CONSÓRCIO TAMASA APRESENTOU MENOR PREÇO PARA OBRAS DA TRAVESSIA
Quatro empresas ou consórcios participaram da segunda etapa do processo de contratação de empresa para as obras, a que define os preços para o trabalho. Entre elas, um consórcio formado pela Tamasa/são Paulo/Dan-Herbert. Com a apresentação dos valores, será publicado o resultado do DNIT no diário oficial nos próximos dias. A empresa que não concordar, pode recorrer num prazo de cinco dias. Abaixo, os preços apresentados:
Fidens Engenharia S/A - R$ 20.447.773,37
Construtora Barbosa Mello S/A - R$ 20.384.463,27
Cons6rcio Beter/Conter - R$ 20.383.421,96
TORC - Terraplenagem, Obras Rodoviarias e Construções Ltda - R$ 20.180.584,68
Cons6rcio Tamasa/Sao Paulo/Dan-Hebert - R$ 19.995.487,34
Teoricamente, a Tamasa fará o serviço por ter apresentado o menor preço, mas isso só será oficializado após a publicação no diário oficial e julgado algum recurso que pode ser apresentado.
4 comentários:
Caro amigo Cristiano,
A Tamasa é mesmo a campeã em licitações na cidade de Unaí, espero que esta obra seja feita o mais breve possível, pois irá melhorar o visual da cidade. Mas, mudando de assunto, gostei do novo visual do Blog, e tenho uma sugestão: Porque você não coloca a sua foto no lado esquerdo do Blog? Eu creio que ficaria melhor.
Vou ali tomar um café quente, Um abraço e até mais.
Fábio Pereira de Sousa (Fabão)
É realmente impressionante a sequência de licitações vencida pela tal empreiteira TAMASA na região noroeste e precisamente em Unaí. Até parece que há combinações entre empresas onde existiria o fatiamento do estado para cada empresa e a TAMASA ficaria com o noroeste. Neste acordo tácito todas elas participaria das licitações onde cada uma conheceria o preço da outra, favorecendo a "dona" da região.Se tal acordo existe, algumas pessoas conhecem a tramoia.O dono da TAMASA, (parece que é um Deputado né) o Deputado Federal José Santana e o prefeito de Unaí.
Eu ia achar estranho é se uma empresa sediada em BH ganhace a licitação, pois a TAMASA tem sua usina de asfalto em Unai, e com isso pode colocar preços melhores. Uma empresa em BH ou Brasilia ia ter que trazer o asfalto por centenas de quilometros, ou teria que criar uma usina em unai, ou região, o que oneraria os custos.
Tramoia seria uma empresa sediada em sao paulo ganhar. Mas como as licitações sao no Noroeste, um empresa com sede no Noroeste ganhar só é estranho para quem é inimigo politico.
Lendo os comentários dos leitores sobre tal questão vi que o Fabão levantou a questão, o primeiro anônimo deu um passo adiante e chutou à gol e o segundo anônimo (no papel de goleiro) acusou o frangaço. Gostaria de discordar, com todo respeito, do fator "usina de asfalto em Unaí". O fato de uma empresa ter uma usina móvel de asfalto por ora em Unaí não lhe dá nenhuma vantagem competitiva em relação às outras. Pois o custo de montagem de tal usina está inserido nos custos do projeto; se a empresa já tem uma instalada na região, os seus custos de manutenção farão parte dos custos do projeto. E os custos de manutenção e depreciação ao longo dos meses em inatividade ou abaixo de sua capacidade instalada são maiores em relação aos custos de instalação de uma nova. Vc calculou a variação do preço vencedor (Tamasa) para o preço maior(Fidens)? pois aqui está. 2,26%. Este é o percentual dos extremos, agora calcula a variação com as empresas intermediárias, Vc vai encontrar percentuais como 0,qualquer coisa por cento. Pode não haver combinações de preços, mas a margem é suspeita. Conhecendo os conlôios das construtoras ao longo dos anos e dos escândolos das mesmas, é prudente a desconfiança. O que deve nos interessar é a construção da obra e seja por quem for, o que não pode (e ninguem deve defender) é a reserva de mercado para fulano de tal, aí seria o cúmulo do absurdo.
GSO
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