sexta-feira, março 09, 2007

DE SOBRAL PARA O MUNDO


O homenageado de hoje nasceu em Sobral, no Ceará. É filho de músicos amadores e foi intensamente influenciado pelos cantores de rádio dos anos 50. Chegou até a trabalhar como programador de uma emissora, escolhendo as músicas que seriam tocadas. Como conviveu com música desde criança, arriscou participar de festivais no nordeste, nos anos 60. Foi nesse ambiente que conheceu Fagner e Ednardo. Na década de 70 foi morar no Rio de Janeiro e o trabalho dele começou a ser reconhecido. Mas o sucesso veio pelas mãos de Elis Regina. A pimentinha gravou Como Nossos Pais e Velha Roupa Colorida. Passou a ser chamado de grande compositor. Depois foi gravado por Jair Rodrigues, Vanusa e tantos outros. Lançou o primeiro disco em 1974 e é desse disco que retiro a canção de hoje: A Palo Seco. Essa música é um dos maiores sucessos de Belchior. E ganhou, recentemente, uma versão da banda Los Hermanos. Esses, por exemplo, descobriram Belchior há pouco tempo. Um dos integrantes da banda ganhou um disco de Belchior. Nele, estava A Palo Seco. Ele gostou tanto que propôs a gravação e a inclusão da música nos shows. Algum tempo depois, Los Hermanos se encontrou com Belchior e juntos, gravaram a música. De qualquer forma, Belchior não ganhou a projeção de outros letristas revelados por Elis, como Milton Nascimento, Ivan Lins e João Bosco. Mas é sempre bom ouvir o bigodudo. Amantes da boa música, com vocês, Belchior.
Se você vier me perguntar por onde andei
No tempo em que você sonhava
De olhos abertos lhe direi
Amigo eu me desesperava
Sei que assim falando pensas
Que esse desespero é moda em 73
Mas ando mesmo descontente
Desesperadamente eu grito em português
Tenho 25 anos de sonho e de sangue
E de América do Sul
Por força desse destino
Um tango argentino me vai bem melhor que o blues
Sei que assim falando pensas
Que esse desespero é moda em 73
Eu quero que esse canto torto
Feito faca corte a carne de vocês

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu adoro Belchior! Esse espaço para a boa música brasileira tá deixando o blog mais charmosinho ainda...muito bom!