segunda-feira, agosto 06, 2007

UFMG É UMA DAS 500 MELHORES DO MUNDO

A foto acima é do prédio da reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais, a UFMG, eleita uma das 500 melhores do mundo. Um leitor me sugeriu publicar informações sobre essa eleição, importantíssima para a universidade e para os mineiros. Obriado ao leitor pela dica e parabéns aos estudantes da UFMG. Publico, na íntegra, a matéria do jornal O Tempo, de autoria do repórter Igor Vieira.

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é uma das cinco instituições brasileiras de ensino superior entre as 500 melhores do mundo, de acordo com classificação elaborada pela Universidade de Jiao Tong, em Xangai, na China. No ranking geral, as unidades instaladas nos Estados Unidos ficaram com 17 das 20 primeiras colocações. Harvard liderou a lista, seguida por Stanford, ambas norteamericanas. A instituição também ficou na frente das universidades de Fribourg (Suíça), Hannover (Alemanha), Idaho (EUA), Lille (França) e Lisboa (Portugal).

As outras quatro instituições brasileiras citadas no ranking, realizado anualmente desde 2003 pelo instituto chinês, são Universidade de São Paulo (USP), que figura entre as 150 primeiras no ranking; a Universidade de Campinas (Unicamp), entre as 300; a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre as 400; e a Universidade Estadual Paulista, que, tal como a UFMG, foi citada entre as 500. A partir do centésimo lugar, o critério de posicionamento é por grupamento. Segundo o reitor Ronaldo Pena, o levantamento é mais uma evidência do crescimento acadêmico da UFMG. "Estamos no rumo certo."

O reitor da UFMG citou dois levantamentos recentes que também atestaram a qualidade da universidade. "A UFMG foi a instituição nacional de melhor desempenho nas três edições do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Além disso, a produção científica da nossa universidade cresceu 258% nos últimos dez anos, o maior índice entre as principais universidades brasileiras", ressaltou.

Dos 2.445 professores da UFMG, 65,1% (1.592) são doutores ou phDs e outros 24,5%, mestres. Desde sua criação até o ano passado, a UFMG realizou mais de 9.000 publicações científicas, além de registrar 147 patentes nacionais e 24 internacionais. Hoje, a instituição oferece 48 cursos de graduação, 53 opções de doutorado e 60 cursos de mestrado. A instituição conta com 22 mil alunos e 593 grupos de pesquisa.

Avaliação Entre os parâmetros usados na avaliação, estão o número de publicações em revistas científicas e prêmios recebidos. De acordo com os pesquisadores da Jiao Tong, o ranking é feito a partir de vários indicadores de performance acadêmica e pesquisa, incluindo alunos e ganhadores de prêmios Nobel, estudos freqüentemente citados na comunidade científica e artigos publicados nas duas maiores revistas no assunto, a "Nature" e a "Science", entre os anos de 2002 e 2006.

A metodologia considera ainda seis critérios, indo desde a qualidade do ensino ao tamanho da universidade. Ficam melhor classificadas no ranking as universidades com maior número de alunos ou grupos de ganhadores de prêmios Nobel, pesquisas citadas com freqüência em trabalhos acadêmicos e artigos publicados nas revistas científicas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Pesquisa super interessante, Parab�ns !!! S� para crit�rio de conhecimento informo a todos que temos um representante de Una� na melhor Universidade de Mundo... Filho de nossa terra o Mestre Daniel Barcelos estuda na universidade de Harvard, o mesmo completou o mestrado na mesma e foi aprovado para o Doutorado (PHD), ele � estudante de direito, informo a todos que ele faz parte de um seleto grupo, que at� hoje poucos Brasileiros conseguiram tal feito...
Parab�ns ao Daniel e parab�ns a Unai...

Atenciosamente,
Junior.

Anônimo disse...

Realmente Cristiano, isso é muito importante para nós mineiros de qualquer região do estado. Infelizmente nós ainda não damos o devido falar à esta baita universidade, que ficou em 1º lugar no enade e agora mais essa.

Por exemplo, aí em Unaí infelizmente o povo ainda da muito mais valor a UNB do que a UFMG. É me desculpe estar falando isso, não querendo ofender ninguém mais hoje a UFMG é muito, mais muito melhor que a UNB(q caiu d+ nos ultimos anos, infelizmente!) e nós, como eu também não damos o devido falar nela.

Não olhamos a UFMG como orgulho e hoje estou muito orgulhoso dessa universide que é nossa, dos mineiros. Sem contar outras grandes insituições como UFV, PUC Minas, UFU.


MAIS É ISSO AÍ, SUCESSO A QUE FAZ UFMG, QUE FOR PRESTAR O VESTIBULAR E PODEM TER CERTEZA DENTRO DE POUQUISSIMOS ANOS SERÁ A MELHOR DO BRASIL E AMÉRICA LATINA, VEM CRESCENDO PRA ISSO. E SUCESSO PRA TD'S QUE FORAM TENTAR OUTRA.

MINAS ME ORGULHANDO CADA VEZ MAIS.

Anônimo disse...

Júnior, realmente temos que dá parabéns para este Unaiense.