás, (foto da capa ao lado) é de 1984. A escolha dessa música é porque sempre que a ouço, eu me lembro de uma antiga boite de Unaí, a Turipulla's. Funcionava na avenida Gov. Valadares. Foi nela que ouvi e dancei a canção pela primeira vez, durante uma matinê. Eu me apaixonei. Era mesmo época das paixões. Djavan está entre meus músicos brasileiros preferidos. E Lilás, entre as músicas que mais gosto. Espero que você também goste. Amantes da boa música, com vocês, Djavan:

Amanhã
Outro dia
Lua sai
Ventania
abraça uma nuvem que passa no ar
Beija, brinca
E deixa passar

E no ar
De outro dia
Meu olhar
Surgia nas pontas
De estrelas perdidas no mar
Pra chover de emoção
Trovejar...

Raio se libertou, clareou
Muito mais
Se encantou
Pela cor lilás
Prata na luz do amor
Céu azul

Eu quero ver o pôr do sol
Lindo como ele só
E gente pra ver
E viajar
No seu mar de raio.

3 comentários:

Paula disse...

"...como querer Djavanear o que há de bom..."

Anônimo disse...

Está aí uma das coisas que temos em comum. Também gosto muito do Djavan. E a música "SE" quer dizer muito para um casal que conheço (Nêga e Baby).

"Insiste em zero a zero e eu quero um a um
Sei lá o que te dá, não quer meu calor
São Jorge por favor me empresta o dragão
Mais fácil aprender japonês em braile
Do que você decidir se dá ou não."

Anônimo disse...

Aproveito para fazer uma sugestão: Já que dia 08 de março é o Dia Internacional da Mulher, nada mais propício para falar de uma das melhores intérpretes da música brasileira - ELIS REGINA. A música sugerida é Maria-Maria de Milton Nascimento, já que eles eram tão amigos e que no fundo toda mulher tem um pouco de Maria.