segunda-feira, março 26, 2007

SAMBA DO MAIOR COMPOSITOR PARA A MAIOR INTÉRPRETE

A carioca Beth Carvalho participava de shows de calouros desde criança. Dizia que gostava de música e queria ser artista. Noa anos 60, ela participou de vários festivais, principalmente de Bossa Nova. Mas foi com Andança (Danilo Caymmi/ Edmundo Souto/ Paulinho Tapajós) que ela se firmou no cenário musical. Em 1971 Beth grava o samba-enredo da escola de samba São Carlos e permanece como uma intérprete de samba, numa época em que as mulheres não tinham muito espaço. Em 1976 a cantora procurou por Cartola, um dos mestres do samba. Ele servia cafezinho numa repartição pública do Rio de Janeiro. Ela pergunta se ele tem alguma música. Entre outras, Cartola apresenta As Rosas não Falam. Uma pérola considerada como um dos grandes sambas. Coisinha do Pai (Almir-Luiz Carlos-Jorge Aragão), de 1979, foi tocada até em Marte. Mas a música que escolhi para hoje é de autoria de outro mestre: O meu guri, de Chico Buarque. Antes de qualquer coisa, a música é uma denúncia social, um alerta. Conta a história, da visão do pai ou da mãe, de um filho que só dá alegrias. Mas a última estrofe revela de onde o tal filho tirava tantos mimos. Era marginal. Amantes da boa música, com vocês, Beth Carvalho.

Quando seu moço nasceu meu rebento não era o momento
dele rebentar
Já foi nascendo com cara de fome, eu não tinha nem
nome pra lhe dar
Como fui levando não sei lhe explicar, fui assim
levando ele a me levar
E na sua meninice ele um dia me disse que chegava lá
Olha aí

Olha aí
Olha aí ai o meu guri olha aí
Olha aí
É o meu guri,

E ele chega

Chega suado veloz do batente e traz sempre um presente
pra me encabular
Tanta corrente de ouro seu moço que haja pescoço pra
enfiar
Me trouxe uma bolsa já com tudo dentro: chave,
caderneta, terço e patuá
Um lenço uma penca de documentos pra finalmente eu me
identificar,
olha aí

Olha aí ai o meu guri olha aí
Olha aí
É o meu guri,

E ele chega

Chega no morro como carregamento, pulseira, cimento,
relógio, pneu, gravador,
Rezo até ele chegar lá do alto, essa onda de assalto
está um horror
Eu consolo ele ele me consola, boto ele no colo pra
ele me ninar
De repente acordo olho pro lado e o danado já foi
trabalhar,
olha aí

Olha aí ai o meu guri olha aí
Olha aí
É o meu guri,

E ele chega

Chega estampado retrato com vendas nos olhos legendas
e as iniciais
Eu não entendo essa gente seu moço fazendo alvoroço
demais
Um guri no mato acho que tá rindo acho que tá lindo de
papo pro ar
Desde o começo eu lhe disse seu moço ele disse que
chegava lá
Olha aí

Olha aí
Olha aí ai o meu guri olha aí
Olha aí
É o meu guri!

Nenhum comentário: