terça-feira, maio 15, 2007

POLÍTICA É ASSUNTO SÉRIO E ADORADO

Foi só tocar no assunto política que o número de acessos do blog aumentou. Meu celular não parou de tocar e o e-mail, de pipocar mensagens. Isso é ótimo. Falei sobre o desentendimento de Delvito e Antério e os unaienses atentos ao que acontece na política da cidade se pronunciaram. Isso quer dizer que há muita gente de olho no que acontece na prefeitura, câmara e afins.

Se o prefeito Antério Mânica e o deputado Delvito Alves não se bicam, isso não é problema exclusivo deles. É problema da cidade. Acredito até que isso possa acontecer não só por vaidade dos dois, mas dos grupos políticos a que pertencem. Quem é eleito, seja para prefeito ou para deputado, deve satisfações aos eleitores e ao grupo político que o apoiou. É asism que funciona. O segredo está em dosar a influência que esse grupo tem sobre o mandatário do poder. Não adianta ser eleito e exercer a função sob orientações dos caciques políticos que apostaram na eleição.

Vamos ser sinceros: se o prefeito e o deputado falassem a mesma língua todos saíriam ganhando. Inclusive eles. Quem não apoiaria uma dupla que ajuda, junta, a cidade? Vamos ser sinceros de novo: brigar pela paternidade de um asfalto aqui e ali é ter a cabeça pequena demais. A cidade é mais que isso. O prefeito passa, o deputado passa e a cidade fica. O bom político é aquele que exerce o mandato em conjunto com a comunidade. Essa comunidade é representada pelos clubes de serviço, lideranças locais, vereadores, prefeito, deputados... Todos têm de estar no mesmo barco. Mas a vaidade de se mostrar mais forte que o outro engole a sede de ajuda. Ninguém tem de ser mais que o outro. Os dois têm de "ser" juntos.

Para falar a verdade, não tenho muita esperança de que esse quadro irá mudar. Antério quer ser deputado federal. Delvito quer se reeleger. Se fizerem por Unaí o que pretendem, será ótimo. mas como diz o ditado, duas cabeças pensam melhor que uma. Dois políticos podem fazer, juntos, mais para a cidade, do que separadamente.

Nenhum comentário: