quarta-feira, maio 16, 2007

COLETA DE LIXO DEVE SER TERCEIRIZADA

O mapa ao lado, elaborado pelo IBGE, mostra o quanto cada município se preocupa com o recolhimento de lixo urbano. Quanto mais escuro o azul, melhor. Como se vê, Unaí está entre os 293 melhores. Toco no assunto para abordar uma polêmica na cidade. A teceirização da coleta de lixo. Há os que concordam e há os que discordam. Vou dar um exemplo: o Supremo Tribunal Federal resolveu fazer uma TV, a TV Justiça, onde trabalho. Mas tribunal não tem de saber como funciona uma emissora, por isso contratou uma empresa, a Fundação Padre Anchieta, para fazer isso. O tribunal julga, não se preocupa com programação, jornal, programas, vinhetas e coisas do gênero e a Fundação não julga nenhum processo, mas se empenha em fazer uma boa TV Justiça. Quer dizer, cada um na sua.

Por que a prefeitura deve dividir os afazeres de governar a cidade, distribuir merenda às escolas, providenciar transporte aos alunos, asfaltar as ruas, oferecer saneamento básico e ser obrigada a ter servidores para varrer ruas e recolher lixo? Há empresas especializadas nisso que fariam o serviço de uma melhor forma. Essa empresa será paga e cobrada por isso, como deve prever um contrato entre essa empresa e a prefeitura. Cada um na sua. E os servidores de carreira que por ventura estão nesse trabalho podem ser deslocados para outra área. Os contratados podem trabalhar na empresa prestadora de serviços.

A terceirização é um fato que tem ajudado governos a governar. Nas esferas federal, estadual e municipal. O governo do Distrito Federal, por exemplo, contratou três empresas para fazerem a coleta de lixo, de entulho e varrição de ruas. O contrato está acabando e outra licitação está para ser feita. Desculpem-me os que discordam da terceirização, mas isso é tão inevitável quanto os agricultores comprarem máquinas capazes de substituir bóias-frias ou donos de ônibus urbanos comprarem catracas eletrônicas que substituem o cobrador. É inevitável. Se Unaí quer se tornar grande, de fato, tem de passar por momentos como esse, de transferência de serviços. A coleta de lixo e afins é só o primeiro passo nesse sentido. Em alguns anos, os governantes da cidade vão rir ao se lembrarem da polêmica que o assunto causou. E a população vai se perguntar como vivia sem o trabalho dos terceirizados. A terceirização quer dizer geração de empregos, desoneração das contas públicas e serviço de qualidade.

Um comentário:

Diego Teixeira disse...

Outro exemplo de terceirização é o que acontece na área de informática dos orgãos públicos de Minas Gerais. Trabalho hoje na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, onde a empresa ao qual eu sou contratado é terceirizada pelo desenvolvimento do sistema do orgão,eu sou terceirizado pela empresa para trabalhar nesse orgão, ou seja quarteirizado. Isso já é muito comum de se ver aqui na capital de Minas. Concordo plenamente com a terceirização de serviços, seja na área que for. Abraços. Diego Mendes Teixeira