quinta-feira, agosto 30, 2007

OBRAS DA TRAVESSIA ESTÃO EMPERRADAS

Eu conversei ontem, no fim da tarde, com uma engenheira do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte, o DNIT. Assunto: a obra da travessia em Unaí. Acompanho sempre pela internet o andamento do processo de licitação. A última informação foi publicada no dia 17 de julho. Portanto, há mais de um mês. Fiquei intrigado com a demora e por isso entrei em contato com a engenheira Bárbara.

Ela me disse que a última ação realmente nesse dia e que a licitação chegou à segunda fase de abertura dos preços pedidos pelas empresas interessadas em fazer o trabalho. O próximo passo é a confecção de um relatório por parte de outros engenheiros do departamento. Acontece que há poucos funcionários e muitos relatórios a serem feitos. Por isso, não há previsão de prazo para que a licitação seja finalizada.


ANÁLISE


Pelo andar da carruagem, a obra vai ficar para o ano que vem. É que daqui a pouco começa o período chuvoso e fica impossível fazer asfalto em terra encharcada. Esse atraso é resultado da burocracia que o serviço público enfrenta para a realização de qualquer obra. O número de fases de uma licitação se compara ao número de recursos qua justiça concede num processo, por exemplo. Mas o que interessa é que quem deveria fazer algo, já fez. O prefeito, por exemplo, conseguiu a realização da obra por intermédio do deputado José Santana. Esse, garantiu que o dinheiro para o trabalho está no caixa. É aguardar para ver a travessia pronta. Aliás, esperar é uma prática comum do nosso povo.

Nenhum comentário: