domingo, julho 15, 2007

PARACATUENSE LUCÉLIA PERES ENTRE AS FAVORISTAS DO PAN

A semana só está começando, e o Pan também. Mais do que nunca, vale a torcida brasileira, e especialmente do Noroeste Mineiro, pela paracatuense Lucélia Peres. Ela disputará no proximo dia 23 a prova dos 10.000 metros. Quantro dias depois, será a vez dos 5.000m. É a primeira participação da atleta em Jogos Panamericanos. Entre as próximas metas está a disputa das Olímpiadas de Pequim, não antes de participar de outras competições naciomais e internacionais.

Lucélia, que venceu a última Corrida São Silvestre, vive atualmente a melhor fase de sua trajetória. Em todos os sentidos. Tem 25 anos é uma das favoristas para conquistar o ouro nas provas de 5.000m e 10.000m, no Rio.

A paracatuense, que ingressou no atletismo aos 12 anos, veio para Brasília em 1983, se instalando no Paranoá, cidade onde mora até hoje. Dentro de sua rotina diária está levantar às seis da manhã e ir direto à pista de corrida.
Comer de forma regrada e cumprir à risca todas as recomendações para manter o bom condicionamento físico. Curtir a família e ainda reservar um tempinho para os amigos também faz parte do dia-a-dia.

Tímida e estudiosa, teve o talento esportivo revelado em uma competição quando cursava a quinta série do Ensino Fundamental. Aos 15 anos, a adolescente se sustentava com o próprio dinheiro e ainda ajudava em casa, complementando a renda do pai, motorista de ônibus, e da mãe, costureira. Nessa época, firmou parceria com o técnico Edilberto Barros. Ao contrário da maioria dos atletas, Lucélia não encontrou tanta dificuldade para conseguir apoio no início da carreira. Por apresentar resultados em curto prazo, logo despertou o interesse de patrocinadores e a admiração do público.

Depois de abandonar o curso de Educação Física por motivos financeiros, Lucélia teve a oportunidade de continuar os estudos. Com o apoio de um dos patrocinadores, ela recebeu bolsa para cursar Administração. Enfrentou dificuldades para acompanhar a turma, pois freqüentemente precisava faltar para competir. Mesmo assim, concluiu o ensino superior e planeja a pós-graduação em marketing esportivo.

Recentemente, em conversa com colegas jornalistas aqui de Brasília, Lucélia deixou escapar que considera seu maior defeito o fato de exigir muito de si mesma e de todos à sua volta. Por outro lato, tem consciência que que a persistência, sua principal qualidade, é o que pode lhe trazer reais chances de medalha.

Mais algum exemplo de determinação ou o relato acima basta para que você também começe a semana com o ânimo necessário para cumprir suas metas?

Nenhum comentário: