sábado, maio 19, 2007

LUZ PARA TODOS EM PARACATU

A Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembléia Legislativa de Minas Gerais vai a Paracatu na próxima sexta-feira (25/5/07) para debater a implantação do programa Luz para Todos no Noroeste do Estado. O requerimento para a realização da audiência pública foi apresentado pelo deputado Almir Paraca (PT), preocupado com os atrasos das obras de construção de linhas de transmissão para levar energia à zona rural. A reunião será realizada na Câmara Municipal (Praça JK, 499), a partir das 9h30.

Segundo Almir Paraca, a região Noroeste é a que enfrenta os maiores atrasos no cronograma de implantação do Luz para Todos. Ele cita informações da Cemig de que apenas 66% das ligações previstas para a região já teriam sido completadas, enquanto em regiões como o Sul de Minas o número de ligações realizadas já supera o inicialmente previsto. "A região é tradicionalmente de pouca presença do Estado, e não podemos permitir que essa tendência se repita. O Luz para Todos vai trazer cidadania e dignidade para o homem do campo", justifica o deputado.

O Luz para Todos vem sendo implementado desde 2003 e pretende universalizar o acesso à energia elétrica até 2008. O programa é desenvolvido por meio de parceria entre os governos federal e de Minas. No Estado, devem ser feitas mais de 176 mil ligações, com a construção de 65 mil km de linhas de transmissão. Em reunião realizada em abril, em Montes Claros, os responsáveis pelo programa citaram as grandes distâncias e o difícil acesso a muitas propriedades rurais como os principais obstáculos para a concretização das ligações.

Foram convidados para a reunião o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Minas Gerais, Milton Alves de Oliveira; o coordenador estadual do Programa Luz para Todos, Marcílio Magalhães de Souza; o chefe da Divisão Operacional do Incra, Geovani Galesso Machado; o coordenador do Luz para Todos na região Noroeste, Geraldo Martins da Motta; o coordenador executivo do Luz para Todos, José Luiz França; o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Minas Gerais (Fetaemg), Vilson Luiz da Silva; e o diretor regional da Construtora Norberto Odebrecht, Sérgio Luiz Neves.

3 comentários:

Anônimo disse...

Cristiano, essa não é a primeira vez que Unaí ganha luz para todos não! Minha tia que mora na zona rural de Unaí, foi agraciada a pouco tempo com o programa

Cristiano Oliveira disse...

Você tem razão, anônimo. Mas como diz a matéria, muitos não receberam o benefício. 34% das ligações não foram completadas. A reunião que será feita em Paracatu vai traçar um cronograma para que esse restante seja contemplado. Obrigado pelo comentário. E boa sorte a sua tia.

Rafael Oliver Braga disse...

Não obstante a propaganda grandiosa que se fez do programa Luz Para Todos, observa-se, que no caso do Noroeste Mineiro, realmente ouve grande atraso na implementação dos serviços. Na região de Paracatu talvez a situação seja mais grave. Já ouvi relatos tristes de moradores da zona rural que depositaram tanta confiança neste programas e que até hoje estão no escuro. Gente humilde, e que realmente precisa ser beneficiado.A iniciativa do Deputado Almir Paraca em discutir a morosidade na efetiva implementação do programa por estas bandas é louvável e oportuna.