sexta-feira, junho 29, 2007

CONFIRMAÇÃO DA BARBÁRIE: CORPO É MESMO DE TAINARA

O Instituto Médico Legal do Distrito Federal confirmou que o corpo localizado num matagal em Samambaia é mesmo da menina Tainara. Ontem à noite, uma denúncia anônima levou a polícia a encontrar uma cabeça. Hoje de manhã, com ajuda de cães farejadores, os investigadores encontraram o corpo. Um laudo cadavérico provou que era mesmo a menina, desaparecida desde maio. Falo sobre o assunto porque o que aconteceu aqui no DF pode acontecer em qualquer lugar, até mesmo em Unaí. Tenhamos cuidados com nossas crianças e isso acontece ficando de olho no dia-a-dia dela. Saber com quem anda é saber que é. Esse é um dos passos.
Segue abaixo uma matéria completa sobre o assunto, publicada no Correioweb. A reportagem é de Maria Carolina Lopes e as fotos, do arquivo da família.


O corpo localizado dentro de um matagal em Samambaia é de Isabela de Tainara Faria. A constatação aconteceu com o resultado positivo do laudo cadavérico, cujos exames se basearam na arcada dentária da vítima e impressões digitais colhidas do cadáver. A polícia trabalha com três suspeitos para o crime. Segundo o titular da Delegacia de Repressão a Seqüestros (DRS), João Kleiber Ésper, o assassino pode ser alguém pessoa próxima à adolescente.

O fato de Isabela ter conversado tranqüilamente com a mãe ao telefone, no dia do desaparecimento, reforça essa tese. Ela disse que estava chegando em casa. Antes de a ligação cair, a mãe da jovem, a funcionária pública Edite Rodrigues da Cunha, 46, ouviu uma voz masculina ao fundo. Depois disso, não conseguiu novo contato com a filha. O cadáver da adolescente de 14 anos foi encontrado na manhã desta sexta-feira em estado avançado de decomposição atrás do condomínio Vila Nova, onde morava a avó da vítima, na QR 603.

Já o crânio dela, localizado na noite anterior, estava a 300 metros do local. Ao crânio foi enrolada uma espécie de corda – que pode ser o cadarço do tênis da menina – e uma calça jeans, que, pela manhã, a fa0mília reconheceu como sendo de Isabela. A área onde aconteceu o assassinato ainda está isolada. A polícia trabalha em três locais: onde estavam a cabeça, o corpo, e ainda onde o crime deve ter acontecido: uma estradinha dentro do matagal.

Mas o corpo deve ter sido retirado do local onde aconteceu o crime, já que foi encontrado de barriga para cima, embaixo de uma árvore e entre arbustos. Lá, os agentes encontraram um chaveirinho, ainda não reconhecido como sendo da vítima. O resultado do exame de DNA deve ficar pronto às 20h, mas a liberação do corpo deve ser acontecer entre 10 e 30 dias.

O ÁLCOOL ESTÁ CHEGANDO NA REGIÃO


Ser vizinho da capital federal pode, mais uma vez, ajudar o município de Unaí. Um grupo de investimentos está apostando no cerrado para a produção da cana-de-açúcar e na população consumidora de Brasília para implantar no Distrito Federal uma usina de beneficiamento. Isso pode ajudar os produtores de Unaí, que teriam para quem vender as prováveis safras. A reportagem é de Luciano Pires e as fotos, de Paulo Araújo, do Correioweb.

A localização estratégica e o grande potencial de consumo do mercado doméstico, podem colocar o Distrito Federal na rota do etanol. Um grupo do interior de São Paulo estuda a viabilidade de instalar uma usina de porte médio no Núcleo Rural São José, pólo de grãos que fica a cerca de 80 km do Plano Piloto. Se as licenças ambientais forem concedidas dentro dos prazos, a previsão é que a destilaria comece a operar entre 2009 e 2010. No auge, ela terá capacidade de moer até 2,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano. Para funcionar a pleno vapor, a indústria precisará cultivar cana em mais ou menos 35 mil hectares.

Conseguir tanta terra não é tarefa simples. O grupo investidor quer atrair fornecedores, mas acredita que a maior parte da matéria-prima virá de arrendamentos (aluguéis) — por isso espera fisgar os produtores pelo bolso. “Estamos conversando com bastante gente. A proposta é pagar um preço justo pela terra”, diz Magno Marques, representante da Central Energética Centro-Oeste — Álcool e Energia. A empresa é um braço da Cereal Citrus Agrícola, que começou no ramo de suco de laranja e atualmente dedica-se à prestação de serviços nas áreas de saúde e táxi aéreo. O preço do aluguel das terras oferecido pela companhia chega, em média, a R$ 370 o hectare.

A Central Energética Centro-Oeste informa ter 10 mil hectares pré-contratados. O valor ainda está longe dos R$ 700 oferecidos em estados como São Paulo e Paraná, onde a cana-de-açúcar virou quase uma monocultura, mas é aproximadamente o dobro do que recebem os agricultores que ocupam o solo com soja no DF. “Não queremos tirar ninguém de área nem comprometer a agricultura local. A destilaria será mais uma opção para o produtor e, quem sabe um dia, também para o consumidor, que poderá abastecer o carro com um álcool produzido aqui”, explica Nelson Ferreira de Mattos, diretor agro-industrial da Central Energética Centro-Oeste.

ACHADO CORPO QUE PODE SER DE ADOLESCENTE DESAPARECIDA

Depois de achar um crânio, na noite de ontem, a polícia encontrou hoje pela manhã o corpo. Parece mesmo ser da menina Tainara, desaparecida desde maio. Leia abaixo, na íntegra, a matéria do Correioweb sobre o caso. A reportagem é de Bárbara Renault e as fotos, de Gustavo Moreno.

Com auxílio de um cão farejador, homens do Corpo de Bombeiros encontraram por volta das 10h desta sexta-feira o corpo de uma jovem, que pode ser Isabela de Tainara Faria. Ela foi vista pela última vez em maio deste ano, no setor Sudoeste, em Brasília. No mesmo local - um matagal localizado em Samambaia atrás do condomínio Vila Nova onde morava a avó da menina -, policiais militares encontraram, na noite passada, uma cabeça aparentemente de uma jovem. Ao crânio, estavam enrolados uma corda e uma calça jeans. A mãe da menina reconheceu a roupa como sendo de Isabela.

Na manhã desta sexta-feira, os pais da adolescente de 14 anos estiveram no Instituto Médico Legal (IML), na capital federal, para terem amostras de sangue colhidas. Segundo o titular da Delegacia de Repressão a Seqüestros (DRS), João Kleiber Ésper, as roupas encontradas junto à cabeça são compatíveis com a descrição da família sobre o que a jovem usava no dia do desaparecimento. Um parente identificado apenas como Cleisson acompanhou as buscas na noite desta quinta-feira e se emocionou com o que viu. “As feições e o contorno do rosto são muito parecidos com os de Isabela”, disse transtornado.

O diretor da Polícia Civil, João Cleber Monteiro, concederá entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira logo que sair o laudo preliminar previsto para as 16h. O exame será feito a partir de uma amostra do tecido craniano que fica entre o couro cabeludo e o crânio. Para agilizar as investigações, o teste de DNA a ser utilizado será o mesmo feito nos passageiros da Gol, que morreram no acidente aéreo em setembro do ano passado.

MAIS UM CAPÍTULO DA NOVELA PAVIMENTAÇÃO

As obras de melhoramento e pavimentação da travessia urbana de Unaí não tem data para começar. Depois da abertura do primeiro envelope de licitações, a empres Gomes e Lourenço, que concorria e perdeu, recorreu. O departamento de licitações do DNIT julgou o caso.

A julgadora Janaína Ferreira deu razão parcial à empresa. Nesses casos, o processo é passado ao diretor geral do órgão para ratificar, ou não, a decisão da técnica. Isso ainda não foi feito e nem tem data limite para acontecer. Conversei com a julgadora Janaína pela manhã. Ela me adiantou que, provavelmente, o diretor deve dar a palavra final sobre o recurso.

Isso quer dizer que não há previsão para o início das obras, já que foi dado apenas o primeiro passo, nos três dessa etapa de abertura de propostas. Há alguns dias publiquei aqui no blog que a obra não teria a duplicação da rodovia, como tem se falado. Eu li o edital inteiro e o termo não aparece em nenhum momento. No departamento de arquivos do DNIT também fui informado de que não haveria a duplicação. Foi baseado nisso que publiquei a informação. O que ficou claro, até agora, é de que a rodovia vai contar com iluminação em oito quilômetros. Provavelmente entre o colina e a curva dos eucaliptos, na saída para Paracatu.

CASO BÁRBARO EM BRASÍLIA

No dia 14 de maio, uma adolescente de 14 anos desapareceu. De lá pra cá, a mídia tentou ajudar a família, os pais fizeram cartazes com foto da menina e espalharam pela cidade e nada foi encontrado. Mas uma pista macabra parece ter acabado com o mistério. Uma ligação anônima à polícia deu conta de uma cabeça num matagal, em Samambaia. Um parente da garota foi ao local e se emocionou ao ver o crânio. Leia, na íntegra, a matéria do jornal Correio Braziliense para entender o caso melhor. A reportagem é de Jorge de Castro e Guilherme Goulart. A foto, de Gustavo Moreno.

Policiais militares de Samambaia encontraram ontem num matagal o crânio de uma mulher, possivelmente de uma adolescente. Investigadores da Divisão de Repressão a Seqüestro (DRS) estiveram no local no início da noite e acompanharam as primeiras análises feitas pela perícia no local e na parte do corpo. Apesar da falta de um exame detalhado, há chances de que o crânio seja da estudante Isabela Tainara Faria, de 14 anos. A garota desapareceu em 14 de maio no Sudoeste, no percurso de 500m entre o curso de inglês na quadra 304/504 e o apartamento da família na 305.

Não é a primeira vez que a localização de um corpo de adolescente chama a atenção da DRS. Uma equipe da delegacia se deslocou há uma semana para Paracatu (MG), mas uma família local reconheceu o corpo como sendo de um parente. A informação sobre a suspeita de Minas Gerais surgiu de uma denúncia anônima. A mesma forma usada ontem para repassar a notícia de que havia um crânio abandonado no matagal nos fundos do Condomínio Vila Nova, em Samambaia. O grupo de policiais militares chegou ao lugar, ermo e de difícil acesso, por volta das 17h. O crânio foi encontrado com uma corda e uma calça jeans enroladas na altura do pescoço. Mesmo em avançado estado de decomposição, foi possível identificar a cabeça de uma adolescente de cabelos crespos. Familiares de Isabela estiveram no local e desconfiam de que o crânio seja mesmo da garota. Um cunhado dela, identificado apenas como Cleisson, chorou ao olhar para os restos mortais. “As feições e os contornos do rosto são muito parecidos com os da Isabela!”, disse, transtornado.

Fontes policiais afirmaram que a cabeça pode estar no local há pelo menos 40 dias. Antes da chegada dos investigadores da DRS, os PMs vasculharam ao redor do terreno. Mas não encontraram o restante do corpo. Há suspeitas até de que a vítima não tenha sido morta na região e de que apenas a cabeça foi jogada na área de cerrado. À noite, os arredores do matagal foram isolados por peritos da Polícia Civil do DF. Eles percorreram o lugar até as 22h de ontem e também não encontraram vestígios do corpo.

Os investigadores suspeitam que a denúncia da existência do crânio teria sido feita de um telefone público próximo ao matagal.O trabalho de busca do corpo recomeçará a partir das 7h, quando haverá nova varredura. Já o crânio será submetido hoje a uma perícia no Instituto de Medicina Legal. A identificação da vítima terá de ser feita por exames na arcada dentária. Os restos mortais localizados pela polícia serão comparados com um raio x do maxilar de Isabela Tainara, cedido pela própria família. Possivelmente hoje pela manhã seja reveladas a identidade da vítima.

SINAL EM SAMAMBAIA

O último contato da estudante com a família ocorreu às 19h45, uma hora e quinze minutos após o horário usual de chegada dela. A mãe, Edite Faria, que estranhou o atraso da filha, ligou para o celular dela. A jovem atendeu e avisou que voltaria para casa de carona. A ligação caiu logo em seguida. Edite percebeu uma voz masculina ao fundo e também um carro em movimento. Ela tentou ligar outras vezes para Isabela, mas não conseguiu mais resposta. A investigação da DRS descobriu que o sinal do celular da jovem partiu de Samambaia, justamente o local onde foi encontrado o crânio de uma mulher. A cidade também é o endereço de parentes da estudante.

COMEÇA NOVO TIPO DE COBRANÇA DA TELEFONIA

O novo sistema de cobrança da telefonia fixa começa a ser implantado a partir desta sexta-feira. As primeiras contas em minutos deverão chegar para o consumidor em agosto.


O valor da assinatura vai permanecer o mesmo, R$38,14. Entretanto, o cliente tem que escolher um pacote de tarifação. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras devem oferecer pelo menos dois planos: o básico, que incluí uma franquia de 200 minutos, indicado para quem faz chamadas de curta duração, e o alternativo, com 400 minutos incluídos na franquia e recomendado para quem faz chamadas longas ou usa internet discada.

O consumidor terá um mês para calcular as vantagens e desvantagens dos novos planos. Caso não seja feita a escolha até o dia 31 de julho, a operadora automaticamente fará as cobranças pelo plano básico, mas o consumidor poderá trocar para o alternativo sem custos.
Para facilitar a escolha, o consumidor pode pedir um demonstrativo da mesma conta, mas em um outro plano, para comparar, através do telefone 10331. O telefone da Anatel para esclarecimentos sobre a mudança é 0800-332-001.

THE SMITHS EM DUAS LÍNGUAS

Para encerrar a semana em homenagens às bandas que foram dessa pra melhor, nada melhor que The Smiths. É uma das minhas preferidas, da década de 80. Os Smiths se formaram em 1982, na cidade de Manchester, Inglaterra, país que mais produz boas bandas de rock. Os quatro jovens Patrick Morrissey (vocais), Johnny Marr (guitarras), Andy Rourke (baixo) e Mike Joyce (bateria), começaram a se apresentar em clubes da cidade e depois gravaram algumas músicas e ganharam repercussão na mídia.

O primeiro disco foi lançado em 1984; This Charming man. Alcançou o segundo lugar nas paradas e os Smiths passaram a ser mais observados. No fim da década de 80, o grupo de desfez, mas Morrissey continuou em carreira solo, bem sucedida nos limites da europa. Há várias músicas dos Smiths que gosto muito. Entre elas, Ask. E é justamente essa que apresento para vocês. E com uma novidade: teremos a tradução e a letra original, em inglês. Amantes da boa música, com vocês, The Smiths.


Timidez é legal,
eTimidez pode parar você
A fazer todas as coisas na vida
Que você gostaria de fazer

Então, se você tem alguma coisa que gostaria detentar
Se é alguma coisa que você gostaria de tentar
Me pergunte- eu não direi "não" como eu poderia?
Vergonha é legal,
eVergonha pode parar você

De dizer todas as coisas na
Vida que você gostaria de dizer
Então, se você tem alguma coisa que gostaria detentar
Se é alguma coisa que você gostaria de tentar me pergunte - eu não direi "não" como eu poderia?

Perdendo seu dias quentes de verão dentro de casa
Escrevendo versos assustadores
Para uma garota pobre em Luxemburgo
me perfunte, me pergunte, me pergunte
Porque se isto não é amor
Então isto é uma bomba, a bomba, a bomba, a bomba,
Que nos manterá unidos

Natureza é uma lingua.. você pode ler?
Natureza é uma lingua.. você pode ler?
então me pergunte, então me pergunte, então me pergunte
Porque se isto não é amor
Então isto é uma bomba,a bomba,a bomba,a bomba,
Que nos manterá unidos

AGORA EM INGLÊS

Shyness is nice, and
Shyness can stop you
From doing all the things in life
You'd like to

Shyness is nice, and
Shyness can stop you
From doing all the things in life
You'd like to

So, if there's something you'd like to try
If there's something you'd like to try
ASK ME- I won't say "no" - How coul I?

Coyness is nice, and
Coyness can stop you
From saying all the things in
Life you'd like to

So, if there's something you'd like to try
If there's something you'd like to try
ask me - I won't say "no" - How coul I?

Spending warm Summer days indoors
Writing frightening verse
To a buck-toothed girl in Luxembourg

ask me, ask me, ask me
ask me, ask me, ask me
Because if it's not Love
Then it's the Bomb, the Bomb, the Bomb
the Bomb, the Bomb, the Bomb, the Bomb
That will bring us together

Nature is a language - can't you read?
Nature is a language - can't you read?
So... ask me, ask me, ask me,
ask me, ask me, ask me

Because if it's not Love
Then it's the Bomb, the Bomb, the Bomb
the Bomb, the Bomb, the Bomb, the Bomb
That will bring us together

Não se esqueça: veja os Smiths aqui no blog. Inclusive a música Ask. É só acessar algum dos links acima.

quinta-feira, junho 28, 2007

VEREADORES PERDERAM MANDATO POR TROCAREM DE LEGENDA

Um vereador de Uberlândia terá o mandato cassado por determinação da Justiça. O PMDB pediu que a vaga ocupada por Alírio Graça volte para o partido. Depois das eleições de 2004, o vereador trocou a legenda pelo Democratas. A Justiça também determinou que a Câmara Municipal dê posse ao suplente.

O vereador Alirio Graça não foi localizado para comentar a decisão. Foi publicada, nessa quarta-feira, a sentença que determina a perda do mandato dos vereadores Moisés Carlos - o Xuxa, Norberto Nunes e Vilmar Rezende. A coligação PSDC/PMN entrou com um mandado de segurança pedindo os mandatos de volta, porque na eleição de 2004, os três deixaram o PSDC. Segundo o Tribunal de Justiça, a decisão é a primeira no estado e a segunda no país. O presidente da Câmara tem 72 horas para dar posse aos suplentes.

Essa decisão da justiça mineira abre um precedente que vai deixar muitos vereadores de Unaí de cabelo em pé. Se um partido local entrar na justiça requerendo o mandato de um vereador que abandonou a legenda, tem grandes chances de ganhar. Até agora, não tenho notícia de que algum partido, em Unaí, tenha feito isso. Se você souber que isso tenha acontecido, entre em contato com o blog no comentário abaixo ou no e-mail cristianounai@yahoo.com.br.

LISTA FECHADA NÃO PASSA NA CÂMARA

Há alguns dias, escrevi aqui no blog sobre a possibilidade de aprovação, por parte da Câmara dos Deputados, da lista fechada para as eleições de vereadores e deputados. Na noite dessa quarta-feira, a proposta foi negada. Nem mesmo a alternativa do voto misto foi aceita.

EXPLICO
A lista fechada é um dos itens da reforma política, em tramitação no congresso nacional. A tal lista previa o seguinte: Ao invés de votar diretamente no candidato, como acontece hoje, a projeto propôs que os eleitores escolhessem um partido. E o tal partido, de posse de uma lista fechada com nomes de filiados, escolheria quem iria ocupar a vaga de vereador, deputados... Em outras palavras, o partido ganharia força ao mesmo tempo que a eleição direta terminaria. Isso fortaleceria os caciques de cada partido. Imagine o seguinte: os presidentes de partidos ou aqueles que ditam o rumo dos partidos tanto em nível nacional, quanto estadual ou municipal, ficariam com a tarefa de escolher os próximos parlamentares. E não haveria garantia de que essa escolha não seria comprada. Explico de novo: quem garantiria que um candidato não subornaria o presidente do partido para ser um dos escolhidos a ocupar a vaga de vereador ou deputado? Ninguém. Acho que ficou do jeito que deveria.
O tal voto misto foi uma alternativa encontrada de última hora pelos defensores da lista fechada, que via a proposta não ganhar simpatia entre os deputados. Esse previa que além de votar nos partidos, o eleitor também votaria no candidato. Muita bagunça. O eleitor não entenderia. O sistema tem de ser simples. Descomplicação.
Agora, os deputados vão votar os outros pontos da reforma: financiamento público de campanha, fidelidade partidária, voto distrital. Esse último seria uma boa para as regiões como o noroeste de Minas. Dessa forma, nossa região teria a garantia de que elegeria deputados estadual e federal. Mas a proposta não agrada muitos deputados. E não deve passar. Mais novidade, a qualquer momento, aqui no blog.

RAULZITO FARIA 62 ANOS HOJE

Se estivesse vivo, Raulzito faria 62 anos hoje. No dia 28 de junho de 1945, nascia o homem que mudaria, ou criaria de vez, o rock brasileiro. Raul Santos Seixas era baiano de Salvador e foi fortemente influenciado pelo rock que vinha da América do Norte, mas não se esquecendo dos ritmos regionais. Tanto que quando decidiu ser músico, e isso aconteceu quando ele era criança, misturou os dois tipos de música. Raulzito e os panteras faziam rock baiano, por assim dizer.

No Rio de Janeiro, o grupo foi um fracasso, mas Raul Seixas não desistiu. Foi trabalhar numa gravadora e, longe do chefe, gravou um disco. Resultado: foi demitido. O cara era mesmo maluco. Além de usar o estúdio às escondidas, colocou o nome gravado na surdina de 'Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta: Sessão das Dez'. Nessa época, Raul não usava a barba que comporia o visual mais conhecido do cantor. Essa foto acima foi escolhida justamente para mostrar a muitos como era Raulzito sem o cavanhaque.

Longe da gravador, mas perto da música. Ela passou a participar de apresentações aqui e ali até ser reconhecido como bom músico. Gravou um LP atrás de outro e se tornou o maior ícone do rock brasileiro. A música escolhida para hoje é a mais brega do Raul. Ao mesmo tempo que é cult. Tu és o MDC da minha vida é daquelas canções que nos prende. Temos de ouvir até o fim. Isso, porque é uma história, com início, meio e fim e fala de coisas que só quem é da época pode entender, como Flávio Cavalcanti na tv. Além disso, está à margem dos grandes sucessos do astro. Parabéns a Raulzito. Parabéns a todos nós que o amamos. Parabéns, leitor.


Tú és o grande amor da minha vida,
pois você é minha querida, e por você eu sinto calor.
Aquele seu chaveiro escrito "love",
ainda hoje me comove me causando imensa dor.

Eu me lembro, do dia em que você entrou num bode,
quebrou minha vitrola e minha coleção de Pink Floyd.
Eu sei, que eu não vou ficar aqui sozinho,
pois eu sei que existe um careta, um careta em meu
caminho...

Nada me interessa nesse instante,
nem o Flávio Cavalcanti que ao teu lado eu curtia na
TV...
Nessa sala hoje eu peço arrego, não tenho paz,
nem tenho sossego, hoje eu vivo somente a sofrer...

E até, até o filme que está em cartaz,
conta nossa história e por isso eu sofro muito
mais...
Eu sei que dia a dia aumenta o meu desejo,
e não tem Pepsi-cola que sacie a delícia dos teus
beijos...

Quando eu me declarava você ria,
e no auge da minha agonia, eu citava Shakespeare...
Não posso sentir cheiro de lasanha,
me lembro logo das casas da banha onde íamos nos
divertir...

Mas hoje, o meu Sansui-Garrat-Gradiente
só toca embalo quente pra lembrar do teu calor...
Então eu vou ter com a moçada lá do píer,
mas pra eles é careta se alguém fala de amor...

Na faculdade de agronomia,
numa aula de energia, bem em frente ao professor...
Eu tive um chilique desgraçado,
eu vi você surgindo ao meu lado, no caderno do colega
Nestor...

É por isso, é por isso que agora em diante
pelos 5 mil auto-falantes eu vou mandar berrar o dia
inteiro que você é o meu máximo denominador comum!


NÃO SE ESQUEÇA

Acima, você pdoe ver vídeos sobre Raul Seixas, direto no blob, como impressionante acervo do youtube. Aproveite.

quarta-feira, junho 27, 2007

TCU SUSPENDE LICITAÇÃO PARA OPERAÇÃO DE REDES HIDROMÉTRICAS NAS BACIAS DOS RIOS PARACATU E URUCUIA

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou, por medida cautelar, que a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) suspenda licitação para contratação de empresa para execução de serviços de operação e manutenção das redes hidrométricas nas principais sub-bacias dos rios Paracatu, Urucuia, das Velhas e Jequitaí.

De acordo com o ministro Benjamin Zymler, relator do processo, foi feita licitação tipo técnica e preço, quando deveria ser do tipo menor preço, já que não se tratava de serviços de natureza predominantemente intelectual.

A licitação ficará suspensa até que o tribunal decida sobre a matéria.

A suspensão da licitação atrasa o início de obras que estavam sendo aguardadas com expectativa pelos segmentos que se beneficiam diretamente da água retirada dos rios indicados. No entanto, faz-se necessário a correção do procedimento licitário, até mesmo para evitar o risco de problemas futuros mais completos, como desvio de verbas e paralisação de obras já em andamento.

BLOG DE CARA NOVA

Andei mexendo aqui e ali. Tive um tempinho e alterei o blog de maneira radical. Acho que ficou bom. Você acha? E as modificações ainda não acabaram. Preciso acertar algumas coisas, como colocar o contador de visitas e a enquete, que está com 281 votos.

NOVIDADES
A principal novidade do novo blog é a possibilidade que o leitor passa a ter de assistir ao clipe da música do dia. E até outros, da banda que escolher. e olha que está à disposição do leitor todo o acervo do youtube, aqui na tela do blog. Chique, né? Outra coisa é que temos links para páginas de notícias. Mais uma ótima opção para o leitor saber do que está acontecendo no Brasil e no mundo. Enfim, o blog está com nova cara. Só a minha, aí na foto, é que continua a mesma...hehehe. Abraço, leitor.

LEGIÃO, COM LETRA E VIDEOCLIPE

Mais um dia em que homenageio as bandas que já foram dessa pra melhor. Chegou a vez de dar um pouquinho de rock/pop aos leitores. A Legião Urbana foi uma das bandas mais importantes do cenário do rock brasileiro. Começou com quatro integrantes, mas a partir do quarto disco, o mais vendido do grupo, contava com a formação clássica: Renato Russo, Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos. Esses três fizeram um som diferente do que se ouvia, mais melancólico, compassado. Isso, com uma letra reflexiva e, muitas vezes, incompreensível de Renato. Mas o fato é que não há e não haverá nenhuma banda brasileira com tamanho carisma, mesmo depois de tanto tempo sem tocar, como a Legião.

Como diz o cartaz acima, o grupo durou 14 anos. Foi desfeito com a morte prematura de Renato. Portador do vírus HIV, ele perdeu o desejo de viver, afirmaram alguns amigos próximos que acompanharam os últimos momentos do ídolo. Renato foi incompreendido, amado, odiado, aceito, injustiçado e adorado. Tudo ao mesmo tempo agora. Legião sempre merece uma homenagem. A música do dia de hoje é Há Tempos. E agora, com uma novidade. Você pode acompanhar a letra enquanto vê o clipe da música. Tudo isso aqui no blog, com exclusividade. A música é do disco As quatro Estações, o quarto do grupo. Amantes da boa música, com vocês, Legião Urbana.

Parece cocaína mas é só tristeza, talvez tua cidade.
Muitos temores nascem do cansaço e da solidão
E o descompasso e o desperdício herdeiros são
Agora da virtude que perdemos.

Há tempos tive um sonho, não me lembro
não me lembro...

Tua tristeza é tão exata
E hoje o dia é tão bonito
Já estamos acostumados
A não termos mais nem isso.

Os sonhos vêm e os sonhos vão
O resto é imperfeito.
Disseste que se tua voz tivesse força igual
À imensa dor que sentes

Teu grito acordaria
Não só a tua casa
Mas a vizinhança inteira.

E há tempos nem os santos têm ao certo
A medida da maldade
Há tempos são os jovens que adoecem

Há tempos o encanto está ausente
E há ferrugem nos sorrisos
E só o acaso estende os braços
A quem procura abrigo e proteção.

Meu amor, disciplina é liberdade
Compaixão é fortaleza
Ter bondade é ter coragem
Ela disse: "Lá em casa tem um poço
mas a água é muito limpa."

terça-feira, junho 26, 2007

O INÍCIO DE NEY MATOGROSSO

Essa é a capa de um dos melhores discos da MPB. Secos e Molhados, com os vocais de Ney Matogrosso, foi uma das bandas mais performáticas que o país já viu. Talvez a mais performática de todas. Em 1973, o grupo lançou o primeiro LP e chocou a todos. Um homem com voz agudíssima, requebrando, rebolando e se expondo de maneira indecente para a época. Tanto ele quanto os companheiros de banda se apresentavam pintados, a fim de se esconderem, como diriam algum tempo depois. Não importa. A verdade é que eles faziam um som alucinante, que marcou a Música Popular Brasileira para sempre. O primeiro disco vendeu 300 mil cópias, um marco para a época. Ainda mais para uma banda até então desconhecida.

A capa desse disco mostra bem o que eles queriam: chocar. E conseguiram. As letras das músicas chocavam, o visual chocava, as apresentações chocavam. Mas tudo isso foi encoberto pela qualidade musical apresentada. Os grandes sucessos foram O vira, Sangue Latino, Flores Astrais, Rosa de Hiroshima. Além disso, eles gravaram músicas de Caetano, Vinícius de Morais e outros grandes nomes. Ney Matogrosso cantando Tigresa, de Caetano Veloso, é explêndido. Mas a música que escolhi para hoje é outra. O patrão nosso de cada dia. Essa música é lindíssima e merece estar aqui na semana das bandas que já se disfizeram. Amantes da música, com vocês, Secos e Molhados.


Eu quero o amor
da flor de cactus
Ela não quis

Eu dei-lhe a flor
de minha vida
vivo agitado

Eu já não sei se sei
de tudo ou quase tudo
Eu só sei de mim
de nós
de todo o mundo

Eu vivo preso
a sua senha
Sou enganado

Eu solto o ar
no fim do dia
perdia a vida

Eu já não sei se sei
de nada ou quase nada
Eu só sei de mim
só sei de mim
só sei de mim

O patrão nosso
de cada dia
dia após dia

segunda-feira, junho 25, 2007

JUSTIÇA SUSPENDE DIREITOS POLÍTICOS DE EX-PREFEITO DE PARACATU

A Justiça determinou a perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos pelo prazo de três anos do ex-prefeito municipal de Paracatu, Almir Paraca, em razão da contratação irregular de diversos agentes públicos. A decisão atendeu pedido feito em Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa proposta pelo Ministério Público estadual.

Segundo o promotor de Justiça responsável pela Ação, Peterson Queiroz Araújo, no ano de 2000, o prefeito firmou 556 contratos administrativos de agentes públicos por tempo determinado. Entretanto, as funções para as quais houve contratação de servidores não caracterizaram excepcional interesse público.

Além disso, na época em que foram feitas as contratações, havia candidatos aprovados em concurso público para os cargos que foram ocupados pelos agentes contratados irregularmente. O promotor de Justiça disse ainda que o ex-prefeito não efetuou o recolhimento das contribuições previdenciárias relativas à esses contratos.

Peterson Queiroz considera que a condenação representa um inegável avanço na defesa do regime democrático e da ordem jurídica pátria. “A contratação temporária irregular impede o acesso de pessoas capacitadas aos cargos públicos, cujas funções, são, não raras vezes, exercidas por apaziguados dos detentores de poder”, completa.

Além do afastamento do prefeito, a Justiça determinou ainda a anulação dos 556 contratos firmados irregularmente pelo município. A Assembléia Legislativa de Minas Gerais e a Justiça Eleitoral serão oficiadas da decisão transitada em julgado.

A informação foi publicada no site do Ministério Público de Minas Gerais.

TODOS CONTRA A VIOLÊNCIA

Estou aceitando a sugestão de um leitor do blog para falar sobre a campanha contra a violência do Diários Associados. Jornais, telejornais, rádios do grupo estão mobilizaos para promover a campanha e conta com a ajuda da população. Se é para ajudar, o blog está a disposição. Segue os dois primeiros parágrafos da matéria publicada no site Uai. Para entender melhor, acesse o link abaixo. Violência não.

O movimento “Conquiste a paz”, que está sendo lançado hoje pelos Associados Minas, visando impulsionar ações coletivas contra a violência, está alicerçado por uma sólida campanha publicitária, desenvolvida pela TOM Comunicação. As peças destacam a importância do “Conquiste a paz” e sua proposta de educação social e cidadã, mobilizando a população a combater os fatores que facilitam a disseminação da violência, como a impunidade, a desestruturação da família e falta de opções de lazer e cultura.

A campanha é constituída de três fases. A primeira, com teasers, começou no domingo passado. Anúncios, spot e filme de 15 segundos anunciaram que “a violência está escrevendo uma página triste em nossa história, mas juntos podemos virar essa página”. Hoje começa a segunda fase, que apresenta o conceito do “Conquiste a paz”. Anúncios, filme e spot de 30 segundos reforçam que “pra viver em paz tem que ter atitude”.

Saiba mais sobre a campanha: Clique abaixo:
http://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_4/2007/06/17/em_noticia_interna,id_sessao=4&id_noticia=15994/em_noticia_interna.shtml

HOMENAGEM A BANDAS QUE SE FORAM

Essa semana será dedicada àquelas bandas que já não existem mais. Pelo menos da maneira como surgiram, como os Mutantes. Eles voltaram com os vocais de Zélia Duncan. Porém é mais uma volta meteórica que uma coisa pra valer. Tanto que só tocam as músicas antigas nos pingados shows. Por isso, considero que os Mutantes acabaram. A formação clássica, com Rita Lee, marcou extremamente a Música Popular Brasileira. Em pleno fervor musical dos anos 60, o trio (Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias) lançou uma música diferente, com influências complexas e que muita gente não entendeu. E não entende até hoje. Mas a verdade é que eles revolucionaram a forma de fazer música. Quem já ouviu "Não vá se perder por aí" sabe do que estou falando.

Mas a música que escolhi para hoje é o maior sucesso dos Mutantes: Balada do Louco. A letra é supimpa, como diziam na época em que foi lançada. É de Arnaldo Baptista e Rita Lee. Está no LP Mutantes e seus cometas no país dos Baurets, de 1972. Grande ano. É por essas e outras que é sempre bom olharmos para trás e lembrarmos de quem fez música de qualidade. Amantes da boa música, com vocês, Mutantes.


Dizem que sou louco
por pensar assim
Se eu sou muito louco
por eu ser feliz

Mas louco é quem me diz
E não é feliz, não é feliz

Se eles são bonitos, sou Alain Delon
Se eles são famosos, sou Napoleão
Mas louco é quem me diz
que não é feliz, não é feliz

Eu juro que é melhor
Não ser o normal
Se eu posso pensar que Deus sou eu e Brrrrr...

Se eles têm três carros, eu posso voar
Se eles rezam muito, eu já estou no céu

Mas louco é quem me diz
Que não é feliz, não é feliz

Eu juro que é melhor
Não ser o normal
Se eu posso pensar que Deus sou eu e Brrrrr...

Sim sou muito louco, não vou me curar
Já não sou o único que encontrou a paz

Mas louco é quem me diz
E não é feliz
Eu sou feliz

sexta-feira, junho 22, 2007

MAIS PRAZO PARA INSCRIÇÕES

As inscrições ao cadastro escolar para o ensino fundamental, em 2008, na rede pública de ensino, foram prorrogadas até sexta-feira, dia 29.

Devem ser inscritas as crianças nascidas até 30 de junho de 2002. O cadastro escolar garante uma vaga no ensino fundamental na escola estadual ou municipal mais próxima da residência da criança. Em cada município há postos de inscrições. Em todo o estado, são esperadas cerca de 200 mil inscrições.

A rede pública oferece ensino fundamental de 9 anos. Os pais das crianças que completarão seis anos de idade até o dia 30 de junho de 2008 devem comparecer aos postos de inscrição do cadastro munidos da certidão de nascimento da criança (original e cópia) e uma conta de luz (original e cópia) da residência com data a partir do mês de fevereiro/2007.

O cadastro permite ao Governo do Estado e às prefeituras dimensionarem a demanda escolar, encaminhando com tranquilidade as crianças que vão iniciar os estudos, os alunos que desejam a transferência para a rede pública e os estudantes que queiram retornar à escola, seja qual for a série do ensino fundamental. Os alunos em transferência e os que estão retomando os estudos devem apresentar também o comprovante de escolaridade (caderneta, boletim ou documento comprobatório de escolaridade expedido pela escola de origem). A inscrição deverá ser feita pelo pai, mãe ou responsável.

Mais informações, na página da Secretaria de educação:

http://www.educacao.mg.gov.br/sistema/index.asp?ID_PROJETO=28&ID_OBJETO=27476&ID_PAI=24414&tipo=Objeto&n=s

ESSA VALE PELA CURIOSIDADE. E PELA FALTA DE CURIOSIDADE

Uma dona de casa de Uberaba teve uma surpresa quando foi para o hospital, para uma cirurgia de vesícula. Maria de Lourdes disse que no começo do ano procurou o hospital com dores na barriga. Ela levou o resultado de ultra-som de 2003 que apontava uma pedra na vesícula. De lá pra cá, ela afirma que foi atendida por vários médicos, que pediram diversos exames, e tomou remédios para resolver o problema. Até que, na quarta-feira da semana passada, ela sentiu fortes dores e foi ao hospital para marcar a cirurgia de retirada da pedra.

Foi quando os médicos perceberam que na verdade ela estava grávida e fizeram o parto. Segundo o ginecologista, o risco foi grande. O pai estava no trabalho quando ficou sabendo da novidade. Ele mora com a mulher e uma filha de sete anos. A notícia pegou toda a família de surpresa. A assessoria de imprensa do hospital informou que o caso está sendo apurado. A criança recebeu o nome de vitória. Ela já teve alta e está em casa.

A Globominas fez uma matéria sobre a curiosidade. Quer assistir? Clique no link abaixo.

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM691917-7823-MULHER+TEM+SURPRESA+AO+SE+INTERNAR+PARA+CIRURGIA,00.html

VIVA MESTRE JORGE BEN JOR

Quem não gosta do Jorge, bom sujeito não é. É ruim da cabeça e péssimo do pé. Em se tratando de cabeça, porque não há um ser humano, que entenda apenas um pouqinho de música, que não foque nesse excelente músico. Por parte do pé, só não gosta de Ben Jor quem não sabe sambar ou, pelo menos, se balançar.

A música de Jorge Ben Jor é dançante, envolvente e caliente. O músico é um daqueles que apareceram à frente do próprio tempo. Quando criança ouvia Ataulfo Alves e era fã de João Gilberto. Na época, a bossa nova era sucesso no Brasil e no mundo. Resolveu ser músico e o primeiro sucesso foi Mas que nada. Pouco depois, Chove Chuva. Não eram bossa nova, também não eram samba, como os da época. Foi criticado por isso. Os músicos torceram o nariz enquanto ele buscava instrumentistas para gravar LPs. Foi tão difícil que optou por uma banda de jazz, acostumada com o improviso. Gravou então com os magníficos Meireles e os Copa 5.

Há pouco tempo, a banda para adolescentes Black Eyed Peas gravou, com Sérgio Mendes, Mas que Nada. Aliás, os rappers do grupo são fãs de Ben Jor desde crianças. essa música foi uma das mais gravadas em todos os tempos. Olhe só a lista de quem gravou Mas que Nada: Ella Fitzgerald, Dizzie Gilespie, Julio Iglesias, Al Jarreau, Trini Lopez, José Feliciano, Fred Bongusto, Mina, Nicoletta, Los Hermanos... Isso, sem falar de outras dezenas de bandas menos conhecidas pelo mundo afora. Mas a música que trago do mestre Jorge para hoje é O telefone tocou novamente. É muito legal essa música. Tem uma instrumentalização envolvente e gostosa de se ouvir. Amantes da boa música, com vocês, Jorge Ben Jor.


O telefone tocou novamente
Fui atender e não era o meu amor
Será que ela ainda está muito zangada comigo
Que pena há,há,há
Que pena
Que pena há,há,há
Que pena

Pois só ela me entende e me acode
Na queda ou na ascensão
Ela é a paz da minha guerra
Ela é meu estado de espírito
Ela é a minha proteção

Que pena há,há,ha
Que pena
Que pena há,há,ha
Que pena

Com ela eu sou mais eu
Com ela eu sou um anjo
Com ela eu sou criança
Eu sou a paz,
Eu sou o amor
E a esperança.
O telefone tocou novamente...

quinta-feira, junho 21, 2007

ACREDITE: ELES FAZEM ROCK

Essa semana, ouvi do meu amigo Alexandre Ferrari, repórter, uma história que ache interessantíssima. Quando ele trabalhava na TV Alterosa, foi a Diamantina para fazer uma matéria. Fez mais. Assistiu a um show do 14 Bis dentro de uma igreja. Deve ter sido maravilhoso. Ouvir uma banda magnífica como 14 Bis dentro de uma igreja de Diamantina. Fiquei com inveja.

Sentimento vil de lado, a hístória me fez relembrar da banda. Sempre gostei muito do 14 Bis, desde criança. Ficava viajando nas letras e me lembro de um trecho de Bola de meia, bola de gude: "toda vez que a bruxa me assombra, o menino me dá a mão". Ficava me perguntando: mas o menino não sente medo da bruxa? Coisa de criança. Hoje, percebo que naquela época já prestava atenção no que era escrito, a forma como isso virava música e, graças a Deus, aprendi a gostar de MPB.

O 14 Bis é uma autêntica banda mineira e tem uma sonoridade montanhosa, das alterosas. Ouvi há algum tempo uma entrevista com o Flávio Ventinuri, ex-líder da banda, em que ele dizia ficar magoado quando alguém lembra das primeiras bandas de rock do Brasil e não cita o 14 Bis. A explicação talvez seja de que a banda não tinha um rock que era moda na época, mais voltado para o punk. Eles tinham uma melodia mais lírica. E se inspiraram nos Beatles para surgirem. A maioria dos outros grupos se inspiravam em Ramones e Sex Pistols. Mas a verdade é que o 14 Bis é uma banda que sobreviveu a modismos, toca uma música de alta qualidade e é orgulho das Minas Gerais. Em homenagem a minha infância e, tenho certeza, de várias pessoas, a música de hoje é Bola de Meia, bola de gude. Essa foi gravada há pouco tempo pelo Skank. Amantes da boa música, com vocês, 14 Bis.


Há um menino, há um moleque,
morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto balança
ele vem pra me dar a mão

Há um passado no meu presente,
o sol bem quente lá no meu quintal
Toda vez que a bruxa me assombra
o menino me dá a mão

Ele fala de coisas bonitas
que eu acredito que não deixarão de existir
Amizade, palavra, respeito, caráter, bondade, alegria
e amor

Pois não posso, não devo,
não quero viver como toda essa gente insiste em viver
Não posso aceitar sossegado qualquer maldade
ser coisa normal

Bola de meia, bola de gude,
o solidário não quer solidão
Toda vez que a tristeza me alcança
o menino me dá a mão

Há um menino, há um moleque
morando sempre no meu coração
toda vez que o adulto fraqueja
ele vem pra me dar a mão

Há um menino, há um moleque
morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto balança
ele vem pra me dar a mão

Há um passado, no meu presente,
um Sol bem quente lá no meu quintal
Toda vez que a bruxa me assusta
o menino me dá a mão

quarta-feira, junho 20, 2007

DEPUTADOS CONTRA MINISTÉRIO PÚBLICO

O Ministério Público deve entrar na justiça contra uma decisão dos senhores deputados estaduais. Eles aprovaram, em plenário, um projeto de lei que retira dos promotores o poder de investigar e propor ações contra autoridades estaduais.

O assunto está sendo discutido no Supremo. Um policial do interior de São Paulo foi invetigado e preso após denúncia do Ministério Público. A defesa dele entrou na justiça alegando que os promotores não poderiam fazer a investigação. O caso parou no Supremo e já foi ao plenário. Mas o ministro Cézar Peluso pediu vista. Ou seja, pediu mais tempo para analisar o caso. Essa análise do Supremo é definitiva. Se os ministros entenderem que os promotores extrapolaram as funções nesse caso, valerá para todos. Cria uma jurisprudência. Ainda não há data para a votação final.

Quer saber mais sobre o caso dos deputados mineiros. acesse o link abaixo e veja uma matéria da TV Globo Minas.

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM691054-7823-LEI+TIRA+PODERES+DE+PROMOTORES+DE+JUSTICA,00.html

RUIM NO MARKETING. ÓTIMO NO SOM. É O NEW ORDER

Esta é a capa de um álbum do New Order: Internacional, de 2002. A maioria das capas do grupo são assim: sem fotos dos integrantes ou até mesmo o nome da banda. Os entendidos do assunto dizem que esse foi o principal pecado do New Order: o marketing ruim. Ele poderiam ser mais conhecidos do grande público e faturado mais. Tudo bem, opinião é opinião. Mas o New Order foi uma das bandas mais influentes desde o início dos anos 80. A onda punk estava no auge na Inglaterra e o grupo Joy Division havia se desfeito. O vocalista do Joy se suicidou depois de uma briga com a esposa. Os outros integrantes choraram a morte, se juntaram, sorriram e resolveram formar um novo grupo: o New Order. Eles se caracterizaram, não só pelas capas de disco estranhas, mas como a mistura de rock punk com elementos eletrônicos, que acabariam sendo a base para as bandas tecno. São deles também, a mania de lançar singles, e não LPs. Ou seja. Uma ou duas músicas num disco. E não 10, 12, como é mais comum. O primeiro single foi Blue Monday. Uma canção muitíssimo legal que ganhou versões mais dançantes ainda nos anos 80 e anos 90. Daí vieram The perfect kiss, Bizarre Love Triangle, Regrets, Confusion, True Faith... Todas muito tocadas até hoje nas rádios.

Ano passado, o grupo veio ao Brasil. Tocou, inclusive, em Brasília. Foi um sucesso. Último sucesso. Ele anunciaram o fim da banda no início deste ano e afirmaram que não retornariam à ativa. Cada um seguiu caminho próprio em trabalhos solo. A música que escolhi para hoje talvez seja a mais conhecida do New Order: Bizarre Love Triangle. Amantes da boa música, com vocês, New Order.


Toda vez que penso em você
Eu sinto passar por mim um raio de tristeza
Não é um problema meu mas é uma coisa que não gosto
Vivendo esta vida que não posso deixar para trás
Não faz sentido em me dizer
Que a sabedoria de um tolo não vai te libertar
Mas é assim que as coisas são
E é o que ninguém sabe
E a cada dia que passa minha confusão cresce

Toda vez que te vejo caindo
Eu fico de joelhos e faço uma oração
Estou esperando pelo momento final
Quando você dirá as palavras que não posso dizer

Eu me sinto muito bem
Eu me sinto como nunca deveria me sentir
E quando eu fico assim eu simplesmente não sei o que
dizer
Porque não podemos ser nós mesmos da mesma forma que
fomos no passado
Eu não tenho certeza do que isso significa
Eu não acho que você é o que parece
E na verdade admito para mim mesmo
Que se eu machucar outra pessoa
Eu jamais verei o que na verdade deveríamos ter sido

Toda vez que te vejo caindo
Eu fico de joelhos e faço uma oração
Estou esperando pelo momento final
Quando você dirá as palavras que não posso dizer

terça-feira, junho 19, 2007

REPARTINDO O DINHEIRO DO ICMS

A Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou parecer de 1º turno favorável ao Projeto de Lei (PL) 637/07, de autoria do deputado Dinis Pinheiro (PSDB), que dispõe sobre a distribuição da parcela do produto da arrecadação do ICMS pertencente aos municípios.

O parecer do relator, que foi o próprio presidente da comissão, deputado Weliton Prado (PT), foi pela aprovação na forma do substitutivo nº 1, apresentado pela comissão. As duas emendas apresentadas pelos deputados Ronaldo Magalhães (PSDB) e Wander Borges (PSB) durante a discussão do projeto pela comissão, foram incorporadas ao substitutivo aprovado.

Em seu parecer, Weliton Prado critica o repasse crescente de responsabilidades e atribuições para os municípios, sem o correspondente crescimento das alíquotas no bolo tributário. Para ele, o ideal seria o aumento de 25 para 30% na participação dos municípios, saindo os 5% da União e dos Estados. No entanto, Prado assinala que o substitutivo reduz o impacto do projeto de Dinis Pinheiro sobre os municípios que teriam perda de arrecadação, tornando-o mais "negociável" para ir ao Plenário e ser aprovado.

Pelo projeto original, 762 municípios seriam beneficiados com aumento de arrecadação. Ribeirão das Neves, por exemplo, ganharia 12% a mais do que recebe atualmente. Por outro lado, os 91 municípios mais ricos, como Betim e Uberlândia, teriam perdas consideráveis. Entre os critérios que definem o complexo cálculo do valor a ser transferido a cada município, estão os econômicos (valor adicionado fiscal, produção de alimentos, cuidados ambientais, receita própria e atividade de mineração), os sociais solidários (área geográfica, população, educação, patrimônio cultural e saúde) e os de compensação solidária, que procuram socorrer os municípios mais pobres.

Outro mérito do substitutivo, segundo o deputado Weliton Prado, é a criação de mecanismos para compensar as perdas dos municípios mais ricos, através de um fundo que dispenderia cerca de R$ 100 milhões e que poderia ser constituído com pequena parte dos créditos de ICMS que Minas tem para receber. As emendas acolhidas remanejam 0,11% do VAF, e 0,5% da população por área geográfica.


As constantes atualizações da Lei Robin Hood

A redistribuição do ICMS entre os municípios, definida pela Lei 13.803, de 2000, sempre foi um tema polêmico, desde a aprovação da primeira lei apelidada de "Robin Hood" em 1995, ao tempo do governador Eduardo Azeredo. As leis que tratam do tema eram as de números 12.040, de 1995; 12.428, de 1996; 12.581, de1997; 12.734, de 1999 e 12.970, de 1998. Todas foram revogadas no ano 2000 pela Lei 13.803, que vigora há sete anos estabelecendo os critérios para distribuição do ICMS, que é a maior fonte de arrecadação da maioria dos municípios. Esse assunto sempre suscita a rediscussão do pacto federativo, considerando que o fardo carrregado pelos municípios é crescente.

O INCOMPARÁVEL ED MOTTA

A gravura ao lado é da capa do álbum Aystelum, de Ed Motta. Ouço sempre o disco. É muitíssimo bom. Ele mistura jazz, funk, soul e experimenta harmonias que se encaixam perfeitamente. Para mim, Ed Motta é um dos melhores artistas do país. Tem uma voz marcante, é instrumentista de mão cheia, não está a mercê do mercado e arrisca sempre. Coisa rara. Aystelum foi lançado no Brasil ao mesmo tempo que saiu na Inglaterra e no Japão, em 2005. Lá, há versões em vinil. Coisa de gente fina, móra.

Ed Motta surgiu no mundo musical no fim dos anos 80, com a Conexão Japeri. Manuel e Vamos Dançar tocaram muito naquela época. Depois vieram Baixo Rio, Um jantar pra dois, Solução e muitas outras. Até aí, nada demais. Os discos acertaram em cheio no gosto popular e o barrigudo mantinha a originalidade. Em 2002, ele lançou Dwitza. Um disco experimental que fez sucesso absoluto na europa. Em 2005, foi a vez de Aystelum. Como disse, tem muito jazz. E, por isso, gosto demais. A música que escolhi para hoje é de Aystelum: A Charada. Amantes da boa música, com vocês, Ed Motta.


Mais ninguém tocou meu coração
E decifrou assim a charada
Fez tão bem
O mundo é bom pra mim
Até perder me faz dar risada

É bem mais que imaginei
Mais do que eu sonhei
Demais

Tudo assim foi da cabeça aos pés
Você em pôs de vez na parada
Me fez bem e com meu coração
E deciforu a charada

É mais que imaginei
Mais do que eu sonhei
Demais

Tudo assim foi da cabeça aos pés
Você em pôs de vez na parada
Me fez bem e com meu coração
E deciforu a charada

É mais que imaginei
Mais do que eu sonhei
Demais

SRS PAIS: FAÇAM O CADASTRO ESCOLAR

O cadastro escolar garante uma vaga no ensino fundamental na escola estadual ou municipal mais próxima da residência da criança. Em Belo Horizonte, os pais devem ir a uma agência dos correios e, no Interior do estado, haverá posto de inscrição em todos os municípios.
Em Minas Gerais, toda a rede pública oferece ensino fundamental de 9 anos. Os pais das crianças que completarão seis anos de idade até o dia 30 de junho de 2008 devem comparecer aos postos de inscrição do cadastro munidos da certidão de nascimento da criança (original e cópia) e uma conta de luz (original e cópia) da residência com data a partir do mês de fevereiro/2007.
O cadastro permite ao Governo do Estado e às prefeituras dimensionarem a demanda escolar, encaminhando com tranquilidade as crianças que vão iniciar os estudos, os alunos que desejam a transferência para a rede pública e os estudantes que queiram retornar à escola, seja qual for a série do ensino fundamental. Os alunos em transferência e os que estão retomando os estudos devem apresentar também o comprovante de escolaridade (caderneta, boletim ou documento comprobatório de escolaridade expedido pela escola de origem). A inscrição deverá ser feita pelo pai, mãe ou responsável.

Mais informações no link abaixo:
http://www.educacao.mg.gov.br/sistema/index.asp?ID_PROJETO=28&ID_OBJETO=27431&ID_PAI=24414&tipo=Objeto&n=s

sexta-feira, junho 15, 2007

QUE DIABOS É A REFORMA POLÍTICA?

A reforma política está tão em construção quanto a casa do pedreiro ao lado. A diferença é de que querem mudar tudo. Ao mesmo tempo em que não querem mudar nada.

A explicação para isso é a seguinte: todo mundo sabe que o sistema eleitoral brasileiro está falido. E está na moda falar mal dele. Até pode render votos. No mínimo, a oportunidade de estar na mídia. E é de olho nisso que os políticos estão. Falam aos quatro ventos, por exemplo, que votar em candidato que troca de partido depois de eleito é despediçar o voto. O problema é que todos os que foram eleitos estão no poder por causa desse sistema falido. Não porque trocaram de partido, mas porque as regras permitem isso.

A solução seria votar em um partido. E a legenda escolheria, numa lista pré-determinada, o político que ocuparia a vaga de senador, deputado, vereador... Quer dizer, os caciques partidários teriam um poder muito maior. Isso iria acontecer porque, na prática, a construção da lista seria de responsabilidade deles. Quem tivesse mais afinidade com o cacique, daria-se bem. Ou quem tivesse mais dinheiro. Vou dar um exemplo. Nessa fórmula, chamada de lista fechada, as eleições municipais do ano que vem funcionariam dessa forma: você vota no partido "x" que apresentaria uma lista de possíveis vereadores. Se o tal partido teve mais votos que outro, escolheria, na lista, os filiados que iriam ocupar a vaga na câmara. Quanto mais votos no partido, mais filiados ele teria no parlamento municipal. Isso serviria para a escolha de senadores, deputados estaduais e federais.

Há outra proposta: o eleitor votaria no partido, como na primeira opção, mas votaria também em um candidato. Daí, ocuparia uma cadeira na câmara o candidato mais votado ou os candidatos mais votados do partido mais votado. Esse é o voto misto.

Essas são algumas alternativas da reforma política, que está tramitando na câmara dos deputados. Dentro da reforma, ainda está o financiamento público de campanha, em que as empresas não entregariam dinheiro aos partidos, como hoje. Esse dinheiro viria de um fundo público. Quer dizer, as campanhas eleitorais seriam pagas pelos nossos impostos. O projeto de lei que está em discussão no plenário da câmara dos deputados tem mais de 200 emendas. Isso mostra o quanto a matéria é polêmica e apresenta discordância.

ATENÇÃO
É preciso que o eleitor esteja atento ao que está acontecendo nesse sentido. A reforma política vai mudar nossa maneira de votar, de trabalho do parlamentar, da força dos partidos, enfim, das nossas vidas. Terça-feira que vem, o assunto deve ser retomado na câmara e a expectativa é de que haja muita discussão, antes da votação do projeto. O relator, deputado Ronaldo Caiado, diz que está com o relatório pronto. Mas não adianta se é contra ou a favor do financiamento público, da lista fechada ou do voto misto. Vamos ficar ligados para não sermos pegos de surpresa.

LUCIANA MELLO, FILHA DE JAIR E IRMÃ DE JAIRZINHO

Luciana Mello é filha de um sambista, irmã de um músico, compositor e cantor de MPB mas optou pelo pop swingado, ou seja R&B romântico. Apesar de um repertório não tão bom, Luciana mostra muita vitalidade ao cantar, provando ter um timbre de voz atraente com vários recursos de interpretação. Não decpciona. Boa cantora ela é, falta um repertório que convença, uma lista de músicas que a coloquem na vitrine das grandes intérpretes. Falta muito.

A crítica que faço não esconde a admiração que tenho por ela. E é por isso que acho que ela deve figurar entre os artistas homenageados pelo blog. A música que escolhi para hoje é de 2000, do primeiro disco solo dela. Simples Desejo é de autoria do irmão Jairzinho Oliveira e Daniel Carlomagno. Os dois estão sempre presentes na obra da cantora. Depois do disco de estréia, ela lançou mais dois álbuns. Um em 2000 e outro em 2004. Há a expectativa que ela lance outro este ano. Amantes da boa música, com vocês, Luciana Mello.


Que tal abrir a porta do dia-a-dia
Entrar sem pedir licença
Sem parar pra pensar,
Pensar em nada...
Legal ficar sorrindo à toa, toa
Sorrir pra qualquer pessoa
Andar sem rumo na rua

Pra viver e pra ver
Não é preciso muito
Atenção, a lição
Está em cada gesto
Tá no mar, tá no ar
No brilho dos seus olhos
Eu não quero tudo de uma vez
Eu só tenho um simples desejo

Hoje eu só quero que o dia termine bem
Hoje eu só quero que o dia termine muito bem

Legal ficar sorrindo à toa, toa
Sorrir pra qualquer pessoa
Andar sem rumo na rua

Pra viver e pra ver
Não é preciso muito não
Atenção, a lição
Está em cada gesto
Tá no mar, tá no ar
No brilho dos seus olhos
Eu não quero tudo de uma vez não
Eu só tenho um simples desejo

Hoje eu só quero que o dia termine bem
Hoje eu só quero que o dia termine muito bem

quinta-feira, junho 14, 2007

O MARTINHO, DA VILA IZABEL


Eu escolhi essa foto do Martinho por dois motivos: é a capa do primeiro álbum dele, além de mostrar uma cara que muita gente desconhece. É de 1969 e Martinho tinha 31 anos. Martinho José Ferreira, o Martinho da Vila é compositor e poeta de grande talento. Já aos quinze anos fazia seu primeiro samba de terreiro, Piquenique, para a escola de samba Aprendizes da Boca do Mato e em 1957 aos dezenove anos inicia uma surpreendente produção de 12 sambas enredo para a escola.

Serviu ainda ao exercito, fez um curso de contabilidade, mas seguiu mesmo a vocação de sambista. Participou de festivais tornando-se mais conhecido do grande público. O crescente respeito ao seu talento o levou a gravar o primeiro disco (foto). O resultado foi um dos maiores fenômenos de popularidade já registrados por um compositor de samba, e seguramente o primeiro sambista a se tornar recordista em venda de discos, desse modo, da noite para o dia. O Brasil ficou sabendo quem era o notável compositor carioca e Martinho da Vila elevou o samba a um patamar de respeitabilidade que já vinha crescendo mas que se consolidou com o seu sucesso. A música que escolhi para hoje é Ex-amor. É de 1981, do álbum Sentimentos. Essa canção traduz bem o que é o samba de Martinho: compassado e envolvente. Amantes da boa música, com vocês, Martinho da Vila.


Ex- amor
gostaria que tu soubesses
o tanto que eu sofri
ao ter que me afastar de ti

Não chorei
como louco eu até sorri
mas no fundo só eu sei
das angústias que senti

Sempre sonhamos com o mais eterno amor
infelizmente eu lamento mas não deu
nos desgastamos transformando tudo em dor
mas mesmo assim, eu acredito que valeu

Quando a saudade bate forte, é envolvente
eu me possuo e é na tua intenção
com a minha cuca naqueles momentos quentes
em que se acelerava o meu coração

Ex-amor
gostaria que tu soubesses
o tanto que eu sofri
ao ter que me afastar de ti

Não chorei
como louca até sorri
mas no fundo só eu sei
as angústias que senti

quarta-feira, junho 13, 2007

DEP. JOSÉ SANTANA: "SENDO CANDIDATO OU NÃO, SEREI CABO ELEITORAL DE ANTÉRIO MÂNICA PARA DEPUTADO FEDERAL"

Como estou trabalhando na TV Câmara a partir das 14:00h, aproveitei para conversar com os deputados mais votados de Unaí. Os mesmos que têm o trabalho parlamentar acompanhado pelo blog e publicado mensalmente. O primeiro foi o deputado José Santana. Foi um bate papo de meia hora. O deputado afirmou que ainda não decidiu se será candidato novamente. Diz que é cedo para ter certeza sobre isso.

José Santana sabe do desejo de Antério Mânica, prefeito de Unaí, em ser candidato a deputado federal. E me surpreendeu com uma afirmação: "se eu for candidato e Antério também for, faço questão de ir à região de Unaí para trabalhar para ele. Não vou pedir voto para mim na região. E, sim, para ele. Se eu não for candidato, serei cabo eleitoral dele e vou tentar transferir os votos que sempre tive para que ele seja eleito". O deputado afirmou confiar plenamente em Antério, ao qual classificou como leal, talentoso e competente.

José Santana também se disse pronto para participar das eleições municipais em Unaí, ano que vem. Disse que ainda não foi contactado por ninguém da cidade. Mas deixou claro que apoiará o grupo político de Antério. Seja quem for o candidato. "Política se faz com grupo. E nao sozinho. Pertenço ao grupo do prefeito e do vice-prefeito. Por isso, vou andar no grupo. Quem sair do grupo não terá o meu apoio".

O deputado já sabia do trabalho que o blog faz mensalmente sobre o trabalho parlamentar dele. Foi informado pela assessora Érika, com quem tenho contato. E se disse satisfeito ao saber do que é feito. José Santana disse que chegou politicamente em Unaí quando o PL era formado na cidade. Afirmou que não pretendia angariar votos na cidade. Mas depois que atendeu pedidos do prefeito para melhorias no município, achou natural ser o segundo mais votado nas últimas eleições. Disse ter sido uma grande votação.

Falou com orgulho do que ajudou a conquistar para Unaí: superintendência de ensino, travessia urbana, melhoria do asfalto da BR 251 e, R$ 8.000.000,00 para projetos da CODEVASF e, mais recentemente, a liberação do asfalto entre Boqueirão e Cangalha no valor de R$ 10.000.000,00.

OUTROS DEPUTADOS
Já entrei em contato com os deputados Toninho Andrade e Jaime Martins, os outros dois mais votados em Unaí. Ainda não obtive resposta para uma conversa. Estou aguardando. Assim que fizer isso, publico aqui no blog

O ASSALTO DOS PARALAMAS

Os Paralamas povoam o repertório do brasileiro há mais de 20 anos. E sempre com muita qualidade. O grupo se reuniu nos anos 80, em Brasília e Vital saiu logo no início. João Barone entrou no lugar dele e com Herbert Viana e Bi Ribeiro conquistaram o país com um som muito legal, misturando pop, rock, reggae e uma pitada de soul.

Vital foi muito importante para a banda, quando tocava bateria e quando virou tema de música. Vital e sua moto foi o primeiro sucesso dos Paralamas. A música que escolhi para hoje é de um dos melhores álbuns da banda: O passo do Lui. Assaltaram a gramática ficou meio esquecida ao lado de Ska, Óculos, Meu erro... mas teve espaço nas rádios. Eu me lembro que, quando era locutor, gostava muito de rodar a música. Achava um barato a letra: "...assassinaram a lógica, violentaram a métrica..." Uma crítica às besteiras que fazem com nossa língua. A música é de Lulu Santos (participa da gravação) e Waly Salomão. Portanto, amantes da boa música, com vocês, Paralamas do Sucesso.


Assaltaram a gramática
Assassinaram a lógica
Meteram poesia,
na bagunça do dia-a-dia

Sequestraram a fonética
Violentaram a métrica
Meteram poesia onde devia e não devia

Lá vem o poeta com sua coroa de louro
Agrião, pimentão, boldo
O poeta é a pimenta do planeta

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA QUER MUDAR LIBERAÇÃO DE ICMS

O Projeto de Lei 637/07, que prevê a redefinição dos critérios de repasse de recursos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para os municípios, foi baixado em diligência à Secretaria de Estado de Fazenda, a pedido do relator da matéria na Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, deputado Weliton Prado (PT). A matéria, de autoria do deputado Dinis Pinheiro (PSDB), estava na pauta da comissão desta terça-feira (12/6/07) para análise em 1º turno. O relator da proposição quer que a Secretaria informe a respeito dos efeitos do projeto sobre o repasse do ICMS aos municípios. Os deputados Wander Borges (PSB), Neider Moreira (PPS) e Ronaldo Magalhães (PSDB) apoiaram o pedido de diligência e afirmaram que o projeto, que é polêmico, precisa ser analisado com cautela.

A arrecadação do ICMS é dividida entre o Estado e os municípios, conforme determina a Constituição Federal. As prefeituras têm direito a 25% da receita desse imposto, que é distribuída segundo critérios também fixados pela Constituição. Três quartos desse valor são divididos de acordo com o Valor Adicionado Fiscal, que representa a soma dos produtos e serviços comercializados em cada cidade. O restante é dividido de acordo com legislações estaduais.

Em Minas Gerais, desde 2000 existe a Lei Robin Hood, cujo objetivo é beneficiar os municípios mais pobres com repasses maiores do ICMS. Mesmo com essa legislação, a receita com ICMS dos municípios apresenta distorções, como ilustra o autor do projeto, deputado Dinis Pinheiro. Segundo ele, Betim recebe repasses da ordem de R$ 30 milhões, enquanto Ribeirão das Neves, cidade do mesmo porte, recebe apenas R$ 1 milhão.

Unaí recebeu de ICMS, em dezembro do ano passado, R$ 852.310,03. Os dados deste ano não estão disponíveis.

terça-feira, junho 12, 2007

TEM LISBOA NO BLOG

Como eu havia prometido, publico uma matéria sobre Lisboa, em Portugal. O texto foi escrito por uma amiga portuguesa, a Helena. Fala sobre as festas juninas de lá, onde é tradição comer sardinhas assadas. A foto ao lado é da rua da Prata. Segundo minha amiga, o electrico está subindo a rua. Aqui, o tal electrico é conhecido como bonde. A rua fica no coração da baixa lisboeta, o que seria, no meu entendimento, a parte baixa da cidade, assim como acontece em Salvador, por exemplo. Num primeiro momento pensei em "abrasileirar" o texto escrito por ela. Mas preferi publicar da mesma forma que ela escreveu. Acho que assim fica melhor, mais autêntico. Até porque não há ninguém que não vá entender. Segue o texto dela:

LISBOA
Lisboa está em festa, no mês de Junho. Motivo? Festejam-se os santos populares. Começa pelo Santo António, o Santo casamenteiro, seu padroeiro, cuja festa tem lugar na noite de 12 de Junho, e dia 13 o seu feriado. Seguem-se o S. João e S. Pedro.
O cenário não podia ser melhor: a temperatura é amena, os dias são longos (o sol põe-se depois das nove da noite), a cidade está enfeitada com balões, flores de papel e bancas com vasos de manjericos. Os turistas são muitos, e correm a cidade numa tentativa de a conhecer. Nas horas vagas espalham-se pelas esplanadas e bares, que abundam na cidade.

Na noite de Santo António, todos saem à rua para participar na festa. Já lá vai o tempo em que ela era apenas do povo. A sardinha, rainha da festa, salta na brasa toda a noite, enquanto os seus apreciadores se acotovelam para serem atendidos. Há bailaricos improvisados, mas é numa das principais avenidas da cidade (Av. da Liberdade), que a festa se torna mais aguerrida. Desfilam grupos vestidos de forma tradicional, representando um bairro típico da cidade cada um.

Dançam e cantam em despique, tentando ganhar o primeiro prémio. São as marchas populares.
A juntar a isto, a Câmara Municipal de Lisboa tem organizado, em homenagem ao seu santo, a iniciativa “noivas de Santo António”. Este evento organiza a festa de casamento dos noivos de fraca condição económica, e que desta forma têm direito à sua festa sem gastarem nada, sendo a mesma transmitida pela TV. Como o número de candidatos aumentou, agora é feita uma selecção rigorosa.

Breve história da cidade de Lisboa

A sua origem perde-se no tempo, mas descobertas recentes baseadas em dados arqueológicos, parecem provar que a cidade foi fundada em 1200 a.C. (antes de Cristo) pelos fenícios como sua colónia, à qual deram o nome de Alis Ubbo (significa enseada amena).
Por aqui passaram celtas, iberos, gregos, romanos e árabes. Em 205 A.C. o seu nome é Olissipo. Neste período alia-se aos romanos e é absorvida pelo império romano, sendo os seus habitantes reconhecidos com cidadania romana – privilégio raríssimo para os povos não italianos.
Em 719 foi tomada pelos mouros provenientes do norte de África. Os Árabes chamam-lhe al-Lixbûnã.

400 Anos mais tarde foi reconquistada pelos cristãos, graças ao primeiro rei português, D. Afonso Henriques.
Na Idade Média a cidade cresceu e tornou-se um importante porto de comércio. Teve direito a Universidade. De Lisboa partiram as expedições na época dos Descobrimentos (Sec. XV) e tornou-se um importante centro mercantil da Europa.
Em 1 de Novembro de 1755 a cidade é devastada por um terramoto, que quase a destruiu, e foi mandada reconstruir por Marquês de Pombal.

A invasão pelas tropas de Napoleão Bonaparte tem lugar no início de século XIX, o que obrigou o Rei D. João VI a retirar-se temporariamente para o Brasil. A situação piorou com as lutas liberais, criando um clima de conspiração e intriga políticas. Foi nesse clima que floresceram um grande número de cafés e teatros na cidade. Muitos ainda sobrevivem. Outros, infelizmente desapareceram, dando origem a centros comerciais, bancos, restaurantes de fast-food, etc. Apesar disso, Lisboa tem muitos monumentos que contam a sua história: museus, Castelo de S. Jorge, Mosteiro dos Jerónimos, Torre de Belém, Sé Catedral, Igrejas e capelas.

DICA MUSICAL PARA O DIA DOS NAMORADOS

Como hoje é dia dos namorados, nada melhor que homenagear os pombinhos que vivem agarrados por aí. Namorar é muito bom, todo mundo sabe. Melhor ainda é namorar ao som de uma música melosa, daquelas que nos empurram contra (ou a favor) do grande amor. Escolhi uma lindíssima música para hoje. Sugiro que, se nunca namorou ao som dela, que faça isso. Não haverá falhas.

Pensei, num primeiro momento, em Summertime, com Ella Fitzgerald. Mas optei por uma nacional, da maior cantora da atualidade: Maria Bethânia. A música não poderia ser outra: Minha Namorada. Uma belíssima canção de Vinícius de Moraes e Carlos Lyra. Já foi gravada por vários artistas e, se você não conhece, vale a pena dar uma olhadinha nas lojas ou mesmo na internet atrás da música. Sem mais conversa, vamos à letra. Amantes da boa música, com vocês, Maria Bethânia.


Se você quer ser minha namorada
Ah, que linda namorada você poderia ser
Se quiser ser somente minha
Exatamente essa coisinha, essa coisa toda minha
Que ninguém mais pode ser
Você tem que me fazer um juramento
De só ter um pensamento, ser só minha até morrer
E também de não perder esse jeitinho de falar
devagarinho
Essas histórias de você
E de repente me fazer muito carinho
E chorar bem de mansinho sem ninguém saber porquê
E se mais do que minha namorada
Você quer ser minha amada, minha amada, mas amada pra
valer

Aquela amada pelo amor predestinada
Sem a qual a vida é nada, sem a qual se quer morrer
Você tem que vir comigo em meu caminho
E talvez o meu caminho seja triste pra você
Os seus olhos tem que ser só dos meus olhos
Os seus braços o meu ninho no silêncio de depois
E você tem que ser a estrela derradeira
Minha amiga e companheira
No infinito de nós dois

segunda-feira, junho 11, 2007

BLOG TERÁ CULTURA PORTUGUESA

Eu tenho uma amiga que mora em Lisboa, capital de Portugal. Helena é advogada e é servidora pública. Há alguns dias conversei com ela sobre o blog, ela acessa sempre e teve a idéia de escrever algumas coisas de lá para cá. Achei muito legal. Acho que é uma maneira de conhecermos um pouco sobre o país que nos descobriu e com o qual temos tanto a ver. A religiosidade, por exemplo, é herdada dos portugueses. Católicos até a espinha, os lusos adoram as festas juninas. Há algumas coisas lá que achei um barato e gostaria de compartilhar com o leitor do blog. Por exemplo: a tradição portuguesa pede sardinha assada para comer nas festas. Equivale ao nosso milho assado.

Helena me mandou um texto "aportuguesado" das festas de lá que já começaram. Nas próximas horas ela vai me mandar algumas fotos. Quando as tais chegarem, publicarei o texto que ela já escreveu. Vou pedir a ela que, em outro momento, ela escreva alguma coisa sobre outras visões da cultura portuguesa. Será muito bom. Aguardem e espero que gostem.

MAIORIA ABSOLUTA ACREDITA QUE DELVITO TEM FEITO MAIS PELA CIDADE

A pergunta da enquete do blog foi: O prefeito Antério Mânica e o deputado Delvito Alves estão trabalhando juntos para melhorias em Unaí? Os leitores tinham quatro opções. A mais votada foi a que concordou com o fato de que o deputado Delvito Alves tem feito mais pela cidade quando comparado ao prefeito Antério Mânica. A resposta "Delvito tem feito mais pela cidade" ficou com 145 votos (75,92% do total). Na segunda colocação ficou com a respoosta "Não, mas deveriam já que foram eleitos para isso" (trabalherem juntos). Essa resposta teve a concordância de 36 leitores, ou seja, 18,85% do total. Nove internautas acreditam que Antério tem feito mais pela cidade quando optaram pela resposta "Antério tem feito mais pela cidade". Essa resposta ficou com 4,71% do total de votos. Apenas uma pessoa (0,52%) acredita que os dois trabalham juntos. Ess optou pela resposta "obras em Unaí e região só vão sair por causa do trabalho dos dois".

O resultado dessa enquete me fez pensar num outro questionário, que já está no blog: se as eleições fossem hoje, quem seria eleito prefeito de Unaí? As respostas estão ao lado. Não deixe de participar. Obrigado mais uma vez pelas respostas. Valeu.

BELÍSSIMA PAULA LIMA

Paula Lima é da nova safra da MPB, apesar de se dedicar à música desde a década de 90. Já cantou com Jorge Benjor, Thaíde e DJ Hum, além de fazer parte de duas bandas. Na carreira solo, tem agradado à crítica e demonstrado ser uma excelente intérprete. Se não optasse pela carreira artística, seria advogada. A belíssima Paula Lima se formou em direito, mas na infância já havia etudado piano, demonstrando paixão pela música. A música que escolhi para hoje é Guarda-chuva. Toca nas rádios há algum tempo. Tem uma letra bem legal, além de um swing contagiante. Amantes da boa música, com vocês, Paula Lima.


Mas quando eu comecei a gostar de você, é
Você me abandonou
Agora chora que é bom
Chora que eu quero ver
Vai começar a chover

Só eu tenho o guarda chuva
Adivinha quem vai se molhar
Quem vai se molhar é você
Também pode chorar que eu não volto atrás
Pois no meu guarda chuva não te levo mais...

Ninguém mais do que eu
Chorou, brigou por você
Ninguém mais do que eu
Sofreu, amou só você

sexta-feira, junho 08, 2007

A INCOMPARÁVEL FILHA DA ELIS

A gatíssima aí ao lado é a cara da mãe, tem o sorriso da mãe, tem a voz da mãe e tudo para se tornar uma artista tão importante para música brasileira quanto a mãe. Se isso é possível. Maria Rita, filha de Elis Regina, nasceu em 09 de setembro de 1977, em meio à melhor música que se podia produzir no país. Filha de Elis e César Camargo Mariano, dá pra imaginar como foi a infância musical da menina. Mas ela só decidiu se abrir definitivamente para a música aos 24 anos, em 2003. Entre 16 e 24 Maria Rita morou nos Estados Unidos com o pai e sozinha.

Apesar de ter a música na genética, ela se diz influenciada por Ella Fitzgerald, Nat King Cole, Djavan e Cássia Eller. Ter Elis e César Camargo nas veias e ainda influências desses artistas só poderia mesmo gerar uma cantora fabulosa que preza pela qualidade em cada tom de música, como é o caso de Maria Rita. A primeira apresentação como cantora aconteceu em 2002, ao ser convidada a fazer uma participação especial no show do violonista Chico Pinheiro. Um ano depois, ela gravou duas músicas no excelente disco Pietá, de Milton Nascimento. Estava decidido: Maria Rita se tornaria uma cantora. A música que escolhi para hoje foi um dos primeiros sucessos dela: A Festa. Essa canção tem uma história interessantíssima. Ela era tocada, sem letra, nos shows de Milton Nascimento. Maria Rita gostou muito e pediu ao grandioso músico que fizesse uma letra. Um certo dia ele passou por ela e entregou um papel de guardanapo. Ela não deu muita atenção e Milton, algum tempo depois, perguntou se ela havia gostado. Maria Rita não entendeu e foi alertada de que naquele papel insignificante estaria o sucesso que significaria muito para ela. Ela leu, adorou, gravou e despertou em todos o interesse pelo trabalho, agora como cantora. Amantes da boa música, com vocês, Maria Rita.


Já falei tantas vezes
do verde nos teus olhos
Todos os sentimentos lhe tocam a alma,
alegria ou tristeza
Se espalhando no campo, no canto, no gesto,
no sonho, na vida
Mas agora é o balanço,
essa dança nos toma,
esse som nos abraça, meu amor

O teu corpo moreno
vai abrindo caminhos,
acelera meu peito
E nem acredito no sonho que vejo
E seguimos dançando
o balanço malandro,
e tudo rodando
Parece que o mundo foi feito pra nós
nesse som que nos toca

Me abraça, me aperta,
me prende em tuas pernas
Me prende, me força, me roda, me encanta,
me enfeita num beijo

Me abraça, me aperta,
me prende em tuas pernas
Me prende, me força, me roda, me encanta,
me enfeita num beijo

Pôr do sol e aurora
Norte, sul, leste, oeste
Lua, nuvens, estrelas
A banda toca,
parece magia
E é pura beleza,
essa música sente,
parece que a gente
Se enrola a corrente
e então, de repente, você tem a mim

Me abraça, me aperta,
me prende em tuas pernas
Me prende, me força, me roda, me encanta,
me enfeita num beijo

Me abraça, me aperta,
me prende em tuas pernas
Me prende, me força, me roda, me encanta,
me enfeita num beijo

Já falei tantas vezes
do verde nos teus olhos
Todos os sentimentos lhe tocam a alma,
alegria ou tristeza
Se espalhando no campo, no canto, no gesto,
no sonho, na vida

Mas agora é o balanço, essa dança nos toma,
você tem a mim

quarta-feira, junho 06, 2007

ORAÇÃO DO BOM ELEITOR

Essa eu li no blog do Ancelmo Gois. Achei um barato e resolvi dividir com vocês. É uma oração atual sobre a política brasileira. Quem quiser adaptar alguns nomes para a política unaiense, fique à vontade.


Pelo projeto político do deputado Clodovil
Pelo espetáculo do crescimento que até hoje ninguém viu
Pelas explicações sucintas do ministro Gilberto Gil
Senhor, tende piedade de nós!
Pelo jeitinho brejeiro da nossa juíza
Pelo perigo constante quando Lula improvisa
Pelas toneladas de botox da Dona Marisa
Senhor, tende piedade de nós!
Pelo Marcos Valério e o Banco Rural
Pela casa de praia do Sérgio Cabral
Pelo dia em que Lula usará o plural
Senhor, tende piedade de nós!
Pelo nosso Delúbio e Valdomiro Diniz
Pelo "nunca antes nesse país"
Pelo povo brasileiro que acabou pedindo bis
Senhor, tende piedade de nós!
Pela Cicarelli na praia namorando sem vergonha
Pela Dilma Rousseff sempre tão risonha
Pelo Gabeira que jurou que não fuma mais maconha
Senhor, tende piedade de nós!
Pela importante missão do astronauta brasileiro
Pelos tempos que Lorenzetti era só marca de chuveiro
Pelo Freud que "não explica" a origem do dinheiro
Senhor, tende piedade de nós!
Pelo casal Garotinho e sua cria
Pelos pijamas de seda do "nosso guia"
Pela desculpa de que "o presidente não sabia"
Senhor, tende piedade de nós!
Pela jogada milionária do Lulinha com a Telemar
Pelo espírito pacato e conciliador do Itamar
Pelo dia em que finalmente Dona Marisa vai falar
Senhor, tende piedade de nós!
Pela "queima do arquivo" Celso Daniel
Pela compra do dossiê no quarto de hotel
Pelos "hermanos compañeros" Evo, Chaves e Fidel
Senhor, tende piedade de nós!
Pelas opiniões do prefeito Cesar Maia
Pela turma de Ribeirão que caía na gandaia
Pela primeira-dama catando conchinha na praia
Senhor, tende piedade de nós!
Pelo escândalo na compra de ambulâncias da Planam
Pelos aplausos "roubados" do Kofi Annan
Pelo lindo amor do "sapo barbudo" por sua "rã"
Senhor, tende piedade de nós!
Pela Heloisa Helena nua em pêlo
Pela Jandira Feghali e seu cabelo
Pelo charme irresistível do Aldo Rebelo
Senhor, tende piedade de nós!
Pela greve de fome que engordou o Garotinho
Pela Denise Frossard de colar e terninho
Pelas aulas de subtração do professor Luizinho
Senhor, tende piedade de nós!
Pela volta triunfal do "caçador de marajás"
Pelo Duda Mendonça e os paraísos fiscais
Pelo Galvão Bueno que ninguém agüenta mais
Senhor, tende piedade de nós!
Pela eterna farra dos nossos banqueiros
Pela quebra do sigilo do pobre caseiro
Pelo Jader Barbalho que virou "conselheiro"
Senhor, tende piedade de nós!
Pela máfia dos "vampiros" e "sanguessugas"
Pelas malas de dinheiro do Suassuna
Pelo Lula na praia com sua sunga
Senhor, tende piedade de nós!
Pelos "meninos aloprados" envolvidos na lambança
Pelo plenário do Congresso que virou pista de dança
Pelo compadre Okamotto que empresta sem cobrança
Senhor, tende piedade de nós!
Pela família Maluf e suas contas secretas
Pelo dólar na cueca e pela máfia da Loteca
Pela mãe do presidente que nasceu analfabeta
Senhor, tende piedade de nós!
Pela invejável cultura da Adriane Galisteu
Pelo "picolé de xuxu" que esquentou e derreteu
Pela infinita bondade do comandante Zé Dirceu
Senhor, tende piedade de nós!
Pela eterna desculpa da "herança maldita"
Pelo "chefe" abusar da birita
Pelo novo penteado da companheira Benedita
Senhor, tende piedade de nós!
Pela refinaria brasileira que hoje é boliviana
Pelo "compañero" Evo Morales que nos deu uma banana
Pela mulher do presidente que virou italiana
Senhor, tende piedade de nós!
Pelo MST e pela volta da Sudene
Pelo filho do prefeito e pelo neto do ACM
Pelo político brasileiro que coloca a mão na "m"
Senhor, tende piedade de nós!
Pelo Ali Babá e sua quadrilha
Pelo Gushiken e sua cartilha
Pelo Zé Sarney e sua filha
Senhor, tende piedade de nós!
Pelas balas perdidas na Linha Amarela
Pela conta bancária do bispo Crivella
Pela cafetina de Brasília e sua clientela
Senhor, tende piedade de nós!
Pelo crescimento do PIB igual ao do Haiti
Pelo Doutor Enéas e pela senhorita Suely
Pela décima plástica da Marta Suplicy
Senhor, tende piedade de nós!
Para que possamos ter muita paciência
Senhor, dai-nos a paz!

QUEM GOSTA DE ROCK'N ROLL?

Essa a aí é a formação clássica do Black Sabbath - Ozzy Osbourne (vocalista), Tony Iommi (guitarrista), Geezer Butler (baixista) e Bill Ward (baterista). Tem gente que diz Sábbath. Outros preferem Sabbáth. Não importa, o que vale é que a banda fazia um som muitíssimo bom. Surgiu em 1969 depois que o disléxico Ozzy publicou no jornal o desejo de formar uma banda. Os interessados estudavam na mesma escola de Ozzy, considerado um débio mental por causa da dislexia. Mas quem era considerado atrasado acabou inventando um novo estilo de rock, o heavy metal. Todos os discos do Sabbath são considerados, até hoje, de muita qualidade técnica. A banda foi copiada por várias outras porque apresentava uma fórmula desconhecida: guitarras conjuntas e letras sobrenaturais. Enorme sucesso. A verdade é que eles tocavam de forma simples e direta. Os vocais de Ozzy eram muito bons. Não tinha como dar outra: sucesso.

Há várias histórias do Black Sabbath que os amantes do rock conhecem bem. Talvez a mais famosa é a da mordia de Ozzy em um morcego. Não foi só mordida. O vocalista doidão arrancou a cabeça do mamífero voador. Foi durante um show em que os fãs lançavam coisas no palco. Segundo Ozzy, lançavam morcegos de borracha, mas um deles era de verdade. Ozzy pegou o bichinho, levou à boa e arrancou a cabeça. Ele só teria percebido que "era de verdade" depois de sentir o sangue na boca.

Outro momento peculiar e sangrento aconteceu depois de Ozzy sair da banda e passar alguns meses mergulhado numa depressão profunda (ficou seis meses dentro de um apartamento só se alimentando de pizza). Ele foi "resgatado" pela filha do dono de uma gravadora, interessada no artista. Ela o convenceu a voltar à vida artística, gravar um disco e se reencontrar com o sucesso. Na apresentação do artista aos investidores da gravadora, alguém deu uma idéia inusitada: Do alto do prédio da gravadora, Ozzy abriria a janela e soltaria pombos, como símbolo de que estava em paz. Seria ótimo, se não fosse a loucura do sujeito. Para impressionar, ele pegou um pombinho e arrancou a cabeça do bicho com uma dentada. Imagine a reação da galera.

A música que escolhi para hoje está entre minhas preferidas do Black Sabbath: Paranoid. Essa é do segundo álbum, de mesmo nome. Amantes da boa música, com vocês, Black Sabbath.


Paranóico

Terminei com a minha mulher
Pois ela não podia me ajudar com a minha mente
As pessoas pensam que estou louco
Pois estou olhando com cara feia o tempo todo
Durante o dia todo eu penso em coisas
Mas nada parece me satisfazer
Acho que vou perder minha cabeça
Se eu não encontrar alguma coisa que me acalme
Você pode me ajudar a ocupar o meu cérebro?
Oh sim

Preciso de alguém para me mostrar
As coisas na vida que eu não consigo encontrar
Eu não consigo ver as coisas que tornam a felicidade real,
Eu devo estar cego

Faça uma graça e eu darei um suspiro
E você zombará e eu chorarei
Felicidade, eu não consigo senti-la
E amar para mim é tão ilusório

E para que você ouça essas palavras
Que eu te digo agora no meu estado
Eu digo a você que desfrute a vida
Eu desejo isso pra mim mas é tarde demais