segunda-feira, junho 04, 2007

A MAIOR BANDA DE TODOS OS TEMPOS?

Essa é a capa do melhor disco dos Beatles de todos os tempos. É de 1967 e se chama Sgt Peppers lonely hearts club band. O mundo comemora os 40 anos de lançamento do álbum e em todos os lugares não se fala em outra coisa. Para não ficar de fora, o blog também homenageia o quarteto.

Para ser sincero, nunca vi nada muito especial nos Beatles. E olhe que é difícil declarar isso quando todo mundo teima em falar o contrário. Para mim, eles sempre foram uns caras com cabelo esquisito, música ie iê iê e e frutos de uma fábrica de sucessos. Essa fabricação quer dizer que foram feitos para fazer ganhar as paradas. Seguiram uma fórmula para não falhar. Isso não tira o mérito de terem sido uma das bandas que mais influenciaram outras bandas no mundo inteiro. Influenciaram, inclusive, várias bandas que gosto muito. Mas não compraria um CD deles. Prefiro os Stones.

Bem, de qualquer forma conto pra vocês agora um pouquinho da história da banda. Tudo começou em 1956, quando John Lennon cantava numa banda chamada Quarrymen. Nessa época ele conheceu Paul McCartney. Alguns meses depois, Paul apresentou George Harrison a John. Os três se juntaram e começaram a se apresentar com o nome The Nurk Twins. Todo mundo gostou, eles largaram a escola e se dedicaram mais seriamente á música. A primeira apresentação em programa de calouro foi com o nome Johnny and the Moondogs. Foi quando entrou para a banda o baterista Pete Best. Nova formação, novo nome: Silver Beatles. Em algumas ocasiões Ringo Starr o substituiu. Mas ainda não era o titular das baquetas. Outro componente da banda era Stu Sutcliffe. E a namorada do tal Stu foi quem bolou o penteado. Depois disso ele sai da banda e John Lennon muda o nome do quarteto mais uma vez: agora para The Beatles. o ano era 1961 e em 1962 são contratados pela EMI. John, Paul e George ficam insatisfeitos com Pete Best, dispensam o tal e chamam Ringo Starr para o lugar. Está feita a formação clássica.

Com Love me Do, em 1962, os Beatles começam a sentir o gosto do sucesso. Tanto na Inglaterra quanto nos Estados Unidos. Sucesso atrás de sucesso e histeria das meninas que queriam o quarteto. Eles começam a fazer shows em que os espectadores ficavam em tamanha histeria que a música não era ouvida. Muito grito, pouca música. Tudo isso mexeu na cabeça dos quatro. Começam então a ser detonados pela crítica. Isso é acentuado depois que John declara ser mais conhecido que Jesus Cristo. Ao mesmo tempo, as drogas começam a prevalecer no mundo beatle. Em 1967, eles lançam Sgt Pepper lonely hearts club band. São aclamados como grandes músicos, mas a vaidade de cada um já havia feito estrago demais. O clima já não era bom quando Yoko Ono, namorada de John, começa a palpitar nos ensaios e no que seria tocado. Foi a gota d'água. Paul sai da banda, entra na justiça e os Beatles são desfeitos oficialmente em 1970. Algumas gravações já feitas são aproveitadas e a gravadora lança o último disco: Let it be.

A música que escolhi para hoje é do álgum Sgt Peppers: Lucy in the Sky with Diamonds. Todos diziam que, por causa das iniciais, era uma homenagem ao LSD, o ácido lisérgico, droga preferida dos artistas dos anos 60. John jurava que foi feita depois que Julian, filho dele, chegou da escola com o desenho de uma menina com diamantes em meio a estrelas. De qualquer forma, é a melhor do disco, na minha opinião. Amantes da boa música, com vocês, The Beatles.


Imagine-se em um barco num rio
Com árvores de tangerina e céus de marmelada
Alguém lhe chama, você responde lentamente
Uma garota com olhos de caleidoscópio
Flores de celofone amarelas e verdes
Crescendo por sobre sua cabeça
Procure a menina com o sol em seus olhos
E ela se foi
Lucy no céu com diamantes
Lucy no céu com diamantes
Lucy no céu com diamantes

Segue a até a ponte perto da fonte
Onde pessoas com cavalos de pau
Comem tortas de marshmelow
Todos sorriem
Enquanto você boia passando as flores
Que crescem tão inacreditavelmente altas

Táxis de jornais aparecem na costa
Esperando para levá-lo embora
Sobe atrás com sua cabeça nas nuvens
E você se foi

Lucy no céu com diamantes
Lucy no céu com diamantes
Lucy no céu com diamantes

Imagine-se em um trem na estação
Com carregadores de plasticina
Com gravatas espelhadas
De repente alguém está la na catraca
A garota com olhos de caleidoscópio
Lucy no céu com diamantes
Lucy no céu com diamantes
Lucy no céu com diamantes

Um comentário:

Unknown disse...

Uau, Beatles detona. Mas a minha música preferida do disco é a "With a little help from my friends", cantada pelo Ringo.