sexta-feira, junho 08, 2007

A INCOMPARÁVEL FILHA DA ELIS

A gatíssima aí ao lado é a cara da mãe, tem o sorriso da mãe, tem a voz da mãe e tudo para se tornar uma artista tão importante para música brasileira quanto a mãe. Se isso é possível. Maria Rita, filha de Elis Regina, nasceu em 09 de setembro de 1977, em meio à melhor música que se podia produzir no país. Filha de Elis e César Camargo Mariano, dá pra imaginar como foi a infância musical da menina. Mas ela só decidiu se abrir definitivamente para a música aos 24 anos, em 2003. Entre 16 e 24 Maria Rita morou nos Estados Unidos com o pai e sozinha.

Apesar de ter a música na genética, ela se diz influenciada por Ella Fitzgerald, Nat King Cole, Djavan e Cássia Eller. Ter Elis e César Camargo nas veias e ainda influências desses artistas só poderia mesmo gerar uma cantora fabulosa que preza pela qualidade em cada tom de música, como é o caso de Maria Rita. A primeira apresentação como cantora aconteceu em 2002, ao ser convidada a fazer uma participação especial no show do violonista Chico Pinheiro. Um ano depois, ela gravou duas músicas no excelente disco Pietá, de Milton Nascimento. Estava decidido: Maria Rita se tornaria uma cantora. A música que escolhi para hoje foi um dos primeiros sucessos dela: A Festa. Essa canção tem uma história interessantíssima. Ela era tocada, sem letra, nos shows de Milton Nascimento. Maria Rita gostou muito e pediu ao grandioso músico que fizesse uma letra. Um certo dia ele passou por ela e entregou um papel de guardanapo. Ela não deu muita atenção e Milton, algum tempo depois, perguntou se ela havia gostado. Maria Rita não entendeu e foi alertada de que naquele papel insignificante estaria o sucesso que significaria muito para ela. Ela leu, adorou, gravou e despertou em todos o interesse pelo trabalho, agora como cantora. Amantes da boa música, com vocês, Maria Rita.


Já falei tantas vezes
do verde nos teus olhos
Todos os sentimentos lhe tocam a alma,
alegria ou tristeza
Se espalhando no campo, no canto, no gesto,
no sonho, na vida
Mas agora é o balanço,
essa dança nos toma,
esse som nos abraça, meu amor

O teu corpo moreno
vai abrindo caminhos,
acelera meu peito
E nem acredito no sonho que vejo
E seguimos dançando
o balanço malandro,
e tudo rodando
Parece que o mundo foi feito pra nós
nesse som que nos toca

Me abraça, me aperta,
me prende em tuas pernas
Me prende, me força, me roda, me encanta,
me enfeita num beijo

Me abraça, me aperta,
me prende em tuas pernas
Me prende, me força, me roda, me encanta,
me enfeita num beijo

Pôr do sol e aurora
Norte, sul, leste, oeste
Lua, nuvens, estrelas
A banda toca,
parece magia
E é pura beleza,
essa música sente,
parece que a gente
Se enrola a corrente
e então, de repente, você tem a mim

Me abraça, me aperta,
me prende em tuas pernas
Me prende, me força, me roda, me encanta,
me enfeita num beijo

Me abraça, me aperta,
me prende em tuas pernas
Me prende, me força, me roda, me encanta,
me enfeita num beijo

Já falei tantas vezes
do verde nos teus olhos
Todos os sentimentos lhe tocam a alma,
alegria ou tristeza
Se espalhando no campo, no canto, no gesto,
no sonho, na vida

Mas agora é o balanço, essa dança nos toma,
você tem a mim

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro amigo Cristiano como que vamos poder avaliar a equipe de Anterio com a de Delvito, sendo que nem sabemos quem é a equipe de trabalho dele em Belo Horizonte.

Acho que ele deve essa explicação à nós moradores de Unaí, temos que saber de sua equipe e sua competência.

Cristiano Oliveira disse...

Você tem razão, senhor anônimo. Eu já conversei com o Delvito sobre isso e ele vai me enviar os dados das pessoas que trabalham para ele. Abaixo está a íntegra do texto que enviei a ele nesta segunda-feira pedindo os nomes. Estou aguardando a resposta, que será publicada assim que chegar.

"Bom dia, Delvito. Conforme combinado pessoalmente, gostaria que me enviasse os nomes e as funções de todos os funcionários do seu gabinete, com os valores dos respectivos vencimentos. Inclusive os que trabalham em Unaí e região. Aguardo os dados para publicação no meu blog. Obrigado, Cristiano Oliveira."