quarta-feira, maio 02, 2007

RAIMUNDO FAGNER

Raimundo Fagner é um dos cantores que, nas décadas de 60 e 70, desceram do nordeste para fazer sucesso no sul/sudeste. Aos cinco anos ele participou de um concurso na cidade natal de Orós, no Ceará, e ganhou. Começava aí um tino para a música que persiste até hoje. Em 1971 Fagner se mudou para Brasília e se classificou em primeiro lugar no Festival de Música Popular do Centro de Estudos Universitários de Brasília. A música cantada foi "Mucuripe". Depois disso foi para o Rio de Janeiro, onde a já consagrada Elis Regina gravou a música campeã. Foi o primeiro sucesso do artista como compositor. Em 1973 ele gravou o primeiro disco e, nele, uma música que ficou conhecida em todo o país: Canteiros, a música do dia de hoje. Ainda na década de 70, Fagner se firma como um dos principais intérpretes do Brasil e nas décadas de 80 e 90, ele se envereda pelo ritmo tipicamente nordestino e romântico. Em 2003, grava um CD com Zeca Baleiro e continua tocando nas rádios. Canteiros, a música escolhida para hoje tem uma história de debates. Fagner musicou o poema de Cecília Meireles. A família dela entrou na justiça alegando que não havia recebido os direitos autorais. Durante algum tempo, ela foi até proibida de tocar nas rádios. Amantes da boa música, com vocês, Raimundo Fagner.


Quando penso em você fecho os olhos de saudade
Tenho tido muita coisa, menos a felicidade
Correm os meus dedos longos em versos tristes que
invento
Nem aquilo a que me entrego já me traz contentamento

Pode ser até manhã, cedo claro feito dia
Mas nada do que me dizem me faz sentir alegria
Eu só queria ter no mato um gosto de framboesa
Prá correr entre os canteiros e esconder minha
tristeza

Que eu ainda sou bem moço prá tanta tristeza
E deixemos de coisa, cuidemos da vida,
Pois se não chega a morte ou coisa parecida
E nos arrasta moço sem ter visto a vida.

Nenhum comentário: