quarta-feira, agosto 29, 2007

VACINAÇÃO CONTRA POLIO TERMINA SEXTA-FEIRA

As crianças menores de cinco anos podem ser vacinadas contra a poliomielite até sexta-feira (31). A vacina está disponível em todos os postos de saúde do Estado, que funcionam diariamente, das 8h às 17h. Além da imunização contra a paralisia infantil, é possível, ainda, atualizar o cartão de vacinação, protegendo os pequenos também de outras doenças.

De acordo com o balanço parcial divulgado no site do Datasus, até o início da tarde desta terça-feira (28), haviam sido vacinadas em Minas Gerais 898.151 crianças, representando 54,66% da população menor de cinco anos. A meta da Secretaria de Estado de Saúde é imunizar 95% desse público.
Para a campanha de vacinação, 26.500 pessoas e 2.200 veículos estão mobilizados, desde a semana passada. Nesta fase, foram distribuídas, em todo o Estado, 2.080.000 doses da vacina, em 7.346 postos de saúde fixos e volantes. Durante a primeira etapa, ocorrida em junho, 90,7% das crianças foram vacinadas.

PREVENÇÃO

É importante destacar que a imunização das crianças no primeiro ano de vida é fundamental para a prevenção de várias doenças transmissíveis e um dos fatores associados à redução da taxa de mortalidade infantil.
A Vacina Oral contra a Poliomielite (VOP) é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a única capaz de viabilizar a erradicação global da doença. Apesar da ausência de casos de poliomielite por vírus selvagem no Brasil, a vacinação deve ser priorizada, pois, enquanto a doença não for erradicada de forma universal, há o risco de sua reintrodução no país.


d

Nenhum comentário: