sexta-feira, maio 18, 2007

ANTÉRIO: "DELVITO É MENTIROSO E ESTÁ FAZENDO TEATRO"

Nos últimos dias tenho publicado, a pedido de leitores, matérias sobre a situação política de Unaí no que se refere à desunião entre o deputado Delvito Alves e o prefeito Antério Mânica. Ontem, eu publiquei parte dessa conversa, mas preferi postar uma matéria maior depois de ouvir o prefeito, o que aconteceu também ontem.

Eu uso esse espaço não para falar sobre os feitos de um ou de outro. Não quero ser mais um meio de comunicação que é pago para vangloriar esse ou aquele. Quero, sim, me dedicar a chamar o leitor para debater o atual momento político de Unaí, inclusive com a desavença entre os dois principais políticos da cidade. Respeito os jornais de Unaí que têm suas preferências políticas e recebem dinheiro para publicar matérias a favor desse ou daquele político, mas quero que meu blog se torne um meio isento, imparcial. Portanto, o que o leitor encontrar aqui não foi encomendado por deputado, prefeito ou vereador. É um retrato dos fatos que apuro como jornalista.

Na quarta-feira, o deputado Delvito me ligou. E deixou claro que não há briga com o prefeito. Afirmou que procurou Antério por duas vezes propondo uma parceria política. Não seria uma união dos grupos políticos aos quais os dois pertencem. E, sim, uma união a fim de trazer obras para a cidade. Disse também que faz questão de reivindicar a paternidade do asfaltamento para as cidades de Cabeceira Grande, Urucuia, Riachinho e Natalândia. As obras já foram anunciadas pelo governador Aécio. Delvito quis deixar claro que foi justamente o governador que pediu para que ele falasse sobre as obras como dele.

Eu conversei, também pelo telefone, como prefeito Antério sobre isso. Ouvi do prefeito que o deputado Delvito está fazendo teatro, é um mentiroso, e não tem nenhuma participação nas obras de asfaltamento. Segundo o prefeito as obras são do Pró-acesso, do governo estadual. Portanto, não dependia de uma participação legislativa do deputado Delvito. Quer dizer, se ele não tivesse sido eleito, o asfalto sairia de qualquer forma. Perguntei se Delvito o procurou para propor uma parceria, como havia me dito pelo telefone. O prefeito confirmou, mas disse que uma parceria em que uma parte quer se sobressair sobre a outra não é parceria. Isso foi dito em referência à maneira como Delvito trabalha, fazendo estardalhaço, como afirmou o prefeito. Antério disse que está 100% aberto a uma parceria, mas desde que seja um trabalho conjunto. E não de um lado só.

ANÁLISE
Na conversa com os dois, eu senti uma certa mágoa das duas partes. Delvito não se conforma como vem sendo tratado pelo executivo municipal em relação ao asfaltamento para as cidades. Ele disse, com todas as letras, que vai lutar pela paternidade das obras, porque só vão sair por causa da interferência dele. Já o prefeito deu uma risada irônica quando perguntei sobre o tema. E até sugeriu que eu conversasse com os prefeitos da região para questionar sobre a interferência de Delvito nas obras.
Uma fonte ligada ao prefeito afirmou que ele tem mágoa de Delvito desde que os dois fizeram uma dobradinha para estadual e federal, em 2002. Antério bancou a campanha e foi abandonado depois da derrota. Quando foi eleito prefeito, chamou Delvito para ser procurador do município, mas, ainda segundo a fonte, Delvito quis "bater de frente" com o prefeito, demonstrando interesse de se candidatar a deputado estadual, com o apoio de outro grupo político.
Ninguém é obrigado a se dar bem com ninguém. Delvito não tem de gostar de Antério e Antério não tem de gostar de Delvito. Mas os dois são figuras públicas, políticos eleitos pelo povo de Unaí e é a eles que os dois devem satisfação. Se não querem ou não podem trabalhar juntos, tudo bem. Mas mesmo separadamente não devem deixar de fazer pela cidade e região. Embates como esse são comuns quando um grupo quer se mostrar mais forte do que outro. O que não pode acontecer é que isso atrapalhe a condução política dos dois. O povo precisa de um bom prefeito e de um bom deputado. Os dois têm tudo para se tornarem o orgulho dos eleitores. Mas uma rixa não pode acabar com isso. Tenho mais a falar sobre o assunto e volto a qualquer momento para isso. Aguarde.

5 comentários:

Anônimo disse...

Caro Cristiano Oliveira,
Morei em Unaí durante 12 anos de 1991 até 2003, constitui minha família e me tornei Unaiense de coração.
Durante este período sempre observei que Unaí não se desenvolvia devido ao atraso político, onde dois grupos sempre visaram o bem próprio e não o comum.
Apesar de não residir em Unaí atualmente sempre tenho acompanhado as notícias da cidade através de diversos sites e também do seu Blog. Hoje Unaí tem totais condições de se desenvolver caminhando com as próprias pernas, pois é um pólo regional e tem representante a nível estadual e federal que olham por esta terra tão promissora. Esta na hora deste ou aquele grupo político deixar suas "picuinhas" de lado e trabalharem pelo povo de Unaí.
Unaí merece!
Edson Ferreira
edsonge@uai.com.br
Patos de Minas - MG

Anônimo disse...

Nao acredito que essa discussao em torno do embate politico de Anterio e Delvito, da forma como esta sendo levada, adiantara alguma coisa para nos, unaienses. Estamos encarando essa questao com um olhar muito generico, dizendo apenas que o desentendimento entre o deputado e o prefeito nao e positivo para a cidade, quando na realidade deveriamos discuti-la mais a fundo, preocupando-nos com os fatos concretos. Acredito que o debate dever seguir na seguinte direcao: nesses 4 meses que temos um deputado, o que de fato poderia ter acontecido a mais para unai se houvesse um alinhamento entre os dois politicos? Fomos realmente prejudicados? Ate que ponto o trabalho do do deputado depende do prefeito e vice-versa? O deputado tem algum recurso para o municipio que o prefeito rejeitou? Qual? O prefeito acha que o deputado deve fazer mais coisas que esta ao seu alcance? O que?????? Passou da hora de colocar essa historia em pratos limpos....

Cristiano Oliveira disse...

Senhor ou senhora anônimo(a). Concordo com sua intervenção. Acho que o debate não deve ficar apenas na picuinha entre um e outro. Tenho certeza de que um debate mais profundo deve ser feito. E quem faria esse debate? A comunidade. De boca a boca ou por outro meio. Coloco o blog à disposição para isso. Penso que os clubes de serviço, por exemplo, deveriam tratar do assunto colocando os dois frente a frente. Como disse na postagem, não interessa se um não gosta do outro. O que interessa é o bem da população. Os clubes de serviço são representantes dessa população e têm legitimidade para promover um debate. E cá entre nós: cada um pode fazer muita coisa, separadamente. Mas se juntarem forças, as possibilidades aumentam.

Anônimo disse...

Enquanto ambos perdem o precioso tempo fomentando essas desavenças a cidade de Unaí vai ficando para trás...
Vide as conquistas das cidades de Paracatu e Arinos que foram contempladas CEFETs (Centro Federal de Educação Tecnológica), frutos da sábia e responsável atuação do Deputado Almir Paraca em parceria com o Dep. Federal Virgilio Guimarães (aquele mesmo que prometeu Universidade Federal para Unaí)...
Políticos Unaienses: Que tal agir com sabedoria e responsabilidade?
Que Deus os abençoe.

Anônimo disse...

esta na cara que este prefeito quer destruir o deputado delvito...
todo mundo sabe que esse projeto d asfalto é de autoria do deputado delvito...
ja vimos, em diversos sites d unai, vários e varios documentos enviados pelo deputado delvito ao nosso governador solicitando o referido asfalto...
ja ta virando palhaçada o que esse prefeito vem fazendo e falando pra tentar acabar com a reputação do deputado...eu axo q o prefeito nao se lembra que quem praticamente fez a campanha dele foi DELVITO, quando o prefeito estava preso...
estou chateado com essas coisas q o nosso prefeito vem fazendo pra prejudicar o deputado. coisas essas q acabam prejudicando o povo d unai.