quinta-feira, junho 14, 2007

O MARTINHO, DA VILA IZABEL


Eu escolhi essa foto do Martinho por dois motivos: é a capa do primeiro álbum dele, além de mostrar uma cara que muita gente desconhece. É de 1969 e Martinho tinha 31 anos. Martinho José Ferreira, o Martinho da Vila é compositor e poeta de grande talento. Já aos quinze anos fazia seu primeiro samba de terreiro, Piquenique, para a escola de samba Aprendizes da Boca do Mato e em 1957 aos dezenove anos inicia uma surpreendente produção de 12 sambas enredo para a escola.

Serviu ainda ao exercito, fez um curso de contabilidade, mas seguiu mesmo a vocação de sambista. Participou de festivais tornando-se mais conhecido do grande público. O crescente respeito ao seu talento o levou a gravar o primeiro disco (foto). O resultado foi um dos maiores fenômenos de popularidade já registrados por um compositor de samba, e seguramente o primeiro sambista a se tornar recordista em venda de discos, desse modo, da noite para o dia. O Brasil ficou sabendo quem era o notável compositor carioca e Martinho da Vila elevou o samba a um patamar de respeitabilidade que já vinha crescendo mas que se consolidou com o seu sucesso. A música que escolhi para hoje é Ex-amor. É de 1981, do álbum Sentimentos. Essa canção traduz bem o que é o samba de Martinho: compassado e envolvente. Amantes da boa música, com vocês, Martinho da Vila.


Ex- amor
gostaria que tu soubesses
o tanto que eu sofri
ao ter que me afastar de ti

Não chorei
como louco eu até sorri
mas no fundo só eu sei
das angústias que senti

Sempre sonhamos com o mais eterno amor
infelizmente eu lamento mas não deu
nos desgastamos transformando tudo em dor
mas mesmo assim, eu acredito que valeu

Quando a saudade bate forte, é envolvente
eu me possuo e é na tua intenção
com a minha cuca naqueles momentos quentes
em que se acelerava o meu coração

Ex-amor
gostaria que tu soubesses
o tanto que eu sofri
ao ter que me afastar de ti

Não chorei
como louca até sorri
mas no fundo só eu sei
as angústias que senti

4 comentários:

Anônimo disse...

Já que seu blog é tão democratico assim, porque não mostrar o resultado parcial da enquete?

Será que você está tentando manipular qualquer resultado? Ou sofreu ameaça de Antério Manica???

Pois com certeza ele perdera é feio para Delvito e José Braz e essa sua atitude de esconder os resultados é meio suspeita

Cristiano Oliveira disse...

Senhor anônimo, em primeiro lugar, nunca disse que meu blog é democrático. O blog é meu. Só isso.

Em segundo lugar, quando o Ibope sai por aí fazendo uma pesquisa qualquer, você acha que o entrevistador avisa ao entrevistado qual o resultado até aquele momento? Não. Você pode interpretar que retirei o resultado parcial para isso ou aquilo. Tem esse direito. Não tinha a obrigação de fazer isso, mas vou dar uma explicação: retirei para não influenciar o voto de ninguém.

Você sabe, muita gente vota em fulano porque o tal fulano está na frente nas pesquisas.

Quando eu publicar o resultado, terão de acreditar em mim ou tanto faz. Tenho a consciência limpa de que não vou manipular a pesquisa até porque não tenho motivos pra isso.

Outra coisa: acho que você não me conhece ao pensar que sofreria ameaça de alguém, acatar a ameaça, baixar a cabeça e fazer o que o ameaçado pediu. Se isso acontecesse, a primeira coisa que eu faria era publicar que fulano me ameaçou. Sou amigo do Antério e do Delvito. Não há porque puxar o saco de um ou de outro em detrimento de um ou de outro. Sou profissional acima de tudo e não tenho o rabo preso com ninguém.

Anônimo disse...

haahahaha

Sei! É porque na ultima pesquisa você se decepcionou pois seu candidato perdeu que é Antério e como nessa ele estava perdendo de novo é feio pra Delvito e José Braz você resolveu esconder o resultado parcial pra ajudar Antério Manica

Você não está sendo sincero com a nossa população pois todos nós sabemos q Antério está sendo pessimo prefeito e sendo criticado nos 4 cantos da cidade

Cristiano Oliveira disse...

Você tem, como já disse, o direito de pensar isso. Mas se eu tivesse o interesse de manipular a enquete, não acha que teria feito isso da outra vez? A enquete no blog não mostra, com certeza, a intenção do eleitor, já que até uma criança pode acessar e votar. Mostra apenas o que pensa o leitor do blog. Ainda mais quando ele pode votar mais de uma vez, como é o caso. Chega, né?