terça-feira, maio 29, 2007

SENADORA DO MS APRESENTA RELATÓRIO CONTRÁRIO À INCLUSÃO DE PARACATU E UNAÍ NO FCO

Que não passe despercebida a posição da senadora Marisa Serrano (PSDB/MS) que nesta terça-feira (29/05) apresentou no Senado Federal relatório com parecer contrário a inclusão dos municípios mineiros de Paracatu e Unaí, entre outros, no rol de beneficiários do Fundo de Financiamento Constitucioanal do Centro-Oeste (CFO).

O parecer da senadora foi apresentado na CDR (Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo) e pode prejudicar a tentativa de fazer com que cidades do Noroeste e Triângulo Mineiro passem a receber recursos do Fundo. O dinheiro é considerado importante para realização de projetos de infra-estrutura, educação e assistência social nas cidades.

O projeto (PLS 277 ) tramita no Congresso desde 2003. Quem o protocolou foi o ex-senador Aelton Freitas. Em resumo, determina a inclusão de 58 municípios do estado de Minas Gerais como beneficiários do FCO.

Marisa Serrano é contrária à aprovação, embora o autor do projeto tenha justificado a inclussão dos municípios situados no Triângulo Mineiro, argumentando que suas características geográficas, econômicas e sociais, são similares às presentes em Goiás e Mato Grosso do Sul, estados contemplados por lei com recursos do fundo.

Já o senador Wellington Salgado (PMDB-MG), que relatou o projeto na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), onde a matéria tramitou antes de ser encaminhada à CDR, apresentou voto favorável. Está com ele, em síntese, a missão de continuar defendendo a inclusão das nossas cidades no FCO, contra as garras e rugidos dos leões sul-mato-grossenses que não querem dividir o bolo com os "primos" distantes, que não são pobres, mas que precisam de mais recursos para melhor se desenvolverem.

Entre os municípios que podem ser beneficiados com sua inclusão na abrangência do FCO, caso a matéria seja aprovada no Senado, estão Abadia dos Dourados, Araguari, Capinópolis, Coromandel, Centralina, Iraí de Minas, Ituiutaba, Paracatu, Monte Carmelo, Santa Vitória, Uberaba, Uberlândia, Unaí e outros.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olha, não conhecia a existência deste projeto! pelo que vejo está adiantado. Ele é de iniciativa do Senado, (Aelton Freitas, ex-suplente do Zé Alencar) portanto terá de ir à Camara. seria bom que lá chegasse com os noroestinos inclusos, se não, poderá ser emendado na camara e voltará ao Senado.

A inclusão de Unaí e Paracatu em um fundo constitucional é uma formidável janela de possibilidades de rucursos que não temos hoje. Vamos fazer uma campanha por esta inclusão, vamos mandar E-mails para nossos representantes, quem tiver acesso pessoal aos parlamentares, converse com eles. Eu vou contactar a bancada do PT Mineiro neste sentido.

Geni de Sousa Oliveira

Cristiano Oliveira disse...

Obrigado, Geni, por mais essa participação. Parabéns pela iniciativa de contactar seus companheiros de partido. Prometo conversar pessoalmente com os deputados mais votados em Unaí aqui na Câmara dos Deputados. Se cada um fizer o que estiver ao alcance, alcançaremos o objetivo. Valeu.