quinta-feira, maio 10, 2007

DELVITO X ANTÉRIO. HÁ UMA BRIGA ENTRE OS DOIS?

Eu recebi uma mensagem de um leitor do blog, o Junior, para falar sobre o relacionamento entre o prefeito Antério Mânica e o deputado estadual Delvito Alves. Segundo o leitor, os dois não se bicam e a população de Unaí é quem perde com isso. Ele me pede para falar sobre isso, coisa que já pensava em fazer há algum tempo, e é o que eu faço agora.

Bem, eu já conversei com o prefeito e com o deputado sobre isso. O prefeito Antério me afirmou que não há nenhum mal estar entre os dois. Disse que ficou feliz por Unaí ter feito um deputado mas deixou claro que o grande "ganhador", por assim dizer, foi o candiato Alcides Ribeiro. Segundo o prefeito, ele Alcides não havia sido candiato a nada e teve uma expressiva votação. Isso provaria a força política do grupo aliado ao prefeito e que fará de tudo para manter um bom relacionamento com o deputado Delvito.

Já o deputado Delvito Alves deixou transparecer uma certa mágoa com o prefeito. Ele reclamou da história do asfaltamento das estradas do noroeste. Disse que ele é o pai da criança, ou seja, se não fosse o trabalho parlamentar dele, o governo estadual não prometeria o serviço. Disse ainda que asfaltamento de estradas fora do município não compete ao prefeito.

Junior e leitores em geral, esse embate era previsível. Delvito chegou a trabalhar na prefeitura ao lado de Antério. Mas as pretensões políticas do então procurador do município não agradou ao prefeito, que também, legitimamente, tem as suas pretensões. O que aconteceu foi que os planos de um ia de encontro com os planos do outro. Eles se separaram e, com isso, separaram forças políticas. Todo mundo sabe que o prefeito pretende se tornar deputado federal. Mas como Delvito mostrou força e se elegeu deputado, tem carta na manga para indicar um candidato a prefeito nas próximas eleições e negociar uma boa posição nas eleições para deputado em 2010.

Faço uma análise do que está acontecendo da seguinte maneira: como pertencem a grupos distintos, os dois medem forças se desdobrando para se mostrarem como bons mocinhos. E esse cabo de guerra será decidido pelo eleitor. A sucessão para a prefeitura será essencial para viabilizar, ou não, uma possível união palpável. Acho que o futuro de Delvito e de Antério, no sonho que eles acalentam, será decidido nas eleições do ano que vem. Delvito pode indicar um candidato a prefeito prometendo dobradinha com Antério dois anos depois. Mas para que isso aconteça, será necessário esquecer a vaidade (coisa difícil para os políticos) e convencimento dos dois grupos, que é formado por pessoas que também querem se candidatar a prefeito e a deputado. O jogo de xadrez apenas começou. Quem chegar ao rei primeiro (ganhar o eleitor) colocará o outro em xeque. Mas esse jogo pode acabar antes disso. Basta os dois fazerem uma união pró-Unaí. Tenho certeza de que os dois querem isso. Mas querer nem sempre é poder. E poder é com o que os dois mais sonham.

Um comentário:

Anônimo disse...

REALMENTE A RIVALIDADE ENTRE AS DUAS BASES POLÍTICAS É MUITA, E ESSA RIVALIDADE, AFETA MAIS A CIDADE PORQUE, DELVITO ALVES É IRMÃO DE JOSÉ INÁCIO(ZÉ INÁCIO) VEREADOR EM UNAÍ, AS DISPUTAS ENTRE ANTÉRIO E DELVITO, CHEGAM ATÉ A CÂMERA, QUANDO SE TRATA EM APROVAR PROJETOS DO EXECUTIVO, ZÉ INÁCIO PASSA A ATACAR UM POUCO O EXECUTIVO PORQUE O PRÓPRIO EXECUTIVO BRIGA PELA PATERNIDADE DE OBRAS QUE O GOVERNO MINEIRO LIBERA PARA A ENTÃO COMENTADA CIDADE DE UNAÍ. A UNIÃO ENTRE ANTÉRIO E DELVITO JÁ NÃO É MAIS ESPERADA PELOS UNAIENSES.....