quinta-feira, agosto 16, 2007

É HOJE: TRINTA ANOS ATRÁS, O MUNDO SE DESPEDIA DE ELVIS

A foto aí ao lado foi copilada de uma imagem de TV. É do último show de Elvis Presley. Enquanto toca piano, ele canta Unchained Melody. Gordo, drogado e com a carreira vertiginosamente em queda, Elvis já se sentia fora do mundo das estrelas. A frase a seguir não é macabra, apenas realista. Do ponto de vista financeiro para o mito, e não a pessoa, a morte de Elvis não poderia ter acontecido em melhor hora. Tanto que os lucros que a marca Elvis tem hoje é infinitamente maior que na época em que ele estava vivo. Tenho lido sobre ele nos últimos dias e há quem discorde, com argumentos convincentes, que Elvis nunca foi o Rei do Rock. Concordo. Ele só se dedicou ao ritmo durante quatro anos de carreira. Não era um grande compositor, tocava violão ou guitarra apenas de forma mediana e é sempre lembrado pelas músicas melosas.

Não dá pra comparar a carreira roqueira de Elvis com Rolling Stones, por exemplo. Até o líder dos Beatles, John Lennon, dizia que antes de Elvis não existia nada. Mas esse nada não quer dizer rock'n roll. Há exatamente 30 anos, o mundo começava a chorar a morte do ídolo. E essa idolatria cresceu com o tempo e se estabilizou num patamar acima do normal. Para os fãs de Elvis, muita saudade. E muita curiosidade, com demonstro abaixo:

-O gosto pelo Caratê fez com que se inspirasse nos fatos desta modalidade, para as suas extravagantes roupas dos espetáculos, as quais ficaram conhecidas como jumpsuits.

- Após ter morrido, o seu corpo foi roubado e rapidamente recuperado pelo FBI. A família tomou medidas imediatas e decidiu sepultar o corpo do cantor no Jardim da Meditação, em Graceland, com a mãe. Mais tarde foram sepultados no mesmo local o pai e a avó.

- Estima-se que existam mais de 600 fã-clubes e cerca de 85 mil seguidores de Elvis, que recriam e imitam o seu estilo, por todo o mundo.

- Atualmente, tudo o que tenha a marca Elvis ou esteja associado ao seu universo rende 65 milhões de reais por ano, geridos pela Elvis Presley Enterprises. O que significa que Elvis Presley obtém maior lucro agora, do que nos últimos anos de carreira, tendo sido, segundo a revista Forbes, a segunda celebridade a gerar mais riqueza depois da morte.

A música de hoje, escolhida para homenagear o Rei, é It's Now or Never. Um clássico que você acompanha aqui. Amantes da boa música, com vocês, Elvis Presley.


It's now or never,
come hold me tight
Kiss me my darling,
be mine tonight
Tomorrow will be too late,
it's now or never
My love won't wait.

When I first saw you
with your smile so tender
My heart was captured,
my soul surrendered
I'd spend a lifetime
waiting for the right time
Now that your near
the time is here at last.

It's now or never,
come hold me tight
Kiss me my darling,
be mine tonight
Tomorrow will be too late,
it's now or never
My love won't wait.

Just like a willow,
we would cry an ocean
If we lost true love
and sweet devotion
Your lips excite me,
let your arms invite me
For who knows when
we'll meet again this way

It's now or never,
come hold me tight
Kiss me my darling,
be mine tonight
Tomorrow will be too late,
it's now or never
My love won't wait.

TRADUÇÃO
É agora ou nunca
Venha e me abrace firmemente,
Me beije minha querida
Seja minha esta noite
Amanhã será muito tarde
É agora ou nunca
Meu amor não pode esperar.

Quando eu te vi
Com seu sorriso tão tentador
Meu coração foi capturado
Minha alma se rendeu
Eu gastei uma vida
esperando pelo momento certo
Agora que esta próximo
O tempo está acabando.

É agora ou nunca
Venha e me abrace firmemente,
Me beije minha querida
Seja minha esta noite
Amanhã será muito tarde
É agora ou nunca
Meu amor não pode esperar.

certo como um salgueiro
nos iríamos chorar um oceano
se perdessemos o amor verdadeiro
e a doce devoção
Seus lábios me excitam
Deixe o seu abraço me convidar
para quem sabe quando
nós nos encontrarmos uma outra vez

É agora ou nunca
Venha e me abrace firmemente,
Me beije minha querida
Seja minha esta noite
Amanhã será muito tarde
É agora ou nunca
Meu amor não pode esperar.

8 comentários:

Unknown disse...

Caro Cristiano,
Acho que antes de ter um pouco mais de respeito nos seus comentarios por um dos maiores ídolos do rock que, além de tocar guitarra e violão medianamente e ser um compositor medíocre,inovou o universo do rock fundindo o ritmo da música negra e gospel, o que ajudou significativamente diminuir as barreiras entre negros e brancos dentro do próprio cenário musical.
Sua tragetória de vida ajudou e ajuda até hoje muitas pessoas à viverem. Um homen que era pobre, alcançou o sucesso, foi à guerra, negou regalias para dormir com seus companheiros no gelado inverno alemão... manteve íntegros os seus princípios. Seus verdadeiros fans (vários artistas consagrados como os beatles, Frank Sinatra, Simom e Garfunkel dentre vários)o tem como exemplo de vida (Tipo...se ele, que não era ninguém, conseguiu,eu também poderia...) Isso se chama dar esperança as pessoas e ele o faz mesmo depois de morto, ou seja além de lucros para a marca EP ele tb dá esperança as pessoas e as ajuda à viver.
Se o Sr. tivesse se atido à pessoa saberia que Elvis, apesar de não ter formação como cantor, tinha uma extensão vocal de três oitavas e cantava um dó acima várias vezes no palco, Coisas que seus próprios ídolos não faziam (como Mário Lanza, por ex.)
Em seus últimos shows, a única exigêmncia que ele fazia eraque os fotógrafos não atrapalhassem a visão dos fãs, pois como haviam pago um bom dinheiro para estarem ali mereciam assistir o show sem tais inconvinientes. São alguns fatos, dentre vários, que lhe mostram que além de ser um gordo drogado ele era uma pessoa sensível, honesto e preocupados com os valores.
Para sua informação, sua carreira nunca esteve em queda, principalmente vertiginosa como o Sr. falou, nos últimos espetáculos em que ele não precisou cancelar por motivo de saúde, foram batidos recordes de público.A década de 60 foi marcada pelo seu afastamento para o cinema. Voltando em 68, porque era o que gostava de fazer, contra vontade de seu empresário fez sucesso até a sua morte e depois dela...
Informando-se mais sobre a vida do cantor, o Sr. veria que ele estava com a saúde debilitada e dependente de anti-depressivos e anfetaminas porque foi submetido á uma turnê de 50 shows seguidos em 50 cidades diferentes seguido de uma rotina estressante de dois shows por noite em Las Vegas, para manter o alto padrão de vida de sua família e diversos "amigos" parasitas, fruto da má administração de seu pai,Vernon Presley e seu empresário Cel. Parker, além de ser cercado de pessoas oportunistas e que só se importavam com o que podiam ganhar estando ao seu lado,Estas fizeram como o sr., o viram como uma placa na rua, um mito e não um ser humano.
Acho interessante como não vejo ninguém dizer que o Cazuza, por exemplo, morreu de Aids porque era um drogado e homossexual promíscuo.
Concordo com o que o sr. diz acerca da tal "frase macabra" porque hj em dia as pessoas valem pelo que tem, pelo que podem oferecer e não pelo ser humano que são, No caso de Elvis, um Ser Humano Especial.
Gostaria que o Sr. tivesse mais "polimento" e respeito ao falar de um pessoa tão importante na história da música, principalmente na semana em que 30 anos da sua morte se completaram.

Antecipadamente agradecido pelo espaço e certo de vosso retorno.

Anônimo disse...

N�o existia nada antes dele? e Chuck Berry e little richard?

Cristiano Oliveira disse...

Sidney, acho que não estamos falando da mesma coisa. Como deixei claro no texto, falei do mito Elvis e não da pessoa Elvis. Como pessoa não tenho nada a dizer sobre ele. Mas como mito e como artista, tenho sim. E já disse. Tenho certeza de que você é fã dele e entendo sua indignação como talvez eu ficasse indignado caso você não tratasse algum ídolo meu como eu acredito que deveria tratar. Normal.

Sei que ele era um grande cantor, como publiquei em uma outra matéria. Mas convenhamos: o mundo está cheio de grandes cantores. Sei que ele fez dezenas de filmes. John Wayne também fez. Nem por isso era um grande ator. Ele tocava violão, guitarra e gingava como ninguém. Gilberto Gil toca violão e guitarra. Tem bandas de pagode por aí têm no vocalista um grande gingador. Nem por isso Gilberto Gil merece o status de Rei da Tropicália e o cantor/gingador merece o título de rei do pagode.

O que estou querendo dizer é que temos opiniões diferentes. Nada mais normal. E mantenho este espaço justamente para a troca de idéias. Não vou convencer você (não quero) e você não vai me convencer. Já pensou se todo mundo gostasse de música sertaneja. O mundo seria horrível.

Só mais duas coisas: dizer que ele se drogava com anfetaminas porque foi submetido a uma turnê com 50 shows é brincadeira. Será que ele foi obrigado a isso ou concordou porque ganharia uma boa grana? Ninguém se mata por nada. A não ser madre Tereza de Calcutá.

Que eu saiba, quem começou a fundir a música negra com o gospel, que também é de origem negra, foi Ray Charles. Elvis tem uma importância enorme para a música, como também já disse, mas só teve essa importância devido às circunstâncias. Ele aliou beleza física, talento, sorte e oportunidade. Se fosse negro, por exemplo, não seria conhecido nem se rebolasse igual à Sheila Mello.

Unknown disse...

Ok, mas RAy Charles foi outra figura ilustre no mundo musical que teve problemas enormes pelo uso de heroína, sendo, inclusive preso por isso. Quanto á sua importância na fusão da música negra e branca, o referido Ray e certa ocasião, foi tocar na Georgia (onde era proibido que negros frequentassem o teatro juntamente com os brancos) ele foi indagdo por um negro à cerca da proibição e se o mesmo não faria nada.. Sabe o que o "cheio de princípios" Ray disse? "Estamos no sul cara.. o preconceito esta ai... vc tem que lidar com ele..." somente depois de em tempo ele se recusou a tocar em lugares onde houvesse discriminação. Mas dentro da música.. se vc ver o Filme Ray, verá que ele era (lhe parafraseando)um cara interessado na boa grana.
Concordo que não temos que todos gostar da mesma coisa... mas antes de criticar ferozmente (qualquer pessoa, não só Elvis) vamos ressaltar, também, sua qualidades, pois criticar é muito fácil, fazer igual é que é difícil.
Quanto à Caetano e Gil, concordo que os mesmos até mereciam o título, mas, talvez, quem deva dar esse título é o povo (como no caso de Elvis)O problema é que, talvez, não somos o tipo de povo patriota e amante da cultura nacional como deve ter sido o caso nos EUA com Elvis, infelizmente.Concordo também que ele não era nenhum santo... Mas quem é? como vc mesmo disse, só madre tereza de Calcutá. Por isso é que acho que não devemos julga-lo tão duramente, nem a Gil , Caetano, Sheila Melo ou selja lá quem for... Pois atrás dos artistas existem pessoas normais, com defeitos normais e sujeitas aos mesmos erros...

Novamente agradecido pelo espaço cedido e retorno.

Unknown disse...

Outro detalhe; Quando me referi ao questionamento sobre ele ser o rei ou não, era do rock (pois o Rock and roll é basicamente golpel e blues rítmico) e nessa vertente ele inovou... Ray charles tocava e compunha músicas no estilo jazz e não Rock and roll. como muitas pessoas acham que BB.king, por exemplo tocava rock, quando na verdade tocava (toca) Blues.

Unknown disse...

Mas também não é muito justo dizer que se ele fosse negro, por exemplo, não faria sucesso, e o próprio Ray Charles? Little Richard? BB. King? Louis Armstrong? Nat King Cole? James Brown?

Não quero ser chato, caro Cristiano, Mas esse assunto me interessa muito. Obg novamente.

Cristiano Oliveira disse...

Acho que no fundo concordamos um com o outro. A diferença é que não sou fã do Elvis. Isso não tira a importância dele no mundo do rock nem meu reconhecimento quanto a isso. Minha opinião é de que essa importância foi "inflada" por marketing. Tudo contribuiu para isso. Os EUA precisavam de um ídolo, ele era talentoso, apresentava um som diferente, bonito, encantava as meninas e isso dava audiência na TV e no rádio.

Continuo achando que se ele fosse negro não faria sucesso. O produtor dele disse isso ao afirmar que estavam atrás de um branco com ginga de negro. Os ícones da música que você citou se transformaram nesses ícones exclusivamente pelo talento musical. Elvis explorou também a beleza, a sensualidade, a oportunidade de fazer filmes para adolescentes. Quer dizer: tudo contribuiu para que ele fosse um grande ídolo. Méritos dele? Sem dúvida. A carreira dele foi dirigida para isso? Sem dúvida também.

Pra dizer a verdade, acho que não há um rei do rock. O ritmo nasceu, como você disse, mesclando blues e gospel. Mas com o passar do tempo, mudou de cara. Se você ouve progressivo, não percebe nem lembranças dessa mesclagem. Jethro Tull, por exemplo, tem mais a ver com jazz do que com blues. Hoje, o rock eletrônico está tocando nas rádios. Eu não gosto mas respeito.
Assim como Elvis. Não gosto, mas respeito.

Unknown disse...

Ok! Obrigado pela atenção e parabéns pelo espaço democrático.