quarta-feira, março 21, 2007

ELES AINDA SÃO OS TITÃS DA MÚSICA BRASILEIRA

A foto ao lado é da formação original dos Titãs, uma das mais importantes bandas do país. Os Titãs do Iê-Iê-Iê surgiram no início dos anos 80 influenciados, como todas as bandas da época, pelo punk. Na foto, Charles Gavin, Branco Mello, Sérgio Brito, Toni Belloto, Paulo Miklos, Nando Reis, Marcelo Fromer e Arnaldo Antunes. Hoje, só os cinco primeiros ainda formam a banda. Arnaldo Antunes e Nando Reis seguiram em carreira solo. Já Marcelo Fromer morreu depois de ser atropelado por uma moto, em São Paulo.

O primeiro disco foi lançado em 1984, durante o fervor do rock brasileiro. Emplacou Sonífera Ilha. Depois veio Insensível, em 1985. Mas foi em 1986 que os Titãs lançaram o mais importante álbum da banda e, sem dúvida, o mais importante do rock brasileiro: Cabeça Dinossauro. O LP traz músicas como AA UU, Bichos Escrotos, Igreja, Polícia, Estado Violência, O que... É daqueles discos que não podem faltar na estante de um roqueiro. Com Cabeça Dinossauro, os Titãs se firmaram de vez e lançaram outros sucessos nos anos seguintes. Ficaram meio apagados na década de 90, mas voltaram ao topo com o Acústico MTV. Uma baba quando comparado ao início da banda. Eu, por exemplo, deixei de olhar os Titãs com os bons olhos de antes, depois desse disco. Foi sucesso de vendas, o que provou ser muito comercial, pouco artístico. Depois, mais um golpe nos fãs mais roqueiros: em 1999 lançam As Dez Mais. Regravações de grandes sucessos de outros cantores. Disco típico para vender. Mesmo andando por camiminhos extremamente comerciais, os Titãs continuam sendo uma das melhores bandas de todos os tempos. Por isso merecem uma homenagem do blog. A música que escolhi não poderia ser uma que não faz parte de Cabeça Dinossauro. Essa me faz lembrar das tardes recreativas no colégio Estadual. Amantes da boa música, com vocês, os Bichos Escrotos dos Titãs.

Bichos, saiam dos lixos
Baratas, me deixem ver suas patas
Ratos, entrem nos sapatos
Dos cidadãos civilizados

Pulgas, que habitam minhas rugas
Oncinha pintada,
Zebrinha listrada,
Coelhinho peludo,
Vão se foder!
Porque aqui na face da terra
Só Bicho escroto é que vai ter!

Bichos escrotos, saiam dos esgotos
Bichos escrotos, venham enfeitar
Meu lar,
Meu jantar,
Meu nobre paladar

Nenhum comentário: