sexta-feira, março 30, 2007

UNAÍ BUSCA REABILITAÇÃO CONTRA O LANTERNA

É mais um jogo de vida ou de morte. O Paranoá, adversário de amanhã, às 15:30h, em Brasília, terá um gostinho especial. É que uma vitória coloca o time mais perto da terceirona e mais longe de um possível rebaixamento. O Unaí tem 11 pontos. Se fizer mais dez, em cinco rodadas, garante vaga na terceira divisão. E se ganhar mais quatro, afasta de vez o fantasma do rebaixamento. O jogo deste sábado seria tranqülio, já que o Paranoá é o lanterna da competição com apenas quatro pontos. Mas como não vence há seis rodadas, toma um tom dramático.

CAPITÃO ELIAS GARANTE QUE O CLIMA É DEZ

O presidente do clube, Capitão Elias, deixou claro que haverá mudanças para a partida. Não quis adiantar quais serão as mudanças para não alertar o adversário. Mas diz ter certeza de que o Unai jogará no Paranoá (viaja na tarde desta sexta) disposto a voltar pra casa com três pontos. O técnico Mozair Barbosa, segundo o Capitão, conseguiu motivar o time e espera uma vitória convincente. O presidente ainda destaca que só depende do próprio time inverter a situação, ou seja, se posicionar bem na tabela e ficar com uma vaga na terceirona.

VANESSA DA MATA: DO PANTANAL PARA O BRASIL

A bela morena aí ao lado tem uma belíssima voz e é uma das mais promissoras artistas brasileiras. Vanessa da Mata é matogrossense de Alto do Garças e começou a carreira em Uberlândia. Ela foi para a cidade do triângulo para fazer faculdade de medicina. Mas antes, havia pensado em ser jogadora de basquete ou modelo. Mas foi na música que ela embarcou, para nossa alegria. Em 1999, Maria Bethânia lançou o disco A Força que Nunca Seca, mesmo nome da canção assinada por Chico César e a até então desconhecida Vanessa da Mata. Foi aí que ela passou a ser conhecida nacionalmente. Ela chegou à parceria com Chico César depois de participar de três grupos, em São Paulo: Shalla Bal, Mafuá e Black-Uhuru. Já consagrada como letrista e cantora, ela lança o primeiro disco: Vanessa da Mata, de 2002. Em 2003, conquista um fã importante: Nelson Motta. É com ele a parceria da música que escolhi para hoje. Ai, ai, ai é uma canção pop com mistura regional cantada de maneira sublime e contagiante. Teve versões mais dançantes que ganharam as pistas e colocou Vanessa da Mata de vez nas rádios e na mídia em geral. Ela já está gravando o novo disco, que deve ser lançado ainda este ano. Esperemos. Amantes da boa música, como vocês, Vanessa da Mata.

Na na na na na na na...
na na na
na na na
na na na

Se você quiser eu vou te dar um amor
desses de cinema
Não vai te faltar carinho,
plano ou assunto ao longo do dia

Se você quiser eu largo tudo, vou pro mundo
com você meu bem
nessa nossa estrada só terá belas praias e cachoeiras

Aonde o vento é brisa, onde não haja quem possa
com a nossa felicidade
vamos brindar a vida, meu bem

Aonde o vento é brisa e o céu claro de estrelas
do que a gente precisa, tomar um banho de chuva,
um banho de chuva

Ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai , ai, ai, aaaaai...
Ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai , ai, ai, aaaaai...
Ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai , ai, ai, aaaaai...

quinta-feira, março 29, 2007

MAIS UM DA QUADRILHA DOS ASSALTANTES A BANCOS É PRESO EM UNAÍ

O nome de um dos motoristas do bando é Adão Cláudio Costa Pinto, o "Cláudio Pitbull". É o que diz a polícia, que prendeu o suspeitona casa de uma prima, em Unaí. Ele é o décimo envolvido detido no assalto ao Banco do Brasil em São Romão, no dia 06 de fevereiro. Ele conseguiu escapar do cerco da polícia no dia 26 de fevereiro, junto aos comparsas. Dos cinco bandidos que participaram diretamento do assalto, estão presos Leonardo Hidemburgo Valentim Silva, o "Chapelão", líder da quadrilha; Daniel Bruno Porto, o "Baixinho"; e Carlos Bezerra da silva, o "Carlinhos Sorriso". O delegado regional de Unaí, Celso Ávila informou que tem pistas dos dois únicos foragidos e espera prendê-los nos próximos dias. Um deles estaria ainda em Minas e outro no Mato Grosso. Mais informações a qualquer momento, aqui no blog.

O SAMBISTA PREFERIDO DOS SAMBISTAS

Paulinho da Viola é um daqueles artistas que vivem escondidinhos, não estão na mídia, mas que têm um público cativo e apaixonado. Eu sou fã do Paulinho. Ele é também um predestinado. Filho de um dos componentes do Grupo Época de Ouro, um dos maiores do chorinho, cresceu vendo e ouvindo Jacob do Bandolim e Pixinguinha, por exemplo. Dois dos melhores chorões que o Brasil já teve. Foi ainda na infância que começou a tocar violão e cavaquinho. É um exímio compositor, um músico de mão cheia e um sambista reconhecido em todo o mundo. Apesar de ser portelense, tem reconhecimento em qualquer outra escola de samba do Rio de Janeiro. Paulinho é o autor de muitos clássicos, como "Dança da Solidão", "Choro Negro", "Jurar com Lágrimas", "Guardei Minha Viola", "Argumento", "Amor à Natureza", "Perdoa", "Coisas do Mundo, Minha Nega", "Sentimento Perdido", "Coração Leviano". Apesar de gostar muito de todas essas, escolhi uma que sempre me chamou a atenção. A música é um diálogo entre amigos que não se viam a algum tempo. E esse diálogo acontece na rua, num sinal fechado. Está aí o nome da música: Sinal Fechado. O mais interessante dessa canção é que os dois se encontram e travam uma conversa comum nesse tipo de situação. Dizem que vão se ver, que precisam conversar, que o tempo está curto, o sinal abre e os dois se vão dando a impressão de que nunca se viram. É uma das mais belas do cancioneiro nacional. Amantes da boa música, com vocês, Paulinho da Viola.

-Olá, como vai?
-Eu vou indo e você, tudo bem?
-Tudo bem eu vou indo correndo
Pegar meu lugar no futuro, e você ?
-Tudo bem, eu vou indo em busca
De um sono tranquilo, quem sabe ...

-Quanto tempo... pois é... Quanto tempo...
Me perdoe a pressa
É a alma dos nossos negócios
-Eu também só ando a cem
Quando é que você telefona?
Precisamos nos ver por aí

-Pra semana, prometo talvez nos vejamos
Quem sabe?
-Quanto tempo... pois é... (pois é... quanto tempo...)
Tanta coisa que eu tinha a dizer
Mas eu sumi na poeira das ruas
-Eu também tenho algo a dizer
Mas me foge a lembrança

-Por favor, telefone, eu preciso
beber alguma coisa, rapidamente
-Pra semana
O sinal ...
-Eu espero você
-Vai abrir...
-Por favor, não esqueça, Adeus...

quarta-feira, março 28, 2007

UNIVERSALIZAÇÃO NÃO FOI FEITA DA NOITE PARA O DIA

O processo de universalização da água, em Unaí, começou em 1986, quando a estação de tratamento de água começou a funcionar. Essa universalização, novo orgulho dos unaienses depois do reconheciemnto internacional, é feita pelo Sistema Autônomo de Água e Esgoto, o SAAE. Quando o tratamento começou a ser feito, a capacidade era de 80 litros de água tratada por segundo. Hoje, são 250 litros, mas pode chegar a 300. Essa margem é mantida para garantir que toda a população de Unaí tenha água tratada sem precisar pagar uma tarifa mais cara. Um dos motivos do sucesso do SAAE é o quadro de servidores. São 89 concursados. Apenas dois funcionários são indicados pelo prefeito: o diretor e o assessor jurídico. Unaí é uma das quatro cidades brasileiras reconhecidas pela excelência na universalização da água por uma ONG britânica. Essa informação foi publicada, em primeira mão, pelo blog.

PRODUTORES DEVEM FICAR ATENTOS A UMA PROVÁVEL SECA

A Federação de Agricultura do estado está fazendo um apelo aos produtores.
"As regiões mais críticas, onde, porventura, possa haver problema de água, a gente vai alertar para que se faça um uso mais moderado para que não falte na época da seca", alertou Roberto Simões, presidente da Faemg. Os cálculos foram feitos com base em dados colhidos na estação meteorológica de Sete Lagoas. Cruzando números e consultando estatísticas dos últimos 80 anos, os pesquisadores fizeram uma previsão preocupante para 2007.


"As regiões do centro-oeste mineiro, Zona da Mata, sul de Minas é onde está havendo este maior período de seca, nós poderemos ter uma estão de seca de sete ou oito meses. Enquanto que o esperado era em torno de dois meses", explicou o pesquisador Daniel Pereira. Mas ele alerta que outras regiões também podem ser atingidas, como o Noroeste. Alguns sinais já apareceram, como a estação chuvosa mais curta neste ano. Um estudo da Embrapa aponta um inverno com temperaturas de verão e umidade do ar muito baixa. Essa combinação afetaria principalmente a pecuária de leite, por causa do impacto nas pastagens. Estocar comida é a única forma de se manter a estabilidade na produção de leite. O custo da silagem varia, mas gira em torno de R$ 100 por tonelada.

DEPUTADO DELVITO ALVES CORRE O RISCO DE PERDER O MANDATO?

No fim da noite de ontem, o Tribunal Superior Eleitoral definiu que os mandatos obtidos no sistema proporcional (deputados federais, estaduais, distritais e vereadores) não são dos eleitos e, sim, dos partidos a que eles faziam parte no momento da eleição. Por seis votos a um, os ministros entenderam que qualquer eleito que trocou de partido deve perder o mandato. O deputado Delvito Alves foi eleito pelo naniquíssimo PTC e se filiou ao PFL logo depois. Portanto, ele se encaixaria nessa nova norma. "A decisão que foi tomada pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral representa uma fidelidade à Constituição Federal", afirmou o presidente do TSE, ministro Marco Aurélio Mello. Ele disse ainda que o Tribunal deu ênfase maior à vontade do eleitor que vota, em primeiro lugar, na legenda. Por ironia, o TSE só tomou essa decisão porque respondia a uma pergunda do PFL, novo partido do deputado Delvito. A pergunta do PFL era a seguinte: “Os partidos e coligações têm o direito de preservar a vaga obtida pelo sistema eleitoral proporcional quando houver pedido de cancelamento de filiação ou de transferência do candidato eleito por um partido para outra legenda?” Além de se basearem na Constituição, os ministros levaram em conta as estatísticas da Câmara Federal no que diz respeito às últimas eleições. Apenas 31 candidatos (6,04% do total) obtiveram votos suficientes para se elegerem. O restante só está na Câmara por causa do quoeficiente eleitoral, conquistado pelo partido. É o caso do deputado Antônio Andrade, por exemplo.

ENTENDIMENTO DO TSE NÃO É LEI. PFL VAI PEDIR DECISÃO FINAL AO SUPREMO
O título dessa matéria é uma pergunta porque, na prática, a decisão do TSE não tem aplicação imediata, mas servirá de base para futuras consultas à justiça. De acordo com o ministro Marco Aurélio, esse foi o primeiro passo para a fidelidade partidária e, fatalmente, o caso vai parar no Supremo Tribunal Federal. O advogado do PFL anunciou, logo após a decisão, que vai recorrer à mesa diretora da Câmara para reaver oito mandatos conqusitados nas últimas eleições. São candidatos que foram eleitos pelo partido e depois mudaram de legenda. Se a resposta for negativa, a alternativa será recorrer ao Supremo, última instância da justiça brasileira. É de se levar em conta que boa parte dos ministros que tomaram essa decisão no TSE fazem parte do Supremo. Isso quer dizer que o PFL já tem garantidos alguns votos para reaver os mandatos. É também no Supremo que será definido se a nova norma valerá de forma retroativa, ou seja, se quem foi eleito nas últimas eleições será atingido pela decisão ou se irá contar a partir de agora. Nesse caso, o deputado Delvito Alves não correria nenhum risco. Ainda não há data para que esse recurso chegue ao Supremo.

A TIGRESA DE CAETANO

Caetano Veloso é um dos músicos que terei prazer em postar aqui muitíssimas vezes. Já postei a letra de O Estrangeiro, há algum tempo. Foi a pedido do meu irmão, Washington Moreno. Hoje, atendo a mim mesmo e vou postar Tigresa. Essa é uma das minhas preferidas da Música Popular Brasileira. Caetano Veloso foi exilado na Inglaterra durante a ditadura, continuou fazendo música e voltou ao Brasil cheio de idéias. Nós adoramos. Tigresa é do disco Bicho, de 1977. No disco, ainda há Um Índio, Odara, O Leãozinho. É então um execelente álbum. Hoje não tenho muito o que falar. Com uma letra como a de Tigresa, não precisam muitas palavras. Só a própria letra. Amantes da boa música, com vocês, Caetano Veloso.

Uma tigresa de unhas negras e íris cor de mel
Uma mulher, uma beleza que me aconteceu
Esfregando sua pele de ouro marrom do seu corpo contra o meu
Me falou que o mal é bom e o bem cruel

Enquanto os pelos dessa deusa tremem ao vento ateu
Ela me conta, sem certeza, tudo que viveu
Que gostava de política em mil novecentos e sessenta e seis
E hoje dança no Frenetic Dancing Days

Ela me conta que era atriz e trabalhou no "Hair"
Com alguns homens foi feliz, com outros foi mulher
Que tem muito ódio no coração, que tem dado muito amor
Espalhado muito prazer e muita dor

Mas ela ao mesmo tempo diz que tudo vai mudar
Porque ela vai ser o que quis, inventando um lugar
Onde a gente e a natureza feliz vivam sempre em comunhão
E a tigresa possa mais do que um leão

As garras da felina me marcaram o coração
Mas as besteiras de menina que ela disse não
E eu corri para o violão, num lamento, e a manhã nasceu azul
Como é bom poder tocar um instrumento

terça-feira, março 27, 2007

UNIVERSIDADES FEDERAIS DISCUTEM MUDANÇAS NO VESTIBULAR

Eu acabei de receber um convite para participar de um seminário na Universidade de Brasília. Será um encontro de três dias na própria UnB, onde 18 reitores de universidades federais vão tratar de vários assuntos. É o segundo seminário nacional entitulado Universidade Nova: Anísio Teixeira e a Universidade do Século 21. Serão feitas palestras e havera abertura para debates sobre a universidade do futuro. As atividades serão no auditório Dois Candangos do Campus Darcy Ribeiro. Além dos reitores, o ministro da educação, Fernando Haddad, vai participar.

VESTIBULAR COMO É HOJE PODE ACABAR

Uma das principais inovações que serão discutidas é a estrutura dos cursos. A intenção é que os estudantes tenham acesso à universidade por meio de uma formação universitária inicial e, na seqüência, realizem a formação em uma grande área de conhecimento, como saúde, humanidades ou ciências. Essa etapa deve durar três anos. Só depois disso ele opta pela formação profissional específica para completar o curso. Esse complemento dura de um a dois anos, dependendo do curso. Exemplo: se eu fosse fazer o vestibular nessa regra, escolheria Humanas. Estudaria três anos todas as matérias relacionadas ao tema e só depois optaria pelo jornalismo. Mas teria a chance de optar por qualquer outro curso de Humanas. Para quem quiser participar, anote aí a programação:

Dia: 29 de março (quinta-feira)

Mesa-redonda: Anísio Teixeira e sua concepção de universidade
Horário: das 9h às 12h30

9h – Hélgio Trindade (UFRGS)
9h30 – João Augusto Lima Rocha (UFBA)
10h – Coffee-Break
10h15 – Ana Waleska Mendonça (PUC-Rio)
10h45 – Timothy Mulholland (O Plano Orientador da UnB)
11h15 – Debate

12h30 – Almoço


Mesa-redonda: Educação Superior no mundo

Horário: das 14h30 às 18h30

14h30 – Carlos Benedito Martins (Sistema Estadunidense) – UnB
15h – Marcia Pontes (Modelo Unificado Europeu – Bologna) – UFBA
15h30 – Coffee-Break
15h45 – Leonardo Lazarte (Cuba, México, Argentina) – UnB
16h15 – Naomar de Almeida Filho (Síntese dos modelos existentes no mundo) – UFBA
16h45 – Debate

Dia: 30 de março (sexta-feira)


Painel: Desafios da Universidade no Século XXI

Horário: das 9h às 12h30

9h – Abertura
Fernando Haddad (Ministro da Educação)
Paulo Speller (Presidente da ANDIFES)
Timothy Mulholland (Reitor da UnB)
9h30 – Edson Nunes (Educação Superior e o mundo do trabalho) – UCM
10h10 – Coffee-Break
10h30 – Ênio Candotti (SBPC)
11h10 – Manuel Palácios (Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais Brasileiras) – MEC/SESu


Painel: A Universidade Nova

Horário: das 14h30 às 18h30

14h30 – Luiz de Sousa Santos Júnior (A Universidade Nova da UFPI)
15h10 – Timothy Mulholland (O projeto UnB – Universidade Nova)
15h50 – Coffee-Break
16h10 – Luiz Bevilacqua (O projeto pedagógico da UFABC)
17h – Naomar de Almeida Filho (Universidade Nova)
17h40 – Debate

Dia: 31 de março (sábado)


Grupos de trabalho: Os requisitos da Universidade Nova

Horário: das 9h às 12h

Grupo A

1. As áreas de formação e titulações dos Bacharelados Interdisciplinares

2. Descrição de cada etapa de formação

Grupo B

1. Organização da Docência

2. Estratégias e Práticas Pedagógicas

Grupo C

1. Avaliações (aprendizagem, reconhecimento de competências adquiridas e avaliação institucional)

2. Acesso dos estudantes à universidade e aos cursos

3. Organização e Gestão Acadêmica

Grupo D

1. As salas de aula e espaços de trabalho e de estudo

2. Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação

3. Bibliotecas, Midiatecas e outros suportes para os estudantes e professores

Encerramento

12h – Apresentação dos Grupos
12h30 – Timothy Mulholland (UnB)
Naomar de Almeida Filho (UFBA)
Autoridade (MEC)

Inscrições obrigatórias e informações adicionais no site www.unb.br ou pelo telefone (61) 3349 3730.

DESPERDIÇAR: VERBO QUE DEVE SER JOGADO NO RALO

Que jogue a primeira pedra quem nunca viu uma cena como esta ao lado. Que feche a torneira agora quem nunca deixou a água escorrendo pela pia, nem que seja por um tempinho a mais, enquanto escovava os dentes. Que peça a Deus para chover bastante quem nunca cantarolou debaixo do chuveiro e a água indo embora... Desperdício de água no Brasil, como falei numa matéria abaixo, é cultural. Em Unaí não é diferente. De acordo com dados oficiais, todas as residências da cidade contam com água encanada. Esse é um dado a comemorar. Pulemos de alegria. Mas outros dados temos de tentar mudar. É do desperdício que estou falando. Desperdiçar água é ver escorrer pelo ralo um bem tão precioso que compõe 75% do nosso próprio corpo.

Precisamos nos conscientizar da enorme importância da água que recebemos em casa. Campanhas e mais campanhas de conscientização. Há pouco, eu li um comentário deixado na matéria que publiquei sobre a não racionalidade do uso da água em Unaí. Um anônimo diz que primeiro é preciso abastecer as casas. Como disse acima, as autoridades afirmam que 100% da população têm água. É preciso agora ensinar essa população a usá-la com sabedoria. E isso se faz com campanhas, descontos para quem gastar menos... Isso tem de virar assunto de botequim, reuniões de clubes de serviços e discursos de políticos. O mundo inteiro precisa de água e economizando aqui, ali e acolá é que faremos a necessidade diminuir.

Outro ponto no qual Unaí precisa melhorar é o saneamento básico. Atualmente 80% da população conta com serviço de tratamento de esgoto. É um número altíssimo quando comparado à média brasileira. Mas essa comparação só serve para estatística. Na realidade, cerca de 16.000 unaienses não têm sistema de esgoto em casa. Isso quer dizer que usam fossa séptica. Resultado: possível contaminação do lençol freático, maior probabilidade de doenças, desvalorização do imóvel... No mamoeiro, por exemplo, as casas contam com água na torneira. Mas nenhuma delas tem um sistema de esgoto. As autoridades dizem que o problema será resolvido. Esperemos. Mas até quando? Nos países em desenvolvimento, quase metade da população, cerca de 2,6 bilhões de pessoas, não têm acesso a saneamento básico. A notícia de que Unaí é exemplo de distribuição de água é realmente uma conquista. Uma conquista. Outras devem vir. Entre elas, o saneamento básico para 100% da população. Aliás, Unaí só tem tratamento de esgoto para 80% da população e abastecimento de água em todas as casas depois da pressão da comunidade. E essa pressão não pode acabar. Os acomodados não incomodam.

ÊTA MINEIRINHO BOM DE SERVIÇO

No próximo dia 13 de julho o mineiro de Ponte Nova, João Bosco, completará 61 anos. O violonista virtuoso começou a carreira artística aos quatro ano, cantando em igrejas. Na adolescência ele ganha um violão verde e forma a primeira banda. Para estudar engenharia, ele se muda para Ouro Preto e se torna Engenheiro Civil em 1972. Mas nunca abandonou a música. É nessa época que conhece Vinícius de Moraes. Faz algumas músicas com o poetinha, que o convence a se mudar para o Rio de Janeiro. Lá, ele conhece o letrista que seria o grande parceiro: Aldir Blanc. Os dois fazem mais de uma centena de músicas. Várias delas sucessos na voz de Elis Regina: Mestre-sala dos Mares, Dois pra Lá, Dois pra Cá e O Bêbado e a Equilibrista. Essa se torna um hino informal da anistia política. João Bosco tem uma influência da música árabe e isso pode ser constatado em diversas músicas dele. Em Jade, o cantor explicita essa tendência com muita maestria. Nos últimos anos, ele abandonou a parceria com Blanc e lançou alguns discos ancorado pela poesia do filho, Francisco Bosco. João Bosco está entre os grandes compositores brasileiros, um virtuoso violonista e um exímino cantor. Por isso ele é um dos que merecem figurar entre os homenageados do blog. A música que escolhi dele, por incrível que pareça, não é resultado de uma parceria com Aldir Blanc. É de um parceiro mais recente: Capinam. Foi com ele que Bosco fez uma das mais conhecidas canções do repertório: Papel Maché. Amantes da boa música, com vocês, João Bosco.


Cores do mar, festa do sol
Vida fazer todo o sonho brilhar
Ser feliz, no teu colo dormir
E depois acordar
Sendo o seu colorido
Brinquedo de papel machê

Cores do mar, festa do sol
Vida fazer todo o sonho brilhar
Ser feliz, no teu colo dormir
E depois acordar
Sendo o seu colorido
Brinquedo de papel machê

Dormir no teu colo é tornar a nascer
Violeta e azul outro ser
Luz do querer
Não vai desbotar, lilás cor do mar
Seda cor de batom
Arco-íris crepon
Nada vai desbotar
Brinquedo de papel machê

segunda-feira, março 26, 2007

UNAÍ TERÁ PELO MENOS MAIS CEM POLICIAIS MILITARES

Quer trabalhar numa viatura como essa, ao lado? A sua chance pode estar bem próxima. Na próxima sexta-feira, deve ser publicado o edital do concurso para soldado da PM de Minas. Quem se interessar deve ter concluído o ensino médio e passar pelas cinco fases do concurso. O salário inicial será de R$ 1.333,90.

O edital está pronto e só precisa da assinatura do diretor de recursos humanos da PM. O documento já foi analisado por ele, que pediu algumas alterações. O trabalho deve ser feito até esta terça-feira. Todos os novos policiais irão trabalhar no interior. Unaí, por exemplo, deve ficar com pelo menos cem homens e mulheres a mais na corporação. No total, serão abertas 2.290 vagas. 229 serão destinadas às policiais femininas.


FORMATO DEVE SER O MESMO DO ÚLTIMO CONCURSO

A expectativa é que o novo concurso terá os mesmos moldes do que foi realizado no ano passado. Na primeira fase, o candidato vai fazer duas provas: uma discursiva e outra objetiva. Nessa, serão abordadas várias matérias: português, matemática, geografia, legislação institucional, direitos humanos, história do Brasil e informática. Essas duas últimas matérias não caíram no concurso passado. As outras etapas são: exame preliminar de saúde, exame complementar de saúde, teste de capacidade física e exames psicológicos.

Como o edital ainda não foi publicado, não dá pra saber quando as incrições serão abertas. Mas se for confirmado para esta semana, os interessados já devem fazer a inscrição nos primeiros dias do mês que vem. A taxa será de R$ 26,68. E a aplicação da prova objetiva está prevista para 27 de maio. Durante o curso de formação, com duração de nove meses, os aprovados receberão uma ajuda de custo no valor de R$ 1.141,22.

UNIFICAÇÃO DAS POLÍCIAS: QUAL É A SUA OPINIÃO?

Esta é uma semana decisiva para a continuidade, ou não, do debate sobre a unificação das Polícias Militar e Civil, travado no âmbito do Congresso Nacional. É que na próxiima quarta-feira (28/03), a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), do Senado, reúne-se para votar a proposta de emenda à Constituição (PEC) que dá competência aos governos estaduais para legislar sobre segurança pública, inclusive com a unificação das Polícias Militar e Civil.

A análise da PEC 21/05 foi adiada na semana passada por solicitação do autor da proposição, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), a pedido de representantes das categorias envolvidas que queriam estudar as implicações dessa união e a repercussão da medida em seus salários.

Entenda a PEC

A proposta pretende retirar da União a competência para legislar sobre normas gerais de organização das corporações militares estaduais (polícia e corpo de bombeiros); incorporar à Polícia Federal as funções desempenhadas pelas Polícias Rodoviária e Ferroviária; extinguir a Justiça Militar e o Ministério Público Militar estaduais e transferir suas competências para a Justiça comum; e criar um fundo de segurança pública com recursos vinculados correspondentes a 5% da receita dos impostos federais e a 9% da arrecadação dos impostos estaduais e municipais, entre outras ações.

O relator da matéria, senador Romeu Tuma (PFL-SP), elaborou parecer contrário por temer que, com a retirada da competência da União para legislar inclusive sobre o material bélico dessas corporações, as polícias poderiam fortalecer-se excessivamente. Além disso, a seu ver, soa desarmônico que alguns estados tenham Polícia Militar e outros não, já que a decisão passaria a ser de cada estado.

Já o senador Demóstenes Torres (PFL-GO), relator do grupo de trabalho para analisar propostas relativas à segurança pública, criado no âmbito da CCJ em fevereiro, deve apresentar um voto em separado com parecer favorável à PEC. Os integrantes desse grupo reuniram-se na semana passada com integrantes das corporações e avaliaram ser possível avançar na discussão da proposta, ressaltando que a unificação será feita gradativamente, e não de uma só vez. Demóstenes destacou que os estados que quiserem evoluir para um novo modelo policial poderão fazê-lo, já que os parâmetros continuarão a ser estipulados pela Constituição, como a hierarquia e a disciplina.

Como vê, o assunto divide opiniões. Certamente se a matéria não passar pela CCJ, a discussão perderá fôlego no legislativo, e terá que encontrar outro momento para voltar à tona. Mas se os senadores considerarem legal a Proposta, novas manifestações surgirão, e a tendência é termos um debate ainda mais intenso sobre a questão, inclusive com a participação um pouco mais pontual da sociedade civil organizada, o que é muitíssimo louvável.

E você, como avalia essa PEC que pretende dar aos Estados a prerrogativa de poderem unificar suas Polícias Militar e Civil? Unidas, as polícias teriam mais "força" para minizar a violência que assola o país?

Deixe seu comentário aqui no Blog!

UNAÍ É EXEMPLO DE ABASTECIMENTO, MAS NÃO TEM USO RACIONAL DA ÁGUA

Na semana passada eu publiquei, em primeira mão, a informação de que Unaí é tida como exemplo no abastecimento de água. A afirmação é de uma Organização Não Governamental britânica. O relatório da ONG diz que apenas quatro cidades brasileiras devem ser copiadas quando o assunto é abastecimento de água e tratamento de esgoto. Unaí está entre elas. Mas a satisfação dos unaienses de verem a cidade se destacar no cenário mundial deve parar por aí. Quando se trata de uso racional, Unaí não tem o que comemorar.

É uma questão cultural. A água sempre foi abundante e temos a tendência de acreditar que ela nunca vai acabar. Não é verdade. A água é finita e segundo estudos sérios, realizados em todo o planeta, a água potável deve ficar escassa em, no máximo, 50 anos. Segundo a Organização Não Governamental WWF, dois milhões de pessoas morrem todos os anos por falta de água. É um absurdo imaginar que em pleno século XXI tantas pessoas não tenham acesso a uma necessidade tão básica quanto a água. Mais absurdo ainda é desperdiçar o bem mais precioso do nosso planeta como fazem muitas pessoas. Algumas delas, unaienses.

Há algum tempo, em Unaí, eu percebi que a calçada de uma certa loja lavava era lavada todos os dias (fica numa esquina, por isso a calçada é maior que o normal). E daquele jeito: um rodo e a mangueira para empurrar areia, terra, grama, sujeira em geral. Não sei calcular quanta água é desperdiçada numa ação como essa. De qualquer forma é água boa sendo jogada fora de forma estúpida. Eu entrei na loja, depois de alguns dias em que a cena se repetia. Fui comprar algo e perguntei ao dono porque ele pedia aos funcionários para lavar a calçada toda manhã. Ele respondeu que gosta de ver a porta da loja sempre limpinha. Eu questionei que do jeito que faziam muita água era jogada fora. A resposta dele me surpreendeu: "não tem importância. Minha água é de poço artesiano e por isso não pago nada". Ações e pensamentos como esse são mais comuns do que se imagina. E em Unaí não é diferente. O que adianta sermos conhecidos como exemplo de abastecimento e continuarmos jogando água fora? Ter racionalidade no uso da água é como deixar de jogar lixo nas ruas ou dizer "obrigado" a alguém. É uma questão de costume e, principalmente, educação. Como todos sabem, a água não é um bem particular. A água é de todos nós. O nome da nossa cidade, também. Espero que todos passem a gostar da água como gostam da cidade. Se não, é melhor lavar a calçada todos os dias e ver nossa cidade suja. Pelo menos a fama dela vai ficar.

EMPATE COLOCA UNAÍ NA SEXTA COLOCAÇÃO

Em Luziânia, o Unaí não saiu de um empate com o time da casa e caiu para a sexta colocação, com 11 pontos. O próximo compromisso é contra o lanterna/desesperado Paranoá. Esse já está quase rebaixado e se o Unaí não ganhar corre sério risco de ir para a segundona também. Depois das apresentações medíocres que o time mineiro tem feito, resta pouca esperança do torcedor quanto a uma vitória. Mas se ela vier, o Unaí pode reassumir a terceira colocação. Mas tem de torcer para derrotas do Gama, Dom Pedro e Esportivo. O Gama enfrenta o Luziânia, o Dom Pedro pega o Brasiliense na boca do jacaré e o Esportivo vai tentar segurar o vice-líder Ceilândia em casa, no Cave. Desses três jogos, apenas o Gama deve ganhar. Por isso, as chances de o Unaí ficar em quarto, se ganhar, são grandes. O problema é que o saldo de gols é negativo (-4). O Unaí tem três vitórias, dois empates e quatro derrotas. Uma campanha pífia. A sorte é que o sétimo colocado ( o sétimo e o oitavo caem) tem apenas seis pontos. Por isso a distância para a zona do rebaixamento é um pouco grande. Mas o time não pode bobear, como tem feito. Ainda há chance de classificação para a terceira divisão do brasileiro. É pensar grande e jogar feito time grande. Boa sorte ao Unaí.

SAMBA DO MAIOR COMPOSITOR PARA A MAIOR INTÉRPRETE

A carioca Beth Carvalho participava de shows de calouros desde criança. Dizia que gostava de música e queria ser artista. Noa anos 60, ela participou de vários festivais, principalmente de Bossa Nova. Mas foi com Andança (Danilo Caymmi/ Edmundo Souto/ Paulinho Tapajós) que ela se firmou no cenário musical. Em 1971 Beth grava o samba-enredo da escola de samba São Carlos e permanece como uma intérprete de samba, numa época em que as mulheres não tinham muito espaço. Em 1976 a cantora procurou por Cartola, um dos mestres do samba. Ele servia cafezinho numa repartição pública do Rio de Janeiro. Ela pergunta se ele tem alguma música. Entre outras, Cartola apresenta As Rosas não Falam. Uma pérola considerada como um dos grandes sambas. Coisinha do Pai (Almir-Luiz Carlos-Jorge Aragão), de 1979, foi tocada até em Marte. Mas a música que escolhi para hoje é de autoria de outro mestre: O meu guri, de Chico Buarque. Antes de qualquer coisa, a música é uma denúncia social, um alerta. Conta a história, da visão do pai ou da mãe, de um filho que só dá alegrias. Mas a última estrofe revela de onde o tal filho tirava tantos mimos. Era marginal. Amantes da boa música, com vocês, Beth Carvalho.

Quando seu moço nasceu meu rebento não era o momento
dele rebentar
Já foi nascendo com cara de fome, eu não tinha nem
nome pra lhe dar
Como fui levando não sei lhe explicar, fui assim
levando ele a me levar
E na sua meninice ele um dia me disse que chegava lá
Olha aí

Olha aí
Olha aí ai o meu guri olha aí
Olha aí
É o meu guri,

E ele chega

Chega suado veloz do batente e traz sempre um presente
pra me encabular
Tanta corrente de ouro seu moço que haja pescoço pra
enfiar
Me trouxe uma bolsa já com tudo dentro: chave,
caderneta, terço e patuá
Um lenço uma penca de documentos pra finalmente eu me
identificar,
olha aí

Olha aí ai o meu guri olha aí
Olha aí
É o meu guri,

E ele chega

Chega no morro como carregamento, pulseira, cimento,
relógio, pneu, gravador,
Rezo até ele chegar lá do alto, essa onda de assalto
está um horror
Eu consolo ele ele me consola, boto ele no colo pra
ele me ninar
De repente acordo olho pro lado e o danado já foi
trabalhar,
olha aí

Olha aí ai o meu guri olha aí
Olha aí
É o meu guri,

E ele chega

Chega estampado retrato com vendas nos olhos legendas
e as iniciais
Eu não entendo essa gente seu moço fazendo alvoroço
demais
Um guri no mato acho que tá rindo acho que tá lindo de
papo pro ar
Desde o começo eu lhe disse seu moço ele disse que
chegava lá
Olha aí

Olha aí
Olha aí ai o meu guri olha aí
Olha aí
É o meu guri!

sexta-feira, março 23, 2007

O QUE ACONTECE COM EMPRESA QUE NÃO RESPEITA O DIREITO DO IDOSO?

É forçada, pela Justiça, a cumprir o que manda a Lei. Esta é a resposta mais direta, sem rodeios... Pelo menos foi que aconteceu esta semana na região.

A 1ª Vara Cível da comarca de Paracatu determinou, liminarmente, que uma viação de ônibus reserve duas vagas gratuitas, por veículo de transporte rodoviário interestadual, para idosos que tenham renda igual ou inferior a dois salários mínimos. A decisão, determina ainda que seja concedido um desconto de 50% do valor das passagens para os demais interessados, caso as vagas gratuitas tenham sido preenchidas.

No último dia 12/3, o Ministério Público havia impetrado uma ação civil pública contra uma empresa de transportes, alegando que a empresa estava negando a idosos carentes o direito à passagem interestadual gratuita ou com desconto, como garante o Estatuto do Idoso. O juiz responsável pela 1ª Vara Cível ainda fixou multa de R$5.000,00, por idoso, caso a decisão seja descumprida.

O valor será revertido para o Fundo de Assistência Social (FEAS).

ONG BRITÂNICA RECONHECE EXCELÊNCIA DE UNAÍ NA GESTÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE ÁGUA

A notícia foi publicada no site da BBC BRASIL, por ocasião do dia mundial da água. A Organização não Governamental World Development Movement (Movimento para o desenvolvimento do mundo) analisou o tratamento que as cidades brasileiras fazem da água e do esgoto. Chegou à conclusão de que quatro delas são bons exemplos: a baiana Alagoinhas, Guarulhos, Porto Alegre e Unaí. Portanto, aos olhos da comunidade internacional, Unaí passa a ter destaque na condução das fontes de água e da manutenção dessas fontes. "Está claro que esses fornecedores municipais no Brasil podem nos ensinar muito sobre como ter redes de distribuição de água democráticas e eficientes!", disse o diretor da ONG, Benedict Southworth.

A ONG fez a pesquisa para buscar soluções de combate à crise da água. "Os fornecedores de água nas quatro cidades oferecem inspiração para aqueles interessados em combater a crise global de água", afirma o relatório.

Esse relatório foi intitulado "Apostando no serviço público: soluções do sul para a crise global de água". O "sul" do título faz menção aos países do hemisfério sul. O relatório diz ainda que a experiência das empresas administradoras dos sistemas municipais de abastecimento de água deve ser copiada. "O conhecimento adquirido por empresas públicas de água em países do sul, como o Brasil, é uma imensa fonte não-aproveitada que pode nos ajudar a combater a crise global de água", afirmou o diretor da ONG. A qualquer momento, o blog vai trazer mais informações sobre essa informação que enche os unaienses de orgulho. Aguarde.

DE BRASÍLIA PARA O MUNDO. OS PARALAMAS SÃO DO SUCESSO

A foto ao lado é de 1998, três anos antes do acidente de ultraleve que matou a esposa de Herbert Vianna e o deixou na cadeira de rodas. "Os Paralamas do Sucesso" é formado por Herbert, Bi Ribeiro e João Barone. Mas antes de João, Vital era o baterista. Ele saiu, virou tema de música e a banda/trio seguiu uma trajetória de sucesso. Das apresentações na UnB para Montreux e o mundo. Hoje, os Paralamas são uma das bandas mais populares da Argentina, por exemplo. O primeiro disco foi lançado em 1983 e explodiu com Vital e Sua Moto. Mas foi em O passo do Lui que colocou os Paralamas de vez no cenário roqueiro nacional. Nessa época, as letras começavam a anunciar um namoro do rock/reggae/pop com a MPB. Isso ficou claro nos álbuns seguintes. Os Paralamas se mostraram eficientes em produzir músicas para tocar nas rádios ao mesmo tempo que primavam pela qualidade. Não há nenhum brasileiro que não tenha cantarolado, ao menos uma vez, Alagados, Melô do Marinheiro, Óculos, Meu Erro, Ska ou Cinema Mudo. São canções divertidas e intensas do grupo. mas a música que escolhi hoje não é a preferida por muita gente. Mas é pra mim, um marco. Tendo a Lua é do disco Os Grãos, de 1991. Nessa época, começava pra valer minha trajetória na área de comunicação. Já havia trabalhado na rádio Veredas em 1989 1 990. Em 91, o Exército e em 92 a volta para a rádio. Eu me lembro que via a capa do disco (foto de alguns gansos) não entendia muito bem porque um grupo de rock coloca aves na capa. Mas lembro também que gostava de ouvir Tendo a Lua. Até hoje eu me amarro, por isso quero repartir esse prazer com vocês. Amantes da boa música, como vocês, Os Paralamas do Sucesso.

Eu, hoje, joguei tanta coisa fora
Vi o meu passado passar por mim
Cartas e fotografias gente que foi embora.
A casa fica bem melhor assim

O céu de Ícaro tem mais poesia que o de Galileu
E lendo teus bilhetes, eu penso no que fiz
Querendo ver o mais distante e sem saber voar
Desprezando as asas que você me deu

Tendo a lua aquela gravidade aonde o homem flutua
Merecia a visita não de militares,
mas de bailarinos
e de você e eu.

Hoje joguei tanta coisa fora
E lendo teus bilhetes, eu penso no que fiz
Cartas e fotografias gente que foi embora.
A casa fica bem melhor assim

Tendo a lua aquela gravidade aonde o homem flutua
Merecia a visita não de militares,
mas de bailarinos
e de você e eu.

Tendo a lua aquela gravidade aonde o homem flutua
Merecia a visita não de militares,
mas de bailarinos
e de você e eu.

quinta-feira, março 22, 2007

DOAÇÕES BENEFICIAM INSTITUIÇÕES QUE CUIDAM DE IDOSOS

Nesta quinta-feira (22/03), em Paracatu, representantes de 10 instituições de longa permanência para idosos, instaladas na região Noroeste, receberam equipamentos e utensílios do Programa Digna Idade. Um reforço para os asilos que em vários casos funcionam com estrutura limitada, prejudicando o atendimento.

A iniciativa faz parte de uma ação iniciada em Belo Horizonte – em fevereiro – e corresponde à etapa 2006, que atendeu 100 entidades.

O programa, parceria entre o Governo de Minas e o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), atua por meio de apoio e investimentos em reformas, adaptação de instalações e aquisição de equipamentos, além da capacitação de pessoal, entre gestores de instituições e cuidadores de idosos.

O Digna Idade conta também com a parceria da Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Sistema Fecomércio/Sesc/Senac).

A entrega dos equipamentos aconteceu há pouco no Sesc Lavrado, em Paracatu.

BARÃO VERMELHO DOS CÉUS BRASILEIROS

Eu gosto dessa foto porque mostra a formação original do Barão e retrata bem o comportamento roqueiro da década de 80. Braços cruzados, estilo largadão e cara de superstar. O Barão Vermelho é bem isso: um grupo despojado que teve letras fortes de Cazuza e continuou com um vocal firme depois da morte do poeta. O nome veio do aviador alemão que abatia os adversários com muita habilidade e aterrorizou os céus da Europa na primeira guerra mundial. É uma das bandas que continuaram muito bem depois da saída do vocalista. Assim, de uma hora pra outra eu me lembro do Genesis. Das brasileiras não me vem nenhuma à cabeça. O Barão Vermelho surgiu em 1981, no Rio de Janeiro. Era época de Pro dia nascer feliz e Beth Balanço, que compôs a trilha sonora do filme de mesmo nome. Em 1985, Cazuza segue carreira solo mas Frejat segura o vocal muitíssimo bem. Pelos anos a seguir, o Barão segue fazendo sucesso e colocando todo mundo pra dançar. Um disco após o outro, os rapazes fazem experiências, arriscam sons sampleados, mas continuam fiéis à guitarra, baixo e bateria. É puro rock. A música que escolhi do Barão é uma das minhas preferidas: Meus bons Amigos. Faz parte do álbum Carne Crua, de 1994. É a segunda do lado "A", da época em que disco tinha lados. Amantes da boa música, com vocês, Barão Vermelho.

Meus bons amigos, onde estão
Notícias de todos quero saber
Cada um fez sua vida de forma diferente
Às vezes me pergunto: Malditos ou inocentes?

Nossos sonhos, realidades
Todas as vertigens, crueldades
Sobre nossos ombros aprendemos a carregar
Toda a vontade que faz vingar

No bem que fez prá mim
Assim, assim, me fez feliz, assim

O amor sem fim
Não esconde o medo
De ser completo e imperfeito

Meus bons amigos, onde estão
Notícias de todos quero saber
Sobre nossos ombros aprendemos a carregar
Toda a vontade que faz vingar

No bem que fez prá mim
Assim, assim, me fez feliz, assim

O amor sem fim
Não esconde o medo
De ser completo e imperfeito

O amor sem fim
Não esconde o medo
De ser completo e imperfeito

quarta-feira, março 21, 2007

ELES AINDA SÃO OS TITÃS DA MÚSICA BRASILEIRA

A foto ao lado é da formação original dos Titãs, uma das mais importantes bandas do país. Os Titãs do Iê-Iê-Iê surgiram no início dos anos 80 influenciados, como todas as bandas da época, pelo punk. Na foto, Charles Gavin, Branco Mello, Sérgio Brito, Toni Belloto, Paulo Miklos, Nando Reis, Marcelo Fromer e Arnaldo Antunes. Hoje, só os cinco primeiros ainda formam a banda. Arnaldo Antunes e Nando Reis seguiram em carreira solo. Já Marcelo Fromer morreu depois de ser atropelado por uma moto, em São Paulo.

O primeiro disco foi lançado em 1984, durante o fervor do rock brasileiro. Emplacou Sonífera Ilha. Depois veio Insensível, em 1985. Mas foi em 1986 que os Titãs lançaram o mais importante álbum da banda e, sem dúvida, o mais importante do rock brasileiro: Cabeça Dinossauro. O LP traz músicas como AA UU, Bichos Escrotos, Igreja, Polícia, Estado Violência, O que... É daqueles discos que não podem faltar na estante de um roqueiro. Com Cabeça Dinossauro, os Titãs se firmaram de vez e lançaram outros sucessos nos anos seguintes. Ficaram meio apagados na década de 90, mas voltaram ao topo com o Acústico MTV. Uma baba quando comparado ao início da banda. Eu, por exemplo, deixei de olhar os Titãs com os bons olhos de antes, depois desse disco. Foi sucesso de vendas, o que provou ser muito comercial, pouco artístico. Depois, mais um golpe nos fãs mais roqueiros: em 1999 lançam As Dez Mais. Regravações de grandes sucessos de outros cantores. Disco típico para vender. Mesmo andando por camiminhos extremamente comerciais, os Titãs continuam sendo uma das melhores bandas de todos os tempos. Por isso merecem uma homenagem do blog. A música que escolhi não poderia ser uma que não faz parte de Cabeça Dinossauro. Essa me faz lembrar das tardes recreativas no colégio Estadual. Amantes da boa música, com vocês, os Bichos Escrotos dos Titãs.

Bichos, saiam dos lixos
Baratas, me deixem ver suas patas
Ratos, entrem nos sapatos
Dos cidadãos civilizados

Pulgas, que habitam minhas rugas
Oncinha pintada,
Zebrinha listrada,
Coelhinho peludo,
Vão se foder!
Porque aqui na face da terra
Só Bicho escroto é que vai ter!

Bichos escrotos, saiam dos esgotos
Bichos escrotos, venham enfeitar
Meu lar,
Meu jantar,
Meu nobre paladar

terça-feira, março 20, 2007

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE UNAÍ QUER PARCERIA COM INSTITUTO AYRTON SENNA

Volto a falar sobre o Instituto Ayrton Senna porque agora a parceria com a Secretaria de Educação de Unaí está próxima. Eu conversei com a assessora do Instituto. Ela me disse que estão abertas novas parcerias municipais (o Instituto já atende 1.300 municípios) e me passou os números dos telefones de contato. Eu repassei para a Secretária de Educação, Neuzani Branquinho, e espero que tudo dê certo. Unaí pode escolher por um ou mais, dos quatro programas oferecidos. Um deles é o Acelera Brasil, da logomarca ao lado. Todos na área educacional. o Instituto oferece treinamento dos professores e material didático, num dos programas. Em troca, o município deve se comprometer a manter a qualidade de educação, além de evitar a evasão escolar. A partir de hoje vou monitorar o andamento do processo. A Secretária também vai me informar sobre o que acontecer. Espero dar boas informações sobre isso ao leitor do blog. Aguarde.

MOZAIR ESTÁ DE VOLTA PARA TENTAR SALVAR O UNAÍ/ITPAUÃ

Ele saiu de uma maneira incomum, com o time líder do campeonato, sem nenhuma derrota. O problema foi a cervejinha que subiu à cabeça, a língua solta e acusações de racismo. Mozair Barboa havia dito, depois de uns copos, que não gostava de goleiros negros. A frase, segundo o presidente do clube, Capitão Elias, chegou aos ouvidos dos jogadores totalmente distorcida. Resultado: o clima ficou insustentável e ele saiu. Wagner Oliveira chegou com a missão de tocar o barco que o bom vento levava. Não conseguiu. Não venceu e viu o time cair para a quarta colocação. A paciência da diretoria se esgotou, Wagner saiu e Mozair voltou. A partir de hoje ele reassume o comando da equipe. Tem jogador que não gostou do retorno. Mas querendo ou não a equipe precisava mesmo de um "sacode". E com Wagner Oliveira, só levava o "sacode". Mozair já conhece o time, a cidade e a diretoria. Então é de se esperar que a reabilitação seja boa. Se conseguir ganhar do Luziânia, em Goiás, Mozair vai ser chamado de herói e continuar invicto. Tomara que isso aconteça, a torcida espera por isso.

SAUDADE DAS FESTINHAS

Semana dedicada ao rock brasileiro aqui no blog. Hoje é dia do Ira!, não de raiva. A banda paulista surgiu em 1980 quando os amigos Edgard Scandurra, Nasi, Charles Gavin (aquele mesmo dos Titãs) e Dino resolveram gravar a paixão que tinham pelo punk. o primeiro compacto foi lançado em 1983, com as músicas Gritos na Multidão e Pobre Paulista. Dois anos depois, lançam o LP Mudança de Comportamento. O fervor roqueiro da época foi propício ao sucesso do grupo. O Ira!, nome do grupo revolucionário irlandês, se mostrou como uma ótima banda de rock, com um som pesado e delicado ao mesmo tempo. Com o LP Vivendo e não Aprendendo, lançado em 1986, o grupo se firmou entre as melhores bandas de rock tupiniquim. A capa está aí ao lado. E é desse disco que retiro a música de hoje. Quem viveu essa época não se esquece de Dias de Luta. A música embalou muitas festinhas que nós, adolescentes, procurávamos incessantemente pela cidade. Não interessava onde era ou na casa de quem era. Entrávamos, dançávamos, paquerávamos e íamos embora. Era uma época romântica ao som do rock brasileiro. Dias de Luta me faz lembrar de dezenas de coisas. Meus amigos, minhas namoradinhas e o meu descobrir do mundo musical. Ao longo do tempo, a banda de Nasi ficou no ostracismo e voltou a conhecer o sucesso. Em 2004, quando lançaram o Acústico MTV, voltaram a se mostrar ao grande público. E foi aí que muitos adolescentes de hoje conheceram a banda. Pena que hoje o rock desses mesmos adolescentes seja tocado por Detonautas, CPM 22. Não dá pra fazer comparação. Viva o rock dos anos 80, viva a boa música. Amantes da boa música, com vocês, Ira!.

Só depois de muito tempo fui entender aquele homem

Eu queria ouvir o mundo mas ele me disse pouco
Quando se sabe ouvir não precisam muitas palavras
Muito tempo eu levei pra entender que nada sei... que
nada sei

Só depois de muito tempo comecei a entender
Como será meu futuro, como será o seu?
Se meu filho nem nasceu, eu ainda sou o filho
Se hoje eu canto essa canção, o que cantarei depois
Cantar depois... o quê?!!

Se sou eu ainda jovem passando por cima de tudo
Se hoje canto essa canção o que cantarei depois
Só depois de muito tempo comecei a refletir
Nos meus dias de paz
Nos meus dias de luta

Se sou eu ainda jovem passando por cima de tudo
Se hoje canto essa canção, o que cantarei depois
Se sou eu ainda jovem passando por cima de tudo

Se hoje canto essa canção, o que cantarei depois

segunda-feira, março 19, 2007

OPORTUNIDADE PARA PROFESSORES

Eu recebi um convite para ser repassado aos professores, via blog. É do site escola 2000, ligado ao Instituto Ayrton Senna. É um convite para um curso de aprimoramento dos docentes. O legal é que não é preciso viajar ou pagar qualquer valor. A única exigência é ser cadastrado no site, o que também não é cobrado. Abaixo, segue o ícone para o site. Se você é professor ou gestor da educação não pode perder essa oportunidade.

http://www.escola2000.org.br/aprenda/eac/pagina_eac_agenda.aspx?id=114

Bom curso e boa sorte.

OBRAS DA TRAVESIA EM UNAÍ ADIADAS MAIS UMA VEZ

Há alguns dias eu postei uma matéria aqui no blog sobre o andamento das obras na BR 251: a travessia para os bairros do lado direito da rodovia e o melhoramento da estrada. Era uma maneira de ficarmos atentos ao que está acontecendo nessa, que promete ser uma das maiores e mais necessárias obras que a cidade já viu. Pois é: a verdade é que o trabalho ainda está em fase de levantamento de preços. A abertura da melhor oferta seria no dia 07 de fevereiro. Foi transferida para março e agora, mais uma vez, outro adiamento. A nova data é 20 de abril às 09:30h no DNIT aqui em Brasília. A assessoria do Departamento Nacional de Infra-estrutura em Transportes informou que o novo adiamento se deu porque uma das empresas concorrentes recorreu alegando problemas no processo e que essa estratégia é normal. De qualquer forma, deixo abaixo um ícone para que você acesse a página para acompanhamento do processo.

http://www1.dnit.gov.br/editais/consulta/resumo.asp?NUMIDEdital=436

Nesse link há todo o histórico do processo de licitação e todos os adiamentos. Espero que você, leitor, não deixe de acompanhar e, assim, fazer seu papel de cidadão.

VEXAME: UNAÍ/ITAPUÃ PERDE MAIS UMA EM CASA

Foi uma vergonha, uma cena para se esquecer. Pela quinta rodada seguida, o time do Unaí não conseguiu vencer. Pela quarta consecutiva, perdeu. Pela segunda, dentro de casa. Dessa vez, não conseguiu marcar nem um golzinho. Foram 3 gols do time dos bombeiros em pleno Ninho do Periquito. O time jogou mal e a torcida vaiou. A diretoria do clube pode dispensar o técnico Wagner Oliveira ainda hoje. Ele e mais três jogadorers. O assunto está sendo discutido. A verdade é que a equipe está em pleno declínio. E o técnico não conseguiu encontrar o melhor jogo para o time. Em três apresentações ao comando dele, três derrotas. O que se dizia, no início do campeonato, era que o Unaí só permanecia como líder porque havia enfrentado e ganhado das equipes consideradas fracas. Do meio pra frente do primeiro turno, empatou como Gama, perdeu para o Brasiliense na Boca do Jacaré e foi derrotado pelo Ceilândia, no Ninho do Periquito... Até aí, nada demais. Mas perder como perdeu para o Esportivo e, agora, para o Dom Pedro... Alguma coisa está errada. O presidente do clube sabe disso. Só não sabe, ainda, dizer o que é. A torcida que vaiou já apoiou. E quer voltar a apoiar. Mas para isso é necessário que o time jogue bem. E isso está muito difícil.

O ROCK DO PLANALTO CENTRAL

Durante toda essa semana farei uma homenagem ao rock brasileiro. Vou postar apenas letras roqueiras tupiniquins. Foi um pedido de um amigo que me dizia que no Brasil não há rock. Eu discordei. Ele falava que rock de verdade é o inglês. Tudo bem, também acho que o rock inglês é o melhor, mas o rock do Brasil é apenas "rock brasileiro". Quer dizer, não precisamos apenas copiar o que ouvimos das bandas estrangeiras. Eu penso da seguinte maneira: imagine que você é um músico brasileiro, acostumado com o som daqui. De repente, recebe um convite para morar e trabalhar na Finlândia. Lá na Finlândia passa a conviver com a musicalidade local. Daí pensa em fazer uma música típica finlandesa, de ritmo finlandês. É claro que essa música vai ter traços brasileiros, um swing brasileiro, uma influência brasileira, já que é feita por um brasileiro que conviveu durante anos com nossos ritmos. Por isso a canção vai deixar de ser finlandesa? Não. Vai ser uma obra de ritmo típico finlandês com forte influência brasileira.

Foi isso que aconteceu com o rock. O movimento punk, nos anos 70, influenciou os roqueiros do mundo inteiro. Só que a interpretação do que vinha da Inglaterra teve cara própria em cada país, como o que aconteceu anos atrás com a Jovem Guarda e a febre dos Beatles. Por isso, temos bandas de rock, sim. E um ótimo rock. A homenagem de hoje é à Legião Urbana. Eu me lembro que em 1986 discutia com meu amigo Antônio Osório, hoje policial, quanto à melhor banda de rock daquela época. Eu apostava em Titãs, com Cabeça Dinossauro. E ele, na Legião, com Será. Hoje, não quero saber quem é melhor. Quero só ouvir. Acima, uma foto da formação original da banda candanga, com o baixista Renato Rocha. Muita gente nem sabe que ele fazia parte da banda. Saiu e foi para os Estados Unidos. A música de hoje é Giz, a preferida do próprio Renato Russo, um ícone da música brasileira. Ele dizia que essa canção é a mais bela já feita por ele. Amantes da boa música, com vocês, Legião Urbana.

E mesmo sem te ver
Acho até que estou indo bem
Só apareço, por assim dizer
Quando convém
Aparecer ou quando quero
Quando quero

Desenho toda a calçada
Acaba o giz, tem tijolo de construção
Eu rabisco o sol que a chuva apagou

Quero que saibas que me lembro
Queria até que pudesses me ver
És, parte ainda do que me faz forte
E, pra ser honesto
Só um pouquinho infeliz

Mas tudo bem
Tudo bem, tudo bem...

Lá vem, lá vem, lá vem
De novo
Acho que estou gostando de alguém
E é de ti que não me esquecerei
Tudo bem, tudo bem...

Eu rabisco o sol que a chuva apagou
Tudo bem, tudo bem...
Acho que estou gostando de alguém
Tudo bem, tudo bem...

domingo, março 18, 2007

NOROESTE GANHA REGIÃO E NOVO BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR

O policiamento na região Noroeste vai contar com o reforço da 16ª Região da Polícia Militar (RPM), que terá como sede o município de Unaí. O comandante da nova região da PM será o coronel Nilo Sérgio da Silva. O anúncio foi feito na última quinta-feira (15/03) pelo governador Aécio Neves (PSDB/MG) durante a apresentação dos oito novos coronéis da corporação, dentre os quais está o comandante da RPM de Unaí, Nilo Sérgio.

Segundo Aécio, a modernização da estrutura organizacional da PMMG foi orientada por um minucioso estudo sobre as regiões que mais necessitavam de investimentos em estratégia e pessoal.

O Blog apurou ainda que, com a criação desta região da Políciia Militar, também ficou determinado pelo governador Aécio Neves a implantação do 45º Batalhão no município de Paracatu. Assim, a 16ª RPM será constituída pelas unidades do 28º BPM – Unaí e 45º BPM – Paracatu, e suas respecticas companhias.


A estrutura da 16ª RPM de Unaí é cmposta por batalhões, companhias, companhias independentes, companhias de meio ambiente e trânsito.

No total, estão sendo criadas no Estado três novas novas regiões da Polícia Militar e sete novos batalhões. Com o processo de modernização da estrutura organizacional da PMMG, o Estado passa a contar com 16 RPMs e 48 batalhões, abrigando um contingente de 40.914 policiais militares.

Nas regões Central e Norte, a 14ª RPM tem como sede a cidade de Curvelo O comandante será o coronel Itamar de Oliveira Pacheco Filho. No Mucuri e Jequitinhonha. Já no Mucuri e Jequitinhonha, a 15ª RPM terá como sede a cidade de Teófilo Otoni.

Além das três novas regiões, existe também o Comando de Policiamento Especializado que dará suporte às três RPMs.

sábado, março 17, 2007

PRESSÃO CRESCE SOBRE UNAÍ/ITAPUÃ

O surpreendente Esportivo Guará, que subiu para a primeira divisão do campeonato candango este ano, voltou a ganhar. Depois da vitória sobre o Unaí por 2x0, venceu o Gama por 1x0. O jogo foi na noite dessa sexta, no Mané Garrincha. Com o resultado, o Unaí caiu para a quarta colocação. Isso aumenta a pressão sobre o time. Se perder para o Dom Pedro, amanhã, no Ninho do Periquito, permanece na quarta colocação, com os mesmos 10 pontos do Gama e vê o próprio Dom Pedro se aproximar, com 8. Quer dizer: ganhar é obrigação. O time está passando por um momento delicado. Não vence a quatro rodadas e tem se apresentado muito mal. Por isso precisa vencer e convencer. Talvez o melhor momento seja esse, já que joga em casa, com o apoio da torcida. Mas torcida é igual em todo lugar. Se o time não rende, ela vaia e critica. Com razão. É esperar pra ver. Torcer para a vitória mineira.

sexta-feira, março 16, 2007

INGRESSO A CINCO REAIS. NINHO DO PERIQUITO VAI LOTAR

O UNAÍ/ITAPUÃ tem uma prova de fogo neste fim de semana. Tem de ganhar do Dom Pedro para continuar entre os primeiros colocados. Nesta sexta, o Gama enfrenta o Esportivo. Os dois times candango estão com 10 pontos, o mesmo número do Unaí. Seja qual for o placar, o time mineiro perderá a terceira colocação, pelo menos até domingo. Para ganhar do time dos bombeiros, o Unaí vai contar com a torcida. A diretoria baixou o preço do ingresso para R$5,00. Dá pra levar até o totó.


Mudanças também dentro de campo. O goleiro novato Stivione (é isso mesmo) deve estrear como titular. Outro jogador que chegou esta semana é Flávio, volante, que veio do São Caetano. Rogerinho volta para o time, o que deve render jogadas mais elaboradas. Como Danilo está suspenso, flávio entra no meio e Emerson vai para a lateral direita. Na esquerda, Anderson Negão é titular. Anderson Mineiro fica no banco.

O jogo será no Ninho do Periquito às 15:30h. E o ingresso, só pra não esquecer, custa R$5,00.

UNAÍ É A CIDADE MAIS RICA DO NOROESTE


No mês que vem o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, vai realizar mais uma pesquisa de campo nas cidades brasileiras. Como sempre, os números captados se transformam em uma fotografia de cada município. São números sobre população, produção agrícola, pecuária... Enfim, todas as características do município. Até que o novo estudo seja realizado, temos de nos valer do que já foi publicado. Os números da economia de Unaí, por exemplo, são de 2005. E mostram o quanto o município é importante para o setor no cenário estadual. Unaí é o município mais rico do noroeste e isso já foi falado aqui no blog. Eu me baseei nos números da agricultura e da pecuária. Hoje, publico outros dados que só ratificam o que eu já disse. Com certeza você vai ficar surpreso.

As seis agências bancárias da cidade movimentam R$180.439.831,93 (cento e oitenta milhões, quatrocentos e trinta e nove mil, oitocentos e trinta e um reais e noventa e três centavos) por ano em operações financeiras. É muita coisa. Para se ter uma idéia, a segunda colocada, Paracatu, movimenta 139 milhões. Só em depósitos à vista, os unaienses deixam nos bancos R$ 36 milhões. E na poupança, R$ 34 milhões.

Os últimos números das finanças municipais, ou seja, o dinheiro que passa pela prefeitura, são de 2004: as receitas orçamentárias há três anos foram de R$ 52.691.156,06. Em tributos, o município arrecadou R$ 6.349.181,28.

A frota da cidade também é grande. Os números são de 2005. Pelas ruas de Unaí circulam 9.805 automóveis pequenos, de passeio, 1.304 caminhonetes e mais 1.112 caminhões. Nas fazendas, 263 tratores. Há ainda 5.039 motocicletas, 37 micro-ônibus e 251 ônibus. Só são computados os veículos que circulam com placas de Unaí. O grande problema em relação a esses números é que Unaí enfrenta o mesmo problema que o Brasil, de uma forma geral. As riquezas não são bem distribuídas. Enquanto poucos têm muito, muitos têm pouco. Uma das formas de melhorar a situação é a educação, a formação profissional. Se uma pessoa está preparada pode buscar um melhor emprego, com salário melhor e por aí vai. Mas aí é outra história. Fica para um outro momento.
Obs: foto(UnaiNet)

UM ACIDENTE DE CARRO NOS DEU UM CANTADOR

Na última música da semana, aqui no blog, eu atendo ao pedido de uma amiga. Ela me ligou e quase implorou para que eu postasse a letra de Senhorita. A música de Zé Geraldo é um dos maiores sucessos do cantor de Milho aos Pombos, Negro Amor e Banquete de Hipócritas. Quem não conhece bem o cantor e compositor, jura que ele é nordestino, por causa do estilo cantador. Mas não é que Zé Geraldo é mineiro? Ele nasceu numa cidadezinha chamada Rodeiro, na zona da mata. Ainda adolescente foi para o Rio de Janeiro. Queria ser jogador de futebol, mas um acidente de carro encerrou o sonho. Virou cantor e se mostrou um menestrel do cancioneiro regional. A música Senhorita é bem suave, fala do amor e prega essa paixão acima de tudo. Foi lançada em 1981, no mesmo disco de Dando Milho aos Pombos. Era o terceiro disco de Zé Geraldo. De lá pra cá lançou outros nove álbuns entre inéditas e regravações. Apesar de não ser tão conhecido quanto os amigos Alceu Valença, Zé Ramalho e Renato Teixeira, de quem é compadre, ele merece um espaço aqui no blog. Amantes da boa música, com vocês, Zé Geraldo.





Minha meiga senhorita
eu nunca pude lhe dizer
Você jamais me perguntou
de onde eu venho e pra onde vou


De onde eu venho não importa pois já passou
O que importa é saber
pra onde vou


Minha meiga senhorita
o que eu tenho é quase nada
Mas tenho o sol como amigo
Traz o que é seu e vem morar comigo
Uma palhoça num canto da serra
será nosso abrigo
Traz o que é seu e vem correndo
vem morar comigo


Aqui é pequeno mas dá pra nós dois
E se for preciso
a gente aumenta depois
Tem um violão que é pra noites de lua
Tem uma varanda que é minha e que é sua
Vem morar comigo
meiga senhorita
Vem morar comigo
doce e meiga senhorita
Vem morar comigo

quinta-feira, março 15, 2007

INSTITUTO AYRTON SENNA MAIS PRÓXIMO DE UNAÍ

Como eu havia prometido aqui mesmo no blog, entrei em contato com o Instituto Ayrton Senna para saber da possibilidade de implantação de algum projeto educacional em Unaí. A resposta foi: é possível, sim. A assessoria do Instituto enviou alguns releases sobre os projetos oferecidos para que eu entendesse do que se trata. São quatro programas oferecidos: Se liga (alfabetização), Acelera Brasil (aceleração de aprendizagem), Circuito Campeão (gerenciamento de aprendizagem e dos primeiros cinco anos do ensino fundamental) e Gestão Nota 10 (gerenciamento das unidades escolares do ensino fundamental e da secretaria de educação). Todos esses programas de ajuda à educação são gratuitos para o município. Juntos, atendem 894.222 crianças em 1.619 municípios brasileiros. Unaí pode ser o de número 1.620. Para isso é preciso que a Secretaria de Educação entre em contato com o Instituto para resolver problemas burocráticos. Todas as informações que recebi já foram repassados para a Secretaria.

De posse dessas informações, entrei em contato com a Secretária de Educação de Unaí, Neuzani Branquinho. Ela afirmou que o município já havia tentado, em 2005, uma parceria com o Instituto. E que isso não foi possível porque, naquele momento, estavam suspensas novas parcerias. Pelo que conversei com a assessora, essa suspensão já não existe mais. Agora, espero mais informações do Instituto. Quero detalhes de como pode ser feita a parceria, com quem conversar, quais os documentos. Prometeram me mandar até nesta sexta-feira. Quando chegar, repasso para a Secretaria de Educação de Unaí e vou ficar de olho para acompanhar o andamento do caso. E, claro, você leitor, vai ficar sabendo de cada passo.

POLÍCIA MILITAR ERROU AO DEIXAR ASSALTANTES ESCAPAREM

As polícias militar e civil apresentaram oito, dos nove presos, acusados de participação dos assaltos às agências bancárias de São Romão e Riachinho. As últimas prisões aconteceram no sábado, em Brasília. Chapelão, apontado como líder do bando, e Baixinho, tido como o mais violento da quadrilha bebiam cerveja quando foram capturados pela polícia federal. A polícia acredita que mais dois homens participaram dos crimes. A justiça expediu mandados de prisão e a busca ainda não terminou.

POLÍCIA MILITAR ADMITE QUE HOUVE ERROS NA BUSCA
Durante a apresentação, o Tenente-Coronel Luciano, que comandou a operação de captura, admitiu que houve erros no trabalho dos 400 homens que faziam um cerco na região de Bonfinópolis. Ele afirmou que todos os detalhes da operação serão analisados para identificar em que momentos os policiais erraram durante os 34 dias de operação. Ele não soube explicar porque poucos homens conseguiram escapar de 400 policiais treinados. Mas sabe que os assaltantes usaram balsas para atravessar rios e buracos, para esconderem o dinheiro. Enquanto atravessavam um rio, eles deixaram cair uma bolsa com R$60.000,00. O delegado Celso Prado acredita que a fuga se deu porque os bandidos compraram ajuda de fazendeiros. A investigação da polícia civil deve apontar os nomes desses fazendeiros, que devem ser indiciados por auxílio a criminoso. No link abaixo, você assite à reportagem sobre o caso.

O MALUCO BELEZA MAIS AMADO E ODIADO DA MÚSICA BRASILEIRA

Raul Seixas é o tipo de artista anti-artista. Foi um ícone da música, amado por muitos, odiado por outros tantos. Raul teve problemas de relacionamento com as mulheres, com os amigos, com os fãs e com as gravadoras por onde passou. O baiano de Salvador foi influenciado pela música nordestina e pelo rock dos anos 50. Em 1960 forma o grupo Os Panteras. Faz shows na capital baiana e vai ao Rio de Janeiro para gravar um disco "Raulzito e os Panteras". Foi um fracasso de vendas. Passou então a trabalhar como produtor de uma gravadora. Escondido do dono da empresa, grava um disco com um título, no mínimo, cômico: Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta: Sessão das Dez. Resultado: foi demitido. Passa então a participar de festivais até ser contratado pela Philips. Lança grandes sucessos, briga com a gravadora e fica entre uma e outra durante anos. Depois de 20 anos de carreira, o excesso de consumo de álcool provoca nele uma pancreatite. Foi fatal. Raul morreu, mas deixou uma série de músicas fabulosas para os fãs. Esses se renovam, mostrando que Raulzito é também um artista de várias eras. A música que escolhi para postar no blog é Gita, uma das mais conhecidas de Raul. Eu me lembro que, quando criança, ouvia a música e ficava me perguntando como alguém poderia ser da telha, o telhado? A pesca do pescador? E como explicar que a letra "A" tem meu nome? Eu não entendia nem tinha ouvido falar da licença poética. O poeta pode tudo. O papel aceita tudo e nós, que tenhamos nossas próprias conclusões sobre o que está escrito. É como olhar para uma pintura abstrata: você pode ver uma imagem e quem está ao seu lado, outra. É um tipo de arte que depende do espectador para fazer sentido. Ou sentido nenhum. Assim é Raulzito. Amantes da boa música, com vocês, Raul Seixas.


"Eu que já andei pelos quatro cantos do mundo
procurando,
foi justamente num sonho que ele me falou"



Às vezes você me pergunta
Por que é que eu sou tão calado
Não falo de amor quase nada
Nem fico sorrindo ao teu lado


Você pensa em mim toda hora
Me come, me cospe, me deixa
Talvez você não entenda
Mas hoje eu vou lhe mostrar


Eu sou a luz das estrelas
Eu sou a cor do luar
Eu sou as coisas da vida
Eu sou o medo de amar
Eu sou o medo do fraco
A força da imaginação
O blefe do jogador
Eu sou, eu fui, eu vou


Gita gita gita gita gita


Eu sou o seu sacrifício
A placa de contra-mão
O sangue no olhar do vampiro
E as juras de maldição


Eu sou a vela que acende
Eu sou a luz que se apaga
Eu sou a beira do abismo
Eu sou o tudo e o nada


Por que você me pergunta
Perguntas não vão lhe mostrar
Que eu sou feito da terra
Do fogo, da água e do ar


Você me tem todo dia
Mas não sabe se é bom ou ruim
Mas saiba que eu estou em você
Mas você não está em mim


Das telhas eu sou o telhado
A pesca do pescador
A letra A tem meu nome
Dos sonhos eu sou o amor


Eu sou a dona de casa
Nos pegue-pagues do mundo
Eu sou a mão do carrasco
Sou raso, largo, profundo


Gita gita gita gita gita


Eu sou a mosca da sopa
E o dente do tubarão
Eu sou os olhos do cego
E a cegueira da visão


Mas eu sou o amargo da língua
A mãe, o pai e o avô
O filho que ainda não veio
O início, o fim e o meio


Eu sou o início, o fim e o meio

quarta-feira, março 14, 2007

MAIOR PARTE DOS LEITORES QUER TIME DE UNAÍ NA TERCEIRONA


Há três semanas lancei uma pergunta aos blogueiros de plantão. Queria saber qual a opinião deles sobre o time de Unaí. A equipe está entre as melhores do campeonato candango e vê , pela primeira vez, a possibilidade real de participar de um campeonato nacional. As opções na enquete foram Copa do Brasil ou Terceirona. Deu a terceira divisão com 71,25%. Apenas 28,75% dos leitores preferem ver o UNAÍ/ITAPUÃ na Copa do Brasil. Parte das pessoas que votaram a favor da terceirona entrou em contato comigo. Alguns disseram que preferem o campeonato em detrimento da copa porque o time disputaria muitas partidas. Na Copa do Brasil, poderia ser uma só, já que se perdesse por um placar superior a dois gols, estaria fora.


TEM MAIS ENQUETE NO BLOG


A nova enquete aborda um tema em destaque mundial: o etanol. É o álcool produzido a partir da cana-de-açúcar para ser usado como combustível ecológico. O presidente Lula assinou, semana passada, uma parceria com os Estados Unidos para liderarem a produção e a tecnologia industrial do produto. Hoje, o Brasil produz 18 bilhões de litros de etanol anualmente. Só os Estados Unidos vão precisar de 55 bilhões por ano a partir de 2010. Quer dizer: demanda vai haver. E nós temos muita terra para o plantio. Parte da área está em Unaí e o assunto já é discutido entre os produtores rurais unaienses. Portanto, é um bom tema para enquete. Entre e opine.

JAIME MARTINS: MAIS UM QUE O BLOG VAI ACOMPANHAR DE PERTO

Foram 1.981 votos em Unaí. O deputado Jaime Martins conseguiu ter um número considerável de votos na cidade depois de firmar uma dobradinha com o vereador Zé da Estrada, que se candidatou a Estadual. Jaime Martins é integrante da comissão de viação e transporte. Compareceu às quatro reuniões. Ele é deputado federal desde 1995. Tem a base eleitoral em Divinópolis, na região central de Minas. Este ano apresentou dezessete proposições. Nenhuma ligada a Unaí. Entre as propostas apresentadas em anos anteriores, uma que defende a redução no número de deputados: dos atuais 513 para 450. Matéria dificílima de ser aprovada. Das vinte reuniões em plenário realizadas até hoje, Jaime Martins faltou a quatro: nos dias 12 de fevereiro (duas sessões) e 05 de março, não justificou a ausência e teve o salário cortado. A assessoria informou que o deputado estava em reuniões de trabalho, mas não soube informar onde nem com quem foram realizadas as reuniões. No dia 16 de fevereiro faltou e apresentou atestato médico como justificativa. Mais informações sobre o deputado do Partido Republicano, mês que vem, aqui no blog. Veja os contatos dele, como parlamentar:

Endereço: Câmara dos Deputados - anexo IV - gabinete 333
Telefone: (61) 3215 - 5333
e-mail: dep.jaimemartins@camara.gov.br

Até o mês que vem com mais informações sobre os deputados

JOSÉ SANTANA FOI O SEGUNDO MAIS VOTADO EM UNAÍ

O deputado José Santana de Vasconcellos está na Câmara Federal desde 1987. Agora, no sexto mandato, teve a ajuda de 8.886 eleitores de Unaí. É a segunda maior votação para federal do município. José Santana apresentou este ano oito proposições, apesar de ter comparecido pouco à Câmara. Ele está fazendo um tratamento preventivo contra o câncer de próstata, que deve durar dois meses. Nesse período, deve aparecer poucas vezes em Brasília. Apesar de ser alertado por médicos de que não tem a doença, o deputado do PR preferiu fazer radioterapia preventiva. José Santana faz parte da comissão de viação e transporte e da comissão especial que altera normas para licitações e contratos da administração pública. Não esteve em nenhuma das reuniões das comissões por causa do tratamento. No plenário, de acordo com informações oficiais da Câmara, esteve presente em duas sessões: dias 06 e 12 de fevereiro. Nos dias 14 e 15 do mesmo mês não compareceu e não justificou as ausências. Em todos os outros dias, desde 06 de fevereiro, apresentou atestado médico. A assessoria do deputado acredita que o registro de não comparecimento da Câmara está desatualizado. De acordo com a assessora, nos dias em que consta ausência não justificada, ele estava em tratamento. Por isso, justificada com atestado médico.

O deputado é ligado ao vice-prefeito de Unaí, José Gomes Branquinho, do mesmo partido. Mas até agora o prefeito de Unaí não se reuniu com ele após a posse. Como o tratamento médico deve durar dois meses, o encontro tende a demorar. Os contatos do deputado são:

Endereço: Câmara dos Deputados - anexo IV - gabinete 854
Telefone: 3215 - 5854
e-mail: dep.josesantanadevasconcellos@camara.gov.br

O deputado tem ainda um site que você pode acessar e acompanhar a vida parlamentar dele: www.deputadojosesantana.com.br

Cumpra seu papel de cidadão e não deixe de acompanhar o que os nossos deputados fazem pelo nosso município. O acompanhamento do blog é mensal. Aguarde.

A PARTIR DE HOJE, MENSALMENTE, TODOS OS PASSOS DOS NOSSOS DEPUTADOS FEDERAIS

O deputado Antônio Andrade está no primeiro mandato como federal depois de fazer carreira na Assembléia Legislativa de Minas. Está no Congresso credenciado por 11.009 unaienses que votam nele em outubro. A maior votação da cidade para um deputado federal nas eleições do ano passado. Isso aumenta a responsabilidade sobre o experiente parlamentar, acostumado com os pedidos de Unaí. Até agora, ele apresentou dezesseis proposições na Câmara Federal. Nenhuma delas dizendo respeito diretamente à cidade. Toninho Andrade faz parte da comissão de desenvolvimento econônimico, indústria e comércio, responsável por analisar projetos ligados ao desenvolvimento econômico, e do conselho de ética da casa, que tem a função de analisar, por exemplo, pedidos de cassação de deputados.

Toninho Andrade faltou a três sessões em plenário, das vinte que aconteceram desde o dia 06 de fevereiro: duas no dia 12 de fevereiro e um no dia 05 de março. Todas, numa segunda-feira. A assessoria do deputado disse que ele não esteve em Brasília porque fazia reuniões de trabalho em Belo Horizonte. Quando um deputado falta e não apresenta justificativa, como foi o caso, a liderança do partido pode abonar a falta. Mas não foi isso que aconteceu. O PMDB havia enviado um comunicado a todos os deputados do partido dizendo que o abono não iria acontecer. Com isso, Toninho Andrade teve os dias cortados do salário.

Até hoje, o deputado não visitou o prefeito Antério Mânica, depois da posse, nem foi visitado pelo prefeito. Lembro que Toninho foi eleito com o apoio do grupo de José Braz, adversário político do atual prefeito. Eu estou agendando uma entrevista com o Deputado para, entre outras coisas, saber se isso pode atrapalhar algum tipo de projeto que inclua Unaí. A data ainda não foi marcada. Quer entrar em contato com o Deputado Antônio Andrade? Anote aí todos os dados:

Endereço: Câmara dos Deputados, gabinete 383, anexo III
Telefone: (61) 3215 - 5383
e-mail: dep.antonioandrade@camara.gov.br

Daqui a pouco, publico todos os passos dos outros dois mais votados em Unaí: José Santana e Jaime Martins. Aguarde.