terça-feira, março 20, 2007

SAUDADE DAS FESTINHAS

Semana dedicada ao rock brasileiro aqui no blog. Hoje é dia do Ira!, não de raiva. A banda paulista surgiu em 1980 quando os amigos Edgard Scandurra, Nasi, Charles Gavin (aquele mesmo dos Titãs) e Dino resolveram gravar a paixão que tinham pelo punk. o primeiro compacto foi lançado em 1983, com as músicas Gritos na Multidão e Pobre Paulista. Dois anos depois, lançam o LP Mudança de Comportamento. O fervor roqueiro da época foi propício ao sucesso do grupo. O Ira!, nome do grupo revolucionário irlandês, se mostrou como uma ótima banda de rock, com um som pesado e delicado ao mesmo tempo. Com o LP Vivendo e não Aprendendo, lançado em 1986, o grupo se firmou entre as melhores bandas de rock tupiniquim. A capa está aí ao lado. E é desse disco que retiro a música de hoje. Quem viveu essa época não se esquece de Dias de Luta. A música embalou muitas festinhas que nós, adolescentes, procurávamos incessantemente pela cidade. Não interessava onde era ou na casa de quem era. Entrávamos, dançávamos, paquerávamos e íamos embora. Era uma época romântica ao som do rock brasileiro. Dias de Luta me faz lembrar de dezenas de coisas. Meus amigos, minhas namoradinhas e o meu descobrir do mundo musical. Ao longo do tempo, a banda de Nasi ficou no ostracismo e voltou a conhecer o sucesso. Em 2004, quando lançaram o Acústico MTV, voltaram a se mostrar ao grande público. E foi aí que muitos adolescentes de hoje conheceram a banda. Pena que hoje o rock desses mesmos adolescentes seja tocado por Detonautas, CPM 22. Não dá pra fazer comparação. Viva o rock dos anos 80, viva a boa música. Amantes da boa música, com vocês, Ira!.

Só depois de muito tempo fui entender aquele homem

Eu queria ouvir o mundo mas ele me disse pouco
Quando se sabe ouvir não precisam muitas palavras
Muito tempo eu levei pra entender que nada sei... que
nada sei

Só depois de muito tempo comecei a entender
Como será meu futuro, como será o seu?
Se meu filho nem nasceu, eu ainda sou o filho
Se hoje eu canto essa canção, o que cantarei depois
Cantar depois... o quê?!!

Se sou eu ainda jovem passando por cima de tudo
Se hoje canto essa canção o que cantarei depois
Só depois de muito tempo comecei a refletir
Nos meus dias de paz
Nos meus dias de luta

Se sou eu ainda jovem passando por cima de tudo
Se hoje canto essa canção, o que cantarei depois
Se sou eu ainda jovem passando por cima de tudo

Se hoje canto essa canção, o que cantarei depois

Nenhum comentário: