sexta-feira, março 09, 2007

TV GLOBO EM UNAÍ DEVE SER DE MONTES CLAROS OU BRASÍLIA?



Vez ou outra alguém me pergunta o motivo de a transmissão da TV Globo em Unaí ser de responsabilidade da afiliada em Montes Claros e não de Brasília. As pessoas dirigem a pergunta a mim porque trabalhei na TV Grande Minas (hoje Intertv), quando essa chegou a Unaí. Por várias vezes ouvi alguém dizer que Unaí não tem nada a ver com Montes Claros. Tem mais ligação com Brasília. Eu concordo. Mas aí há de se analisar uma coisa: quando a TV Grande Minas chegou à cidade, em 1998, Unaí já havia tido o sinal da Globo de Belo Horizonte, Brasília e até de Manaus. Acho que, na época, foi uma boa opção.

A TV mantinha funcionários na cidade além de fazer com que o município ganhasse a mídia. Tenho orgulho em dizer que fui o primeiro repórter a fazer matérias de Unaí para o Bom Dia Brasil, Globo Rural, Jornal Hoje, produção de matérias para o Fantástico e, por conta da emissora, imagens para o Jornal Nacional. Mas há pouco tempo, o escritório da TV foi retirado de da cidade. Foi para Pirapora. Perder um escritório de uma afiliada da TV Globo para Pirapora é brincadeira, mas vamos lá... Nessas condições, sem a produção de matérias de Unaí para o MGTV ou qualquer outro jornal, acho que o sinal da TV de Montes Claros perde o sentido de ser. Não há mais motivos para que Unaí continue recebendo imagens de uma cidade com a qual não tem a mínima ligação. Por isso quando alguém pergunta a minha opinião, digo que o sinal deveria ser de Brasília. Eu conversei há alguns dias com o diretor da TV Record na capital federal. Ele disse que a emissora tem interesse em colocar um sinal brasiliense em Unaí. Mas ter interesse é uma coisa. Fazer é outra, já que é necessário muito dinheiro. De qualquer forma, penso que Unaí perdeu muito com a saída do escritório da Intertv de Unaí. Gostaria de saber a opinião dos leitores.

7 comentários:

Anônimo disse...

Cristiano, eu não tenho uma opinião formada sobre o tema, se fosse para responder de bate-pronto ficaria com uma repetidora ou operadora, sei lá, sediada em Minas. É importante o noticiário de nossa região, digo estado. Muita gente não gosta, mas outros assistem os programas eleitorais e se o sinal for gerado em outro estado seremos apenas passageiro de um trem desconhecido e que nós levará a lugar nenhum. quero ser convencido.
Geni de Sousa Oliveira

Anônimo disse...

Cristiano, é o João. A respeito do sinal da globo tenho a seguinte opinião: sou mineiro até debaixo dàgua e concordo com a opinião do Geni. Acho que o sinal tem que ser de Minas mesmo.

Anônimo disse...

É O JOÃO NOVAMENTE, ESQUUECI DE DIZER TAMBÉM QUE EU QUERO ASSISTIR JOGOS É DE MINAS. SEM ESSA DE MADUREIRA, FLAMENGO, VASCO, ETC, QUE NÃO TEM NADA VER COM A GENTE.

Cristiano Oliveira disse...

João e Geni, obrigado por participarem. O João me fez pensar em uma coisa à qual não tinha me tocado. As transmissões de futebol. Deixar de ver os times de Minas é demais. Também tenho orgulho em dizer que sou mineiro. Vocês dois me convenceram. Fico com a transmissão mineira.

Anônimo disse...

Ficar sem o sinal de TV Globo, foi para Unaí uma grande perda. "Politicamente correta", pois não se vende e não se rende às "picuinhas", acredito ter sido comemorada por muitos a sua saida, é melhor assim. Particularmente eu sinto a falta de poder divulgar os projetos ambientais, além de contribuir para o melhoramento da região principalmente no que diz respeito às causas ambientais, assunto de pouca importância ainda na midia, principalmente no interior, que tem uma cultura do produzir sem pensar no desenvolvimento sustentavel.Luzia/AAMA - Comemorando hoje 10 anos de luta pelas causas ambientais de Unaí e REGIÂO.

Anônimo disse...

Tudo muito bonito, tudo muito certo,concordo com João e com Geni, but..... Pensemos: O 'X' da questão é a afiliada da Globo ser de Montes Claros, certo? Região que nada tem a ver com o Noroeste de Minas, certo? Outras afiliadas mais próximas seriam a Integração de Patos de Minas ou a TV Triangulo de Uberlândia. O Alto do Paranaiba onde esta a TV Integração reza a cartilha ditada pelo maior município que é Patos de Minas, que em comparação a MOntes Claros é uma cidade aquém, não mudaria a rotina de Unaí e muito menos dos municípios do lado de cá da BR 040.A TV Triangulo, apesar de estar em uma rica região e sediada em uma cidade que conta com quase 800 mil habitantes, vive, e isto desde os meus bons tempos de segundo grau e lá se vão mais de 20 anos, as regras de São Paulo, tendo eles, até mesmo o sotaque paulista com aquele insistente R carregado.
A melhor opção, para uma afiliada da Globo em Unaí, resolvendo a questão do futebol para em uma segunda etapa, é Brasilia - Distrito Federal. Os olhos do Brasil estão voltados para a sua Capital. Unaí juntamente com Cabeceira GRande e Buritis são as unicas três cidades de Minas a fazerem parte da Região Geoconomica do Entorno de Brasilia. O municípoio abastece a capital diariamente com toneladas de carnes e milhares de litros de leite só para dar dois exemplos. Unaí e as demais cidades do Entorno existem e progridem graças à criação de Brasília e isto todos sabem. Até nossos valores humanos, como é o caso da Marilu Bueno, se vão para Brasilia. Uma vez deu certo e hoje pode ser ainda melhor. A Justificativa à ANATEL seria que o município faz parte da Região Geoeconomica de Brasilia e pronto. É só rolar a papelada. E quem não gostou que compre uma antena parabólica e passe a vergonha de ver o Cruzeirão Campeão, perder para o Ipatinga e ainda de virada. Ninguém merece. T+
Washington Moreno
Da cor do Brasil

Luiz Paulo Oliveira disse...

Cristiano Oliveira, você me conheçe e sabe que sou um dos maiores fãs do MGTV, e é muito ruim assistir o telejornal sem as notícias de Unaí, mas se a Globo de Brasília vim p/ cá e passar as notícias da região não vejo o porquê de não vim.