terça-feira, agosto 07, 2007

CAETANO VELOSO FAZ ANIVERSÁRIO: 65 ANOS

A foto aí não é do Raul Seixas, capa de um disco de 1971. É de um também baiano, mas não de Salvador. Caetano Veloso nasceu no interior da Bahia, em Santo Amaro da Purificação. Neste dia 07 de agosto, Caetano faz 65 anos. Um dos mais importantes músicos brasileiros, um dos meus preferidos e um dos mais polêmicos. Caetano desceu da Bahia para o Rio de Janeiro como irmão de Maria Bethânia, que havia sido convidada a substituir Nara Leão num espetáculo. Mas depois de Alegria, Alegria, se consagrou. Ao lado da irmã, Gil e Gal, formou os Novos Baianos. Mas foi mesmo sozinho que se mostrou para o mundo. Tem canções belíssimas que merecem ser ouvidas. A que escolhi para hoje é Queixa. Lindíssima. Poderia ter escolhido tantas outras, mas essa representa bem a genialidade do mestre Caetano. Parabéns a ele. Parabéns a todos nós. Amantes da boa música, com vocês, Caetano Veloso.

Um amor assim delicado
Você pega e despreza
Não devia ter despertado
Ajoelha e não reza

Dessa coisa que mete medo
Pela sua grandeza
Não sou o único culpado
Disso eu tenho a certeza

Princesa, surpresa, você me arrasou
Serpente, nem sente, que me envenenou
Senhora, e agora, me diz onde eu vou
Senhora, serpente, princesa

Um amor assim violento
Quando torna-se mágoa
É o avesso de um sentimento
Oceano sem água

Ondas, desejo de vingança
Dessa desnatureza
Bateu forte sem esperança
Contra a tua dureza

Um amor assim delicado
Nenhum homem daria
Talvez tenha sido pecado
Apostar na alegria

Você pensa que eu tenho tudo
E vazio me deixa
Mas Deus não quer que eu fique mudo
E eu te grito esta queixa!

Nenhum comentário: