sexta-feira, janeiro 19, 2007

COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO

Em destaque uma importante iniciativa da comunidade de Paracatu contra a violência sofrida pelas pessoas que já atingiram a terceira idade. No último sábado (13/01), foi lançada na cidade a Campanha de Conscientização para o Combate à Violência Contra o Idoso. A campanha teve início durante a tradicional feira, que ocorre aos sábados, na praça próxima à Prefeitura Municipal de Paracatu. O local e o horário foram escolhidos em razão da grande concentração de pessoas, inclusive com a presença de diversos moradores na zona rural do município. Segundo o Ministério Púbico, mais de mil pessoas tenham sido alcançadas durante o primeiro dia de trabalho.

A campanha tem como objeto o combate não apenas à violência física, mas a também às agressões morais e psicológicas cometidas contra o idoso, igualmente punidas pelo Direito.
O movimento surgiu a partir da constatação do alarmante aumento das notícias de violência contra os idosos em Paracatu, evidenciando a importância de uma atuação preventiva dos órgãos envolvidos na defesa da pessoa idosa.

Segundo o promotor de Justiça Peterson Queiroz, que apresentou dados estatísticos de violência cometida contra a pessoa idosa em diversas cidades do país, “na maioria dos casos os agressores são pessoas da própria família”. Queiroz falou ainda sobre a importância das medidas preventivas adotadas no município, bem como as medidas tomadas pelo Ministério Público estadual contra os autores de violência contra o idoso.

O lançamento contou também com apresentação do Grupo Catucando, formado por crianças e adolescentes da cidade, integrantes de projeto de inclusão social sob a coordenação da Casa de Cultura de Paracatu. Além do Ministério Público, as Polícias Militar e Civil, o Conselho Municipal do Idoso de Paracatu, a Secretaria Municipal de Assistência Social e grupos de pessoas da terceira idade do município participam da campanha.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns ao Rafael pela materia. Morador em Paracatu por duas vezes, conheço um pouco de sua bicentenária história e por ser tão antiga, também abriga o maior indice de pessoas idosas entre as demais cidades da região.
Que se cumpra a Lei damos os parabéns também as autoridades paracatuenses.