sexta-feira, junho 22, 2007

VIVA MESTRE JORGE BEN JOR

Quem não gosta do Jorge, bom sujeito não é. É ruim da cabeça e péssimo do pé. Em se tratando de cabeça, porque não há um ser humano, que entenda apenas um pouqinho de música, que não foque nesse excelente músico. Por parte do pé, só não gosta de Ben Jor quem não sabe sambar ou, pelo menos, se balançar.

A música de Jorge Ben Jor é dançante, envolvente e caliente. O músico é um daqueles que apareceram à frente do próprio tempo. Quando criança ouvia Ataulfo Alves e era fã de João Gilberto. Na época, a bossa nova era sucesso no Brasil e no mundo. Resolveu ser músico e o primeiro sucesso foi Mas que nada. Pouco depois, Chove Chuva. Não eram bossa nova, também não eram samba, como os da época. Foi criticado por isso. Os músicos torceram o nariz enquanto ele buscava instrumentistas para gravar LPs. Foi tão difícil que optou por uma banda de jazz, acostumada com o improviso. Gravou então com os magníficos Meireles e os Copa 5.

Há pouco tempo, a banda para adolescentes Black Eyed Peas gravou, com Sérgio Mendes, Mas que Nada. Aliás, os rappers do grupo são fãs de Ben Jor desde crianças. essa música foi uma das mais gravadas em todos os tempos. Olhe só a lista de quem gravou Mas que Nada: Ella Fitzgerald, Dizzie Gilespie, Julio Iglesias, Al Jarreau, Trini Lopez, José Feliciano, Fred Bongusto, Mina, Nicoletta, Los Hermanos... Isso, sem falar de outras dezenas de bandas menos conhecidas pelo mundo afora. Mas a música que trago do mestre Jorge para hoje é O telefone tocou novamente. É muito legal essa música. Tem uma instrumentalização envolvente e gostosa de se ouvir. Amantes da boa música, com vocês, Jorge Ben Jor.


O telefone tocou novamente
Fui atender e não era o meu amor
Será que ela ainda está muito zangada comigo
Que pena há,há,há
Que pena
Que pena há,há,há
Que pena

Pois só ela me entende e me acode
Na queda ou na ascensão
Ela é a paz da minha guerra
Ela é meu estado de espírito
Ela é a minha proteção

Que pena há,há,ha
Que pena
Que pena há,há,ha
Que pena

Com ela eu sou mais eu
Com ela eu sou um anjo
Com ela eu sou criança
Eu sou a paz,
Eu sou o amor
E a esperança.
O telefone tocou novamente...

Nenhum comentário: