terça-feira, julho 31, 2007

TELEFONIA FIXA: O FIM DA COBRANÇA POR PULSOS


A cobrança das chamadas locais pelo sistema de pulsos acabou oficialmente nesta terça-feira (31/07). Mas a transição para o modelo de minutos ainda promete trazer muitas idas e vindas do consumidor entre os planos oferecidos, sejam obrigatórios ou os criados pelas próprias operadoras.


Nós consumidores não conhecemos bem nosso perfil de uso" do telefone fixo. Em alguns casos, ou melhor, em muitos casos, a linha telefônica fixa é compartilhada por várias pessoas em uma mesma casa e ainda dividida entre as conversas e a navegação na internet, já que a maior parte das conexões ainda é feita desse modo, sobre tudo no interior


Desta forma, ainda temos uma idéia muito vaga de qual seja o nosso verdadeiro perfil para poder escolher bem em qual plano se encaixar. Eu, particulamente, adotei a política da experiência. Não fiz opção por nenhum plano e vou esperar a primeira conta em minutos chegar, para então pedir o detalhamento da mesma e só aí ter uma idéia de tipo de gasto que tenho. Antes, não adiantaria fazer tal avaliação porque as contas apresentavam o valor cauculado de acordo com a quantidade de pulsos, e não minutos.


A idéia é: Verificar se estou ou não no plano adequado após este primeiro mês de experiência. Automaticamente, quem não ligou para a operadora solicitação a migração de plano, foi incluido no Plano Básico. Observando que ele está acordo com meu perfil de utilização, e também com a minha capacidade de pagar, manterém tal como foi sugerido pela empresa. Do contrário, migrarei para uma das opções sugeridas.


Quem já fez a migracação não precisa se preocupar. A qualquer momento este cliente pode solicitar à operadora a mudança de plano.


E não se assuste muito se, mesmo com um plano básico e economizado nas ligações ( já quetelefonar está ficando caro), sua conta vier bem mais alta nos proximos meses. É que além desta mudança de pulso par aminuto, as de telefonia sofreram reajuste anual no último dia 20 de junho. Reajuste autorizado pela Anatel.


Para que o consumidor não se confunda quanto aos novos valores, a Anatel decidiu que os minutos excedentes à franquia para a nova cobrança em minutos só serão reajustados a partir de 1 de outubro.


Dúvidas ou reclamações: O Procon é uma boa indicação!



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