quarta-feira, setembro 26, 2007

DEP. VIRGILIO GUIMARÃES: "UnB EM UNAÍ É REALIZAÇÃO PESSOAL"

Ontem, eu conversei com o assessor do deputado Virgilio Guimarães sobre o encontro dele com o reitor da UnB. Como já publiquei aqui no blog, eles conversaram sobre a possiblidade da extensão da universidade ser instalada em Unaí.

Hoje, o deputado me ligou. Disse que a intenção de se instalar a universidade foi muitíssimo bem recebida pelo reitor. O reitor, inclusive, se mostrou interessado porque entende que a estrutura física da UnB é pequena e precisa se expandir. Já há projetos para extensões em cidades satélites e instalação em Unaí seria a concretização da UnB em todo o entorno.

"A extensão da UnB em Unaí seria uma realização pessoal. Fui majoritário do PT na região e tenho um carinho por Unaí. Por isso, quero muito a UnB na cidade", disse o deputado. O parlamentar disse ainda que o próximo passo será a afirmação oficial de que nenhuma outra universidade federal pretende se instalar em Unaí. Essa confirmação deve ser feita pelas IPES mineiras, que são as Instituições Públicas de Ensino Superior. Depois disso será necessária a formação de uma comissão de trabalho. "Essa comissão não deve levar em conta partido político. Devemos ter professores, alguém da câmara, o deputado estadual da cidade, gente da sociedade", afirma o deputado. Caberá a essa comissão fazer com que o sonho se torne realidade.

UNB DIZ QUE DEISITE SE TIVER DE DISPUTAR COM OUTRA
No encontro com Virgilio Guimarães, o reitor Timothy Martin Mulholland deixou claro que a UnB só vai continuar com interesse em uma extensão em Unaí se não houver concorrência com outra universidade. Por isso, é tão importante a confirmação das IPES de Minas. O deputado me falou também que o reitor da universidade federal de Viçosa, Carlos Sigueyuki Sediyama, é quem preside a união das instituições. O encontro para ser confirmada a falta de concorrência deve acontecer nos próximos dias. Talvez em duas semanas.
Eu vou tentar falar com o reitor da UFV até lá. Além de querer informações para o blog sobre o encontro, é uma maneira de mostrar que a comunidade de Unaí está interessada no desenrolar da história.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sou estudante da UnB além de ter nascido em Unaí. Apesar da postagem ser um pouco antiga, o assunto me interessou e acho legal deixar um comentário, para quem sabe mais tarde podermos ter uma conversa mais aprofundado sobre o assunto.
Esse projeto que o Reitor Timothy cita de abrir extensões da UnB nas cidades satélites do DF já está em andamento, como é o caso da extensão de Planaltina.
Bem, acho que isso o fato de termos em Unaí uma "universidade" pública, seja uma forma de Unaí crescer. Pois o fato é, que a UnB é:
-A UnB possui uma grande estrutura física e está ampliando a existente dentro do seu próprio Campus, o que é o correto. Pois considero que um ensino de qualidade tem quer ser concentrado e não difundido em diversos lugares de uma região.
-Uma faculdade não é formado somente por nome e estrutura física, mas sim por um corpo docente, incentivos a pesquisas e muito mais.
Bem, tenho diversos outros pontos, apresentei somente esses. Caso se interesse gostaria de uma discurssão mais aprofundada!