quarta-feira, agosto 15, 2007

ELVIS VENDE MAIS HOJE DO QUE QUANDO ESTAVA VIVO

Vamos a mais um dia de homenagens a Elvis, the Pelvis. Amanhã, a morte do Rei completa 30 anos, mas ele continua vendendo muito no mundo inteiro, lembrado por milhões de fãs. Aliás, ele vende mais hoje do que nos tempos dourados da carreira. Nascido em 1935, em Tupelo, no estado americano do Mississipi, ele ficou famoso com canções originais para a época, como It's now or never, In the ghetto, Love me tender e Suspicious minds. Elvis foi ídolo mesmo entre os ídolos: quando os Beatles viajaram aos Estados Unidos, só quiseram conhecê-lo. Ele assinou com a gravadora RCA em 1955, e um ano depois, teve o primeiro sucesso, Heartbreak hotel, com o qual iniciou uma intensa carreira, abreviada pelas drogas.

Na época, outros cantores já eram famosos, como Chuck Berry e Frank Sinatra, mas o movimento de quadris de Elvis Presley conquistou o público. A dança dele não era permitida na televisão, que só o mostrava da cintura para cima, e alguns diziam que ele "desafiava a América pensante dos anos 50 e 60". A carreira de Elvis foi formada com base em casualidades. Ele não planejava ser um cantor famoso, mas acabou se tornando o primeiro fenômeno musical. A fascinação do público dura até hoje, afirma Javier Márquez, autor do livro Elvis: corazón solitario (sem tradução no Brasil). "Elvis viveu sua vida de uma forma muito apaixonada, o que desperta a admiração de outros", diz o autor. O livro chegará às lojas da Espanha no mesmo dia do aniversário de morte do Rei do Rock.

Também começará a ser vendido o CD duplo The king, com 52 canções que resumem a trajetória musical de Elvis. O cantor produziu 101 singles e 77 álbuns, atingindo vendas de mais de 1 bilhão de discos. Márquez afirma, porém, que o artista era muito diferente em público e em sua vida privada, quando se mostrava introvertido.

Apesar do sucesso, Elvis não via sentido na vida. "O mito de Elvis tinha matado a pessoa antes de seu próprio falecimento", diz Márquez. Segundo ele, ainda, o cantor foi muito religioso até o fim da vida, quando já consumia muitos remédios. A religiosidade o levava a buscar uma razão mais nobre para o que fazia, o que "contrastava com sua situação artística real", afirma Márquez. O empresário de Elvis, o "Coronel" Tom Parker foi "uma figura tão dramática quanto imprescindível", acrescenta. As decisões ruins de Parker, que rejeitou o papel de protagonista para Elvis no musical "Amor, sublime amor" ("West side story"), dirigido por Robert Wise e lançado em 1961, impediam que o cantor "demonstrasse tudo o que podia oferecer", diz.
Às vésperas do 30º aniversário de morte de Elvis, muitos fãs programam idas a Memphis, no Tennessee, onde ele viveu a maior parte da vida, na casa que chamava de "Graceland". A rota para homenagear o cantor inclui inevitáveis peregrinações a Tupelo, a "Graceland", aos estúdios da gravadora Sun Records, onde Elvis gravou pela primeira vez, e visitas às inúmeras exposições sobre o "Rei". Tudo faz parte da "Elvis Week", organizada pela Elvis Presley Enterprises, empresa que administra sua imagem. A companhia promoverá um show virtual do cantor. Nas palavras de John Lennon, "antes de Elvis não houve nada". A música do dia de hoje é Love me Tender, para derreter os corações das donzelas apaixonadas. Amantes da boa música, com vocês, Elvis Presley.
Love me tender,
love me sweet,
never let me go.
You have made my life complete,
and I love you so.

Love me tender,
love me true,
all my dreams fulfilled.
For my darlin' I love you,
and I always will.

Love me tender,
love me long,
take me to your heart.
For it's there that I belong,
and we'll never part.

Love me tender,
love me true,
all my dreams fulfilled.
For my darlin' I love you,
and I always will.

Love me tender,
love me dear,
tell me you are mine.
I'll be yours through all the years,
till the end of time.

Love me tender,
love me true,
all my dreams fulfilled.
For my darlin' I love you,
and I always will.
TRADUÇÃO
Me ame eternamente
Me ame docemente
Nunca me deixe ir
Você completou minha vida se eu te amo tanto
Me ame eternamente
Me ame verdadeiramente
Todos os meus sonhos realizados
Pois, minha querida, eu te amo
E sempre amarei
Me ame eternamente
Me ame por muito tempo
Me leve para o seu coração
Porque é a ele que eu pertenço
E nós nunca vamos nos separar
Me ame eternamente
Me ame querida
Diga que você é minha
e eu serei seu
por todos os anos
Até o fim dos tempos

vamos a

Nenhum comentário: