sexta-feira, março 02, 2007

OBRAS DE AMPLIAÇÃO DO FÓRUM DE PARACATU SERÃO INAUGURADAS NO DIA 16

Na mesma semana em que o Noroeste Mineiro passou a contar com um posto avançado da Justiça Federal, instalado na segunda-feira (26/02), em Paracatu, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) anunciou a conclusão de uma importante que será útil para o melhor funcionamento da Justiça na região. Paracatu passa a contar, a partir deste mês, com um fórum cujas instalações físicas atendem à demanda da população local, de 85 mil habitantes. As obras de reforma e ampliação do Fórum Martinho Campos Sobrinho serão inauguradas no dia 16 de março, às 17 horas, com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Orlando Adão Carvalho.

Os dois pavimentos do antigo prédio do fórum, construído em 1973, quando a Comarca tinha vara única, foram totalmente reformados. Paralelamente, foi construído um edifício anexo com cinco pavimentos (um deles para arquivo), interligado ao prédio antigo. A nova estrutura física servirá para abrigar as quatro varas existentes hoje na Comarca de Paracatu: duas varas Cíveis, a Vara Criminal e da Infância e da Juventude e o Juizado Especial. Esse último, por falta de espaço no fórum, vinha funcionando em uma casa alugada, mas agora, concluídas as obras de reforma e ampliação, todos os órgãos da Justiça de 1ª Instância na Comarca de Paracatu passam a funcionar num mesmo endereço.

Segundo o juiz diretor do Foro da Comarca de Paracatu, João Ary Gomes, as novas instalações têm espaço suficiente para a criação de mais duas varas judiciais. Antes das obras, observa o juiz, as varas judiciais funcionavam com dificuldade, pois a falta de espaço não permitia nem a aquisição de equipamentos para as secretarias, nem a contratação de novos funcionários. Com a realização das obras, novos servidores, aprovados no último concurso, puderam ser convocados e já estão trabalhando.

"Agora, graças aos investimentos feitos pelo Tribunal de Justiça, a Comarca está muito bem instalada e provida de juízes, servidores e equipamentos. Segundo a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), somos um referencial para a região. Não temos processos com os juízes além do prazo legal. Temos cumprido todos os prazos legais”, afirma o juiz João Ary Gomes.

Quatro juízes titulares trabalham atualmente na Comarca de Paracatu, que foi a quinta a ser instalada em Minas e tem cerca de 200 anos de existência. As atividades econômicas mais importantes desenvolvidas na cidade de Paracatu são a pecuária e a extração de ouro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Cristiano.

Como unaiense que atualmente moro fora do Brasil. Gostaria de saber como que anda o comercio, industrias, administração atual em Unaí? Fiquei sabendo que uma série de empresas de grande porte estão indo para Unaí e devem chegar em 2007, isso é verdade?
Como que anda a construção civil. Lembro uma vez que um forum novo foi inaugurada em Unaí e que o antigo estava sendo reformado, é verdade?

Enfim se puder conte ai pra mim como que anda minha cidade e as novidades que estão tendo ai, principalmente no crescimento economico e desenvolvimento.

falou