segunda-feira, julho 16, 2007

JÁ OUVIU FALAR EM PAULINHO NOGUEIRA?

O blog homenageia hoje um dos maiores violonistas que o Brasil já viu. Paulinho Nogueira. Apesar de ser um virtuoso, muita gente não o conhece. Alguns leitores devem estar se perguntando quem é o senhor com o violão no colo. Eu explico.

Paulinho Nogueira é filho de um violinista, começou a tocar violão em Campinas, São Paulo, aos 10 anos, com um dos irmãos. Influenciado por Garoto, um magnífico artista do chorinho, que ouvia nos programas de rádio, passou a se interessar mais pelo instrumento.

Aos 19 anos foi para a capital paulista trabalhar como desenhista, mas, sem emprego, passou a tocar violão em casas noturnas, atividade que se estendeu por oito anos. Em 1960 gravou o primeiro disco, A Voz do Violão, instrumental, e mais tarde revelou-se como cantor também. Com o estouro da bossa nova na década de 60, intensificou a atividade de professor de violão, tornando-se um dos mais procurados, desenvolvendo um método próprio de ensino. Nessa época tocava freqüentemente no programa O Fino da Bossa, da TV Record, ao lado de Baden Powell e Rosinha de Valença, outros dois espetaculares violonistas.

Alguns de seus sucessos foram Menina, Bachianinha e Menino Desce Daí. Em 1969 inventou um novo instrumento, a craviola, que mistura sons de cravo e viola com suas 12 cordas. Permanece em atividade até hoje, gravando discos (em 1995 lançou Coração Violão) e se apresentando. A música escolhida para hoje é Menina. Essa canção foi regravada por vários artistas. Inclusive por um que fazia sucesso com axé. Amantes da boa música, com vocês, Paulinho Nogueira.


Menina, que um dia conheci criança
me aparece assim, de repente,
linda, virou mulher.
Menina, como pude te amar agora?
Te carreguei no colo, menina,
cantei pra ti dormir.
Te carreguei no colo, menina,
cantei p'ra ti dormir.

Lembro a menina feia, tão acanhada,
de pé no chão.
Hoje, maliciosa, guarda um segredo em seu coração.

Menina, que muitas vezes fiz chorar,
achando graça quando ela dizia:
Quando crescer vou casar com você.

Menina, por que fui te encontrar agora?
Te carreguei no colo, menina,
cantei pra ti dormir.
Te carreguei no colo, menina,
cantei pra ti dormir.

3 comentários:

Anônimo disse...

bachiana é uma música perfeita...

Anônimo disse...

vc diz que Paulinho Nogueira está em atividade até hj, mas ele já morreu... faz alguns anos.

Cristiano Oliveira disse...

Você tem razão, anõnimo. Ele morreu no dia 02 de agosto de 2003. Mas estou feliz de que uma publicação do mês passado é visitada. Sinal de que o blog é vasculhado e lido em detalhes.

Mas que o Paulinho poderia estar vivo, poderia. Vuia a música popular brasileira.