sexta-feira, março 23, 2007

ONG BRITÂNICA RECONHECE EXCELÊNCIA DE UNAÍ NA GESTÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE ÁGUA

A notícia foi publicada no site da BBC BRASIL, por ocasião do dia mundial da água. A Organização não Governamental World Development Movement (Movimento para o desenvolvimento do mundo) analisou o tratamento que as cidades brasileiras fazem da água e do esgoto. Chegou à conclusão de que quatro delas são bons exemplos: a baiana Alagoinhas, Guarulhos, Porto Alegre e Unaí. Portanto, aos olhos da comunidade internacional, Unaí passa a ter destaque na condução das fontes de água e da manutenção dessas fontes. "Está claro que esses fornecedores municipais no Brasil podem nos ensinar muito sobre como ter redes de distribuição de água democráticas e eficientes!", disse o diretor da ONG, Benedict Southworth.

A ONG fez a pesquisa para buscar soluções de combate à crise da água. "Os fornecedores de água nas quatro cidades oferecem inspiração para aqueles interessados em combater a crise global de água", afirma o relatório.

Esse relatório foi intitulado "Apostando no serviço público: soluções do sul para a crise global de água". O "sul" do título faz menção aos países do hemisfério sul. O relatório diz ainda que a experiência das empresas administradoras dos sistemas municipais de abastecimento de água deve ser copiada. "O conhecimento adquirido por empresas públicas de água em países do sul, como o Brasil, é uma imensa fonte não-aproveitada que pode nos ajudar a combater a crise global de água", afirmou o diretor da ONG. A qualquer momento, o blog vai trazer mais informações sobre essa informação que enche os unaienses de orgulho. Aguarde.

5 comentários:

Unknown disse...

Mais uma vez Unaí mostrando que tem competência e que não deve ser conhecida somente pela morte dos fiscais!!!

Anônimo disse...

Você e suas fontes....
Cê tem gente no SNI ?

Parabéns de novo. Vou mostrar aos meus.

ABraços

Washington Moreno
DCB

Anônimo disse...

Daaaaaaaa-lhe, Unaí. É a maior, melhor, mais próspera, mais simpática e mais bonita cidade do noroeste. Depois que passei a ler o blog diariamente tenho me mantido infinitamente mais informada sobre as coisas da minha cidade. Parabéns.

Joana D'arc

Anônimo disse...

A constatação desta ONG vem de encontro ao que todos nós Unaíenses vinhamos percebendo ao longo dos ultimos anos, mas não tinhamos como mensurar tal constatação. No ano 2000 eu fiz uma ressalva, crítica, ao novo sistema de tratamento de esgoto proposto pelo então prefeito, José Braz,para Unaí. Partia, eu, da premissa que a lagoa de decantação seria igual a tantas outras brasil a fora, desprovida de sistemático tratamento para evitar o mal-cheiro avassalador de outras lagoas de decantação de esgoto doméstico. Ex: no DF, Guará, tinha uma destas lagoas e a população vivia as turras com a Adm local para sua desativação por não suportar tal cheiro.

De público parabenizo o então prefeito e sua equipe sanitária por tal feito! Graças à Deus minhas preocupações não se confirmaram. Devo ressaltar, também, que a qualidade da água melhrou e muito, era insuportável o seu sabor de sonrisal.

Cristiano, os ambientalistas estão trabalhando um novo conceito que è "fábrica de água" onde cada um de nós proprietário rural poderemos ser um dos. Seria de fundamental relevância se vc entrevistasse nossos pensadores ambientais unaienses, pessoas e organizações, sobres as nascentes de nosso município: elas estão sendo preservadas? o poder público municipal está agindo a contento? os proprietários de tais nascentes recebem orientações sobre suas preservações? olha, cristiano as que eu conheço servem de aguada, bebedouro, para o rebanho bovino!!! isto é grave! Nos brinde com tal matéria.

Geni de Sousa Oliveira
GENIR@UNB.BR

Cristiano Oliveira disse...

Obrigado por sempre participar desse forum de discussões, Geni. Acato seu pedido e vou fazer matérias relacionadas às águas de Unaí. A primeira já foi publicada nessa segunda-feira. As outras virão. Aguarde.