PRODUTORES DEVEM FICAR ATENTOS A UMA PROVÁVEL SECA
A Federação de Agricultura do estado está fazendo um apelo aos produtores.
"As regiões mais críticas, onde, porventura, possa haver problema de água, a gente vai alertar para que se faça um uso mais moderado para que não falte na época da seca", alertou Roberto Simões, presidente da Faemg. Os cálculos foram feitos com base em dados colhidos na estação meteorológica de Sete Lagoas. Cruzando números e consultando estatísticas dos últimos 80 anos, os pesquisadores fizeram uma previsão preocupante para 2007.
"As regiões do centro-oeste mineiro, Zona da Mata, sul de Minas é onde está havendo este maior período de seca, nós poderemos ter uma estão de seca de sete ou oito meses. Enquanto que o esperado era em torno de dois meses", explicou o pesquisador Daniel Pereira. Mas ele alerta que outras regiões também podem ser atingidas, como o Noroeste. Alguns sinais já apareceram, como a estação chuvosa mais curta neste ano. Um estudo da Embrapa aponta um inverno com temperaturas de verão e umidade do ar muito baixa. Essa combinação afetaria principalmente a pecuária de leite, por causa do impacto nas pastagens. Estocar comida é a única forma de se manter a estabilidade na produção de leite. O custo da silagem varia, mas gira em torno de R$ 100 por tonelada.
Um comentário:
Viagem...
Em primeiro lugar a estação chuvosa foi a mais loga, há décadas não chovia tanto, por tão logo temo e 8 meses de seca é o normal em muitos anos, se considerarmos que em março/abril normalmente a chuva diminui sempre e só volta com força mesmo em novembro.
Postar um comentário