quarta-feira, junho 20, 2007

RUIM NO MARKETING. ÓTIMO NO SOM. É O NEW ORDER

Esta é a capa de um álbum do New Order: Internacional, de 2002. A maioria das capas do grupo são assim: sem fotos dos integrantes ou até mesmo o nome da banda. Os entendidos do assunto dizem que esse foi o principal pecado do New Order: o marketing ruim. Ele poderiam ser mais conhecidos do grande público e faturado mais. Tudo bem, opinião é opinião. Mas o New Order foi uma das bandas mais influentes desde o início dos anos 80. A onda punk estava no auge na Inglaterra e o grupo Joy Division havia se desfeito. O vocalista do Joy se suicidou depois de uma briga com a esposa. Os outros integrantes choraram a morte, se juntaram, sorriram e resolveram formar um novo grupo: o New Order. Eles se caracterizaram, não só pelas capas de disco estranhas, mas como a mistura de rock punk com elementos eletrônicos, que acabariam sendo a base para as bandas tecno. São deles também, a mania de lançar singles, e não LPs. Ou seja. Uma ou duas músicas num disco. E não 10, 12, como é mais comum. O primeiro single foi Blue Monday. Uma canção muitíssimo legal que ganhou versões mais dançantes ainda nos anos 80 e anos 90. Daí vieram The perfect kiss, Bizarre Love Triangle, Regrets, Confusion, True Faith... Todas muito tocadas até hoje nas rádios.

Ano passado, o grupo veio ao Brasil. Tocou, inclusive, em Brasília. Foi um sucesso. Último sucesso. Ele anunciaram o fim da banda no início deste ano e afirmaram que não retornariam à ativa. Cada um seguiu caminho próprio em trabalhos solo. A música que escolhi para hoje talvez seja a mais conhecida do New Order: Bizarre Love Triangle. Amantes da boa música, com vocês, New Order.


Toda vez que penso em você
Eu sinto passar por mim um raio de tristeza
Não é um problema meu mas é uma coisa que não gosto
Vivendo esta vida que não posso deixar para trás
Não faz sentido em me dizer
Que a sabedoria de um tolo não vai te libertar
Mas é assim que as coisas são
E é o que ninguém sabe
E a cada dia que passa minha confusão cresce

Toda vez que te vejo caindo
Eu fico de joelhos e faço uma oração
Estou esperando pelo momento final
Quando você dirá as palavras que não posso dizer

Eu me sinto muito bem
Eu me sinto como nunca deveria me sentir
E quando eu fico assim eu simplesmente não sei o que
dizer
Porque não podemos ser nós mesmos da mesma forma que
fomos no passado
Eu não tenho certeza do que isso significa
Eu não acho que você é o que parece
E na verdade admito para mim mesmo
Que se eu machucar outra pessoa
Eu jamais verei o que na verdade deveríamos ter sido

Toda vez que te vejo caindo
Eu fico de joelhos e faço uma oração
Estou esperando pelo momento final
Quando você dirá as palavras que não posso dizer

4 comentários:

Anônimo disse...

O New Order fez uma mega show ano passado no Gigante da Pampulha(Estádio Mineirão) em um dos maiores eventos da música Brasileira - o Pop Rock Brasil.
Cerca de 100 mil pessoas lotaram o estádio para ver New Order, The Rasmus e Black Eyed Peas e outras bandas de sucesso no Brasil.

O Show deles é simplismente maravilhoso e ficou ainda mais lindo com a vibração do público mineiro, dava pra arrepiar quando eles tavam cantando e cerca de 100 mil pessoas pulando naquele gigante da pampulha.

Saudades do Show! Simplismente um dos melhores que já precensiei em toda minha vida

Unknown disse...

Cristiano, coloque as letras em inglês! Essas traduções soam muito toscas (por mais que as letras originais tambem sejam).

Abs

Cristiano Oliveira disse...

Ok, Rafael. Vou seguir seu conselho. Publico em inglês e a tradução, combinado?

josedamasceno disse...

Ola Cristiano, não podia deixar de parabenizá-lo pelo seu Blog, que alem de trazer informações regionais e nacionais, tem o signo tecnico-jornalistico com raiz na sua vivencia regional e sua capacidade global de ver e repassar as informãções que fazem a diferença no dia a dia, daqueles que desejam ser e fazer a diferença no mundo que se vive. Abraços e parabens. Jose Vicente