quinta-feira, fevereiro 01, 2007

ANTÔNIO ANDRADE: EXPECTATIVA PARA O PRIMEIRO MANDATO NA CÂMARA

A partir de hoje (1º/2), o Noroeste Mineiro passa a contar com um quase "nato" representante no Congresso Nacional. Muito embora vários outros candidatos (deputados federais e senadores) que fizeram campanha na região em eleições passadas, tenham alcançado com o êxito eleitoral a oportunidade de estarem no Congresso Nacional, só agora, com a chegada de Antônio Andre (PMDB/MG) à Câmara dos Deputados, é que o eleitor do Noroeste tem uma sensação de proximidade maior com o candidato que elegeu. Incurtida em nós está a idéia: "Finalmente temos um representa lá".

Mas, e daí? Porque depositamos tanta confiança assim nos políticos? Certamente a resposta esta suposto conhecimento que um canditato eleito para cargo tão importante precisa ter a cerca da realidade e das demandas do estado e principalmente de sua base eleitoral.

Antônio Andrade, muito embora seja natural de Patos de Minas, município do Alto Paranaíba, em todas as chances de corresponder bem às expectativas que foram depositadas nele com esta eleição para a Câmara.

Construiu sua carreira política a partir de vida pública de destaque em Vazante. Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o hoje deputado federal foi Presidente do Sindicato Rural daquele município e também da Associação Microrregionaldos Municípios da Região Noroeste (AMNOR). Também ocupou cargo de direção na Associação Mineira dos Municípios. Em 1997, integrou a Frente Parlamentar de Cooperativosmo. E na Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde esteve por mandatos renovados, ocupou lugar de destaque nos últimos anos como Líder de Bancada, Líder da Maioria e Líder do Governo. Também fez parte da mesa diretora da casa, como 1º Secretário, entre os anos 2003-2004 e 2005-2006.

Filiado do PMDB, desde 1987, Toninho é um político ligado às origens ao mesmo tempo que prcura se atualiazar com o cotidiano do parlamento e dos temas em debate no Estado. A votação expressiva que obteve em cidades como Unaí, Paracatu e Vazante o credenciou a continuar representando a região. Mas sempre há novos desafios. O de agora considera a nova esfera do poder onde ele vai ocupar cargo público até 2011. É preciso representar bem não só a região mas também todo o Estado de Minas Gerais. Encontrar o meio termo entre a política e a realidade pública, algo que nem sempre se aproxima do ideal. E é urgente propor medidas voltadas para desenvolvimento das nossas cidades. Mais indútria e emprego, incentivo para a produção agropecuária, educação pública de nível superior e mais qualidade de vida para as comunidades rural e urbana estão entre as expectativas do povo.

O sucesso da atuação do Deputado Federal Antônio Andrade, e dos demais representantes da região que conseguiram se eleger para a Assembléia Legislativa numa tragetória que os levaram ao brilhante momento da posse neste primeiro dia do mês de fevereiro do ano de 2007, depende exclusivamente do olhar atento da sociedade. Ela mesmo é quem vai optar pela manutenção ou não destes representates no poder daqui á 4 anos.

Nenhum comentário: