quinta-feira, junho 28, 2007

RAULZITO FARIA 62 ANOS HOJE

Se estivesse vivo, Raulzito faria 62 anos hoje. No dia 28 de junho de 1945, nascia o homem que mudaria, ou criaria de vez, o rock brasileiro. Raul Santos Seixas era baiano de Salvador e foi fortemente influenciado pelo rock que vinha da América do Norte, mas não se esquecendo dos ritmos regionais. Tanto que quando decidiu ser músico, e isso aconteceu quando ele era criança, misturou os dois tipos de música. Raulzito e os panteras faziam rock baiano, por assim dizer.

No Rio de Janeiro, o grupo foi um fracasso, mas Raul Seixas não desistiu. Foi trabalhar numa gravadora e, longe do chefe, gravou um disco. Resultado: foi demitido. O cara era mesmo maluco. Além de usar o estúdio às escondidas, colocou o nome gravado na surdina de 'Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta: Sessão das Dez'. Nessa época, Raul não usava a barba que comporia o visual mais conhecido do cantor. Essa foto acima foi escolhida justamente para mostrar a muitos como era Raulzito sem o cavanhaque.

Longe da gravador, mas perto da música. Ela passou a participar de apresentações aqui e ali até ser reconhecido como bom músico. Gravou um LP atrás de outro e se tornou o maior ícone do rock brasileiro. A música escolhida para hoje é a mais brega do Raul. Ao mesmo tempo que é cult. Tu és o MDC da minha vida é daquelas canções que nos prende. Temos de ouvir até o fim. Isso, porque é uma história, com início, meio e fim e fala de coisas que só quem é da época pode entender, como Flávio Cavalcanti na tv. Além disso, está à margem dos grandes sucessos do astro. Parabéns a Raulzito. Parabéns a todos nós que o amamos. Parabéns, leitor.


Tú és o grande amor da minha vida,
pois você é minha querida, e por você eu sinto calor.
Aquele seu chaveiro escrito "love",
ainda hoje me comove me causando imensa dor.

Eu me lembro, do dia em que você entrou num bode,
quebrou minha vitrola e minha coleção de Pink Floyd.
Eu sei, que eu não vou ficar aqui sozinho,
pois eu sei que existe um careta, um careta em meu
caminho...

Nada me interessa nesse instante,
nem o Flávio Cavalcanti que ao teu lado eu curtia na
TV...
Nessa sala hoje eu peço arrego, não tenho paz,
nem tenho sossego, hoje eu vivo somente a sofrer...

E até, até o filme que está em cartaz,
conta nossa história e por isso eu sofro muito
mais...
Eu sei que dia a dia aumenta o meu desejo,
e não tem Pepsi-cola que sacie a delícia dos teus
beijos...

Quando eu me declarava você ria,
e no auge da minha agonia, eu citava Shakespeare...
Não posso sentir cheiro de lasanha,
me lembro logo das casas da banha onde íamos nos
divertir...

Mas hoje, o meu Sansui-Garrat-Gradiente
só toca embalo quente pra lembrar do teu calor...
Então eu vou ter com a moçada lá do píer,
mas pra eles é careta se alguém fala de amor...

Na faculdade de agronomia,
numa aula de energia, bem em frente ao professor...
Eu tive um chilique desgraçado,
eu vi você surgindo ao meu lado, no caderno do colega
Nestor...

É por isso, é por isso que agora em diante
pelos 5 mil auto-falantes eu vou mandar berrar o dia
inteiro que você é o meu máximo denominador comum!


NÃO SE ESQUEÇA

Acima, você pdoe ver vídeos sobre Raul Seixas, direto no blob, como impressionante acervo do youtube. Aproveite.

Nenhum comentário: