segunda-feira, maio 28, 2007

QUE NOVIDADE: OBRAS NA BR 251 SERÃO ATRASADAS

As obras de melhoramento e pavimentação da travessia urbana de Unaí, na BR 251 vão demorar mais que o previsto. Na semana passada uma empresa foi inabilitada a continuar na disputa pelo trabalho. A Gomes Lourenço, de São Paulo, foi descartada da disputa com outras cinco empreiteiras na primeira etapa da licitação, a de verificação técnica das empresas. O prazo para o recurso terminou na sexta-feira, às 18:00h. Pouco antes desse horário, a empresa recorreu. Agora, o DNIT terá de analisar o recurso para dar continuidade à concorrência. Isso quer dizer que as obras, que poderiam começar até julho, vão se atrasar. Ainda não é possível prever por quanto tempo será esse atraso.


NÃO ESTÁ PREVISTA CONSTRUÇÃO DE PASSARELAS
Até agora tenho ouvido dizer que uma das obras previstas é a construção de passarelas na rodovia para acesso dos moradores que moram nos bairros do lado direito da estrada. O projeto não prevê isso. O objeto da obra, ou seja, o conteúdo do que será feito, diz o seguinte: "Execução, sob o regime de empreitada por preço unitário, dos serviços necessários à realização da(s) obra(s) e serviços de Melhoramento e Pavimentação da Travessia Urbana de Unaí na(s) Rodovia(s) BR- 251/MG.
No DNIT, descobri que "melhoramento e pavimentação" quer dizer recapeamento e/ou construção de acostamento, pintura horizontal, fixação de placas e coisas do tipo. Serão melhorados oito quilômetros. O trecho exato não foi confirmado pelo departamento, mas um exame preliminar apontou que será entre o colina e a curva dos eucaliptos, na saída para Paracatu. O departamento de arquivos do DNIT me garantiu que não será feita nenhuma passarela. Se isso estivesse previsto, estaria claro no objeto de execução. Eu ainda vou ler o projeto inteiro, no departamento, para ter mais detalhes. Enquanto isso, os mais eufóricos podem guardando as bandeiras de comemoração. O que seria uma grandiosa obra está se tornando uma obra comum.

4 comentários:

Anônimo disse...

NOVIDADE? NOTÍCIAS COMO ESSA NUNCA FOI NOVIDADE.NUNCA NA HISTÓRIA DESSE PAÍS ALGUMA OBRA FOI ANTECIPADA, E POR INCRÍVEL QUE PAREÇA A REGRA É ESSA:
CORRUPÇÃO: TODA A CORRUPÇÃO DEVE POR LEI SER ANTECIPADA(OU SEJA, SER EXECUTADA O QUANTO ANTES POSSÍVEL)

OBRAS E PROJETOS: TODA OBRA OU TODO PROJETO DEVE SER ADIADO(QUANTOS MAIS DEMORAR É MELHOR PORQUE VAI VIRANDO PROMESSA DE CAMPANHA POLÍTICA) E AFINAL 2008 JÁ ESTÁ CHEGANDO NÉ SERÁ MAIS UMA OBRA DE PANFLETO. QUE PENAAAA!!!

BELO PAÍS, INFELIZMENTE AINDA "DEITADO EM BERÇO ESPLÊNDIDO"

Cristiano Oliveira disse...

Olá, anônimo. Talvez eu não tenha me expressado bem na manchete da matéria. Mas quando digo "novidade", estou ironizando. É que não foi a primeira vez o processo de licitação da obra se atrasa. É sempre assim. Qaundo se faz algo para o bem de todos, é sempre muito devagar. Se fosse o processo de um novo imposto, estaríamos pagando há muito tempo. Valeu.

Anônimo disse...

Olá, Cristiano, a minha intenção não foi te criticar, apenas estava reforçando a ironia do dizer "novidade", porque afinal de contas leio o blog desde o início da publicação e até hoje, acho ótimo as suas publicações.

P.A.R.A.B.É.N.S

Cristiano Oliveira disse...

Ok, brasileiro. Obrigado por estar sempre atento ao blog e desculpe pelo mal-entendido. É que quando escrevemos nem sempre o leitor entende o que queremos transmitir. Nada melhor que um cara-a-cara. Mais uma vez, obrigado e continue ligado no blog. Valeu.