terça-feira, janeiro 30, 2007

CORREIO BRAZILIENSE: UNAÍ/ITAPUÃ TEM SORTE

O caderno de esportes da edição de hoje do Correio Braziliense traz uma página quase que completa com uma matéria sobre o UNAÍ/ITAPUÃ. Até aí, nada demais. Afinal, o time mineiro é o líder do campeonato candango, à frente de Brasiliense e Gama, favoritos ao título. Mas levando-se em consideração o que temos lido até então na imprensa candanga, era de se esperar que a matéria não fosse tão favorável à equipe. O texto diz, sim, que o clube está na primeira colocação, mas deixando claro que é uma surpresa e lembrando que nos últimos dois anos o time mineiro lutou para não cair. E mais: credita a liderança à pura sorte que o time mineiro teve na tabela. Até agora enfrentou os dois times que não pontuaram. E o terceiro que não marcou nenhum é o próximo adversário. Tudo isso está certíssimo. Não há o que contestar. Mas a história seria diferente, se o jornal fosse outro.

SE A MATÉRIA FOSSE ESCRITA POR UM JORNAL MINEIRO

Em aulas de jornalismo, entre outras coisas, aprendemos que usar o "mas" é muito importante para darmos a direção da matéria. Exemplo: se dissermos "o presidente Lula é muito bem visto em outros países mas a política interna dele não é das melhores" soa bem diferente de "a política interna do presidente Lula não é das melhores mas ele é muito bem visto em outros países". A inversão da frase dá outra percepção do que queremos dizer. Se a matéria do Correio fosse feita por um jornal de Unaí poderia ser mais ou menos assim: O UNAÍ/ITPAUÃ teve sorte até agora porque enfrentou os dois times que não marcaram pontos e o próximo adversário é o terceiro a não sair do zero, na tabela. Mas a equipe tem se mostrado eficiente ao apresentar o melhor ataque do campeonato, além de ter a defesa menos vazada. Como se não bastasse, conta com o artilheiro do candangão, Rogerinho e o vice na artilharia, Paulão.

Como se vê, a verdade é uma só. Mas que podemos dar um jeitinho nela, podemos.

SUGESTÃO CONTRA O NEPOTISMO

Vem de Patos de Minas, um exemplo que deve ser seguido por todos executivos e legislativos da Região, do Estado, do País, em prol da moralidade na Administração Pública....

Foi sancionada este mês, pelo prefeito do município do Alto Paranaíba, a lei complementar 274 que proíbe a prática de nepotismo no âmbito do Poder Legislativo e dos órgãos da administração municipal. Ela foi editada em razão do Compromisso de Ajustamento de Conduta firmado entre a Prefeitura e o Ministério Público estadual (MPE) para pôr fim ao casos de nepotismo e nos órgãos da administração direta e indireta do Poder Executivo Municipal, e no Legislativo local. A lei caracteriza como nepotismo a contratação temporária ou a nomeação para cargos de provimento em comissão ou função de confiança, de cônjuge, companheiro ou parente, até o terceiro grau, do prefeito, do vice-prefeito, dos secretários municipais e dos vereadores. Algo acontece com freqüência por aí...

Estão previstas algumas exceções como a contratação temporária precedida de processo seletivo simplificado e as nomeações de servidor efetivo para o exercício de cargo em comissão ou função de confiança, desde que seja comprovada a habilitação e a capacidade para o desempenho das funções e não haja subordinação direta ao prefeito e demais impedidos.

Em Patos, além de prever a elaboração de lei específica para combater o nepotismo, ele obriga a regularização, até o dia 1º de agosto deste ano, de todos os agentes públicos contratados pela administração municipal. Para isso, deverá ser realizado um concurso público para o preenchimento dos cargos.

segunda-feira, janeiro 29, 2007

1 X 0: UNAÍ AINDA É LÍDER

O UNAÍ/ITAPUÃ fez o dever de casa. Venceu o Luziânia pelo placar mínimo e continua na liderança do campeonato candango. A partida foi eletrizante e chegou a ser dramática. O time mineiro passou o primeiro tempo em branco, deixando a torcida apreensiva. E só abriu o placar aos 37 e meio da etapa complementar. Foi o suficiente. A vitória deixa o UNAÍ/ITAPUÃ ainda em primeiro lugar, seguido de perto pelo Ceilândia, que também tem duas vitórias, mas com um gol a menos de saldo. O gol do time foi marcado pelo meia Rogerinho, artilheiro isolado do campeonato com 3 gols.

TORCIDA
A torcida compareceu em peso. Não como esperava a diretoria do clube que falava em 2.500 pessoas no estádio Urbano Adjuto. Mas os 1.610 pagantes fizeram barulho e torceram o tempo todo. Foi essencial durante a partida para dar tranquilidade aos jogadores. Estão de parabéns pela presença e pela força que deram ao time. O próximo compromisso do UNAÍ/ITAPUÃ será no próximo domingo, ainda no Urbano Adjuto, contra o Paranoá. Esse ainda não pontuou no campeonato. Teoricamente não oferecerá muita resistência ao time de Unaí. Mas como se diz: futebol é jogado, lambari é pescado. Entrar de salto alto pensando que se pode ganhar a qualquer momento deve estar longe dos planos. Cabe ao técnico Mozair Barbosa "fazer a cabeça" dos jogadores para que eles tenham concentração total no jogo do próximo domingo. Fazer mais três pontos em casa será essencial pra enfrentar o Gama, na semana que vem, com mais tranqüilidade. Até lá.

sábado, janeiro 27, 2007

ATO PÚBLICO COBRA JULGAMENTO RÁPIDO DOS ACUSADOS PELA CHACINA

Neste domingo, (28/01), o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait) realiza Ato Público em Unaí em memória de Ailton Pereira de Oliveira (motorista oficial), Eratóstenes de Almeida Gonsalves, João Batista Soares Lage e Nelson José da Silva (Auditores Fiscais do Trabalho), mortos no dia 28 de janeiro de 2004, numa emboscada na zona rural do município. Na sexta-feira (26/01), em Belo Horizonte, entidades sindicais e a Delegacia Regional do Trabalho (DRT/MG) lançaram um manifesto por justiça pedindo agilidade no julgamento dos acusados pela chacina.

O crime está completando três anos sob o olhar crítico daqueles que acompanham o comportamento da Polícia e da Justiça perante os casos mais graves registrados na história recente do país, como é o caso desta chacina. É justa, oportuna e irreversivelmente determinante esta atuação dos sindicados, coordenada pelo Sinait, em prol de uma solução rápidae e eficaz para o caso. Não se pode deixar passar em branco, comportamentos vorazes dos seres humanos que fogem à regra, burlam a lei e até promovem a morte, se esta for necessária para evitar o prejuízo da punição administrada e disciplinar. A fiscalização dos agentes da DRT é legítima e não acontece somente na região Noroeste. Sem os fiscais em campo, muitas vezes temidos por seu comportamento profissional e imutável, corre-se sério risco de os direitos dos nossos trabalhadores, serem burlados. Por isso, um desfecho jurídico duro e realmente punitivo para os responsáveis pela chacina dos fiscais, servirá como exemplo para um país que precisa parar de apostar na bala e no sangue como a solução rápida para os problemas eminentes.

Há algumas semanas, convesando com o Frei Xavier Plassat, da Comissão Pastoral da Terra ( ele que estará em Unaí neste domingo, por ocasião do Ato Público), fui surpreendido por uma história que contava a cerca da esperança que os trabalhadores rurais de uma determinada região brasileira mantinham nas forças públicas. Sem a fiscalização, e uma ordem para que os direitos dos trabalhadores fossem pagos, o grupo de safristas não viveria o Natal que os filhos sonhava, com ao menos uma cesta de alimentos em casa.... Vemos neste tipo de relato, contado pelo Frei a partir de uma realidade vivida pela Pastoral através da andança de seus agentes pelo campo, que é preciso correr contra o tempo para descobrir novas irregularidades que eventualmente estejam "minimizando" a auto estima e a própria vida de trabalhadores rurais no Brasil.

Não fique também sem registro a necessidade de o direito de defesa, previsto e assegurado pela Constituição Federal, nunca se negado a qualquer suspeito! O contraditório, a prova inequívoca, e o afastamento por completo da possibilidade de erro em processos tão complexos como este da morte dos fiscais e do motorista do Ministério do Trabalho, são elementos que constroem o caminho para o julgamento justo!

E estejamos ainda atentos às múltiplas abordagens que a opinião pública faz, a partir do desenrolar do caso. As generalizações absurdas, que prejudicam a imagem da região Noroeste e da atividade agropecuária que a sustenta, precisa perder espaço para comentáriso edificadores, que valorizem a vida, os direitos, mas sem prejudicar a economia e até mesmo a história de nossas cidades. Todos, ou seja, a população em geral (incluindo a grande gama de cidadãos que necessitam do trabalho no campo para manterem suas famílias) não pode pagar pelo erro de poucos.


Programação

O Ato Público organizado pelo Sinait acontecerá às 11 horas deste domingo, no local do crime (estrada de terra próxima ao Trevo das Sete Placas), e pedirá a agilização do julgamento dos nove acusados pelo crime. Haverá Culto Ecumênico no local.

Você concorda com tudo que a imprensa está publicando sobre este caso? Leia as notícias abaixo e registre seu comentário aqui no Blog!

Mídia repercute manifestações pelo Julgamento dos acusados

Para procuradora, julgamento do caso ocorre em seis meses

Ameaças a fiscais do trabalho são comuns no Noroeste de Minas Gerais

Chacina segue o rastro do agronegócio que avança sobre o cerrado

sexta-feira, janeiro 26, 2007

ELIAS ANDRADE: QUERO NOVE PONTOS EM TRÊS JOGOS

A primeira vitória serviu para animar o plantel do UNAÍ/ITAPUÃ. Com três pontos garantidos, o time só pensa no Luziânia, adversário que vai entrentar no domingo, em Unaí. A intenção é ganhar do time goiano e do Paranoá no domingo posterior, também no Urbano Adjuto. Se fizer nove pontos nos três primeiros duelos, o UNAÍ/ITAPUÃ continua na ponta da tabela, chama de vez a atenção da imprensa brasiliense, deixa os outros times assustados e segue bem para enfrentar o Gama, dia 09, sexta-feira, às 20h30m, no Mané Garrincha. Se arrancar um empate com o time verde candango, estará bem na fita e na tabela. O presidente do clube garante: "os jogadores estão animados. Sabem da dificuldade, mas sabem da importância em ganhar os dois jogos em casa. Estamos preparados."

Mas antes disso, tem de ganhar do Luziânia, domingo que vem. O time de Goiás chega a Unaí "mordido" depois de ser derrotado na primeira rodada, para o Ceilândia, em casa. E para triunfar, o UNAÍ/ITAPUÃ conta com a ajuda da torcida. A expectativa é de que 2.500 pessoas lotem o Urbano Adjuto. E o time já está escalado: Arlem, Denis, Fábio Augusto e Anderson. Daniel, Danilo, Wemerson e Rogerinho. Paulão e Cassius.

QUE VENHA O LUZIÂNIA

O time do UNAÍ/ITAPUÃ esté preparado para enfrentar o time goiano, no Urbano Adjuto, próximo domingo. Mais informações aqui no blog, a qualquer momento. O que dá pra adiantar é que a partida contra o Gama, no Mané Garrincha não será mais no dia 11 de fevereiro, como estava prevista. O Gama vai jogar a primeira partida da Copa do Brasil no dia 14, contra o Araguaína, de Tocantins. Por isso, o time de Brasília pediu e conseguiu o adiantamento da partida contra o Unaí para o dia nove, sexta-feira.

MORTE DOS FISCAIS AINDA É LIGADA À ESCRAVIDÃO

No próximo domingo, o que ficou conhecido como "chacina de Unaí" completa três anos. Até hoje, nenhum acusado foi julgado pelas mortes dos auditores fiscais Eratóstenes Gonçalves, João Batista Lage, Nelson José da Silva e o motorista Ailton Pereira de Oliveira. O caso ganhou repercussão internacional. E a imprensa, até hoje, diz que os servidores do ministério do trabalho fiscalizavam denúncias de trabalho escravo. Pura jogada da imprensa para "esquentar" a matéria. A lei diz que qualquer caso de trabalho escravo deve ser investigado por uma força-tarefa formada por policiais federais, integrante do ministério público do trabalho, além dos auditores fiscais. Todos sabem que só os fiscais estavam no local. Foi uma emboscada? Sim. Foi por denúncia de trabalho escravo? Não.

MINISTÉRIO DO TRABLAHO RECONHECE QUE NÃO HÁ TRABALHO ESCRAVO EM UNAÍ

Na TV Justiça, onde faço reportagens, sempre que há alguma novidade sobre o caso e, por isso, uma nova matéria, recomendo a não falarmos em trabalho escravo e sim em fiscalização do ministério do trabalho. Fiz até uma matéria sobre isso e entrevistei o chefe dos fiscais, em Brasília. Ele confirmou que o assunto foi levado para o lado de escravidão, num primeiro momento, mas depois esclarecido pelo próprio ministério como uma fiscalização corriqueira. Mas fiscalização corriqueira não vende jornal. Trabalho escravo vende. Eu me lembro que, naquela época, fiz várias matérias sobre o assunto. Questionei muitas autoridades sobre o fato. Todos disseram que não há nenhum registro de trabalho escravo em Unaí. Há ou havia, sim, trabalho de degradação do trabalhador. Sabe o que é isso? Se um bóia-fria trabalha sem luvas, botas ou óculos de proteção, por exemplo, pode estar sendo degradado. Quando eu era criança capinava a roça de milho na chácara do meu pai, plantava mandioca, ordenhava as vacas e apartava os bezerros todos os dias. Nunca me senti um escravinho. Pelo contrário, adorava fazer aquilo.
OS ACUSADOS
Nove pessoas foram presas. Algumas delas de forma muito estranha. Não vou entrar em detalhes sobre essa estranheza. Prefiro que você, leitor, chegue à sua própria conclusão. Entre os presos, Antério e Norberto Mânica. Antério se tornou prefeito. Por isso tem foro privilegiado. Norberto está solto depois de ser preso por duas vezes. Está livre amparado por um habeas corpus concedido pelo Superior Tribunal de Justiça no dia 28 de novembro do ano passado. Os acusados que, segundo o Tribunal Regional Federal, em Brasília, vão a júri popular são: Erinaldo de Vasconcelos Silva, Rogério Alan Rocha Rios, Willian Gomes de Miranda, Francisco Élder Pinheiro, José Alberto de Castro, Humberto Ribeiro dos Santos e Hugo Alves Pimenta. Eles respondem por homicídio triplamente qualificado. As penas variam de 12 a 30 anos de prisão. Mas quem já está condenada é a cidade, até hoje associada à chacina. O tempo da pena é que ninguém sabe.

quinta-feira, janeiro 25, 2007

TOM JOBIM: 80 ANOS DE BOA MÚSICA

Se estivesse vivo, o maestro Tom Jobim faria 80 anos hoje. Uma certa canção diz que "quem não gosta de samba, bom sujeito não é. É ruim da cabeça ou doente do pé". O mesmo pode se aplicar a quem não gosta da bossa nova. É um ritmo carica/brasileiro que ganhou o mundo. Um dos seus principais expoentes, se não o maior deles, é Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim. Ele conseguiu mesclar o swing do samba brasileiro com a versatilidade do jazz norte-americano. Estava nascendo a bossa nova. Não só um jeito novo de apresentar a música, mas a bossa acabou se transformando em um estilo de vida de milhares de pessoas.

E o ritmo é envolvente de tal maneira que se torna impossível deixar de imaginar a garota de ipanema passeando pela praia ao ouvir a música de mesmo nome. Não dá pra não lembrar das notas musicais e o aviso do artista para não apostar em um leque de pretendentes quando se ouve "samba de uma nota só". Nem ficar matutando como ele consguiu rimar tão bem "ponte" com "belo horizonte" e "rã" com febre "terçã". Viva Jobim.

Com as preciosidades, ele lançou intérpretes fabulosos. E foi camarada ao dividir a caneta, o violão e o piano com outros excelentes compositores. O Brasil e o amante da boa música rendem homenagens hoje a Tom Jobim. Só gostaria que mais pessoas conhecessem a obra dele. Não só dele quanto de tantos outros e outras artistas são espetaculares. Mas nem por isso, mais tocados nas rádios que os Brunos, Marrones, Zezés e Lucianos da vida. "Vem, me exorciza, Luiza". Você e seu autor.

quarta-feira, janeiro 24, 2007

TROCA-TROCA DE PARTIDO É INFIDELIDADE PARTIDÁRIA?

Um levantamento prévio aponta que pelo menos 10% dos deputados federais eleitos em outubro passado vão trocar de partido antes da posse, em fevereiro. O que nos leva à seguinte questão: uma pessoa resolve se candidatar a algum cargo político. Por isso, procura um partido com o qual, teoricamente, tem afinidades. Esse partido o indica a ser candidato pela sigla. O fulano é eleito e pouco depois abandona aquele partido. É a infidelidade partidária. E não é de hoje que isso acontece. Desde a república velha trocar de partido é tão comum quanto trocar de roupa.

Nesse caso, há uma questão muito importante que deve ser levada em consideração. A coeficiência eleitoral. É que no Brasil a eleição é baseada no sistema proporcional de votos. Isso quer dizer que um deputado, por exemplo, pode ser eleito com 30 mil votos pelo partido "A". Mas se fosse candidato pelo partido "B", esse número de votos podeira não ser suficiente para a eleição. Um exemplo que temos em Unaí é nosso deputado Delvito Alves. Ele foi eleito pelo naniquíssimo PTC. Agora, antes de tomar posse, já está nos quadros do poderoso PFL.

Se a filiação ao partido da frente liberal estivesse acontecido antes da eleição, ele não seria deputado. Isso, porque o coeficiente eleitoral do PFL é maior que o do PTC. Mas para ter poder de negociação e a garantia de mais acesso às condições de ajudar o noroeste, um filiado ao PFL é sempre mais bem visto que um do PTC. Houve fidelidade partidária por parte do Delvito? Não. Houve sabedoria em escolher o partido certo para ter chances reais de ser eleito? Certamente. O problema é que muitos políticos usam esse mecanismo para barganhar poder entre um partido e outro. Aí, sim, a infidelidade se torna nociva. Esse assunto está na pauta de discussões da reforma política, menina dos olhos do presidente Lula, para os próximos quatro anos. Mas nesse período, tudo pode acontecer. Será que mudar de idéia é infidelidade?

terça-feira, janeiro 23, 2007

UNIMONTES PROMOVE COLAÇÃO DE GRAU EM PARACATU

Dia importante para alguns estudantes que estão concluindo a graduação em Paracatu. A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realiza nesta quarta-feira (23/10) em Paracatu a primeira colação de grau dos alunos matriculados no curso regular de graduação (licenciatura) em normal superior. Os formandos ganharão habilitação em magistério das séries iniciais do ensino fundamental. O curso foi implantado na cidade em 2004, com a chegada do campus da Unimontes. A colação de grau acontecerá às 10h, no plenário da Câmara Municipal.

Atualmente, 70 universitários estão matriculados nos cursos de matemática e pedagogia da Unimontes, os primeiros oferecidos no Campus de Paracatu. Mas a Universidade ainda não conta com campus próprio no município. Cursos na área de agropecuária, como agronomia e zootecnia, cogitados quando da época da instalação da extensão da Unimontes no Noroeste Mineiro, também ainda não foram iniciados.

IMPRENSA BRASILIENSE DESDENHA UNAÍ/ITAPUÃ

Era de se esperar. O bom futebol apresentado pela equipe mineira no campeonato candango passou quase despercebido na imprensa do Distrito Federal. Apenas algumas linhas nos jornais Correio Braziliense e Jornal de Brasília citaram a vitória do periquito. E não há desculpas: o time aplicou a maior goleada da primeira rodada, além de ser visitante e jogar no maior estádio da capital: o Mané Garrincha, no centro da cidade. O Correio deu duas páginas sobre o campeonato. As duas dedicadas ao Gama e ao Brasiliense. No cantinho da página, em pouco mais de 10 linhas, o time mineiro foi citado. Pouco citado. O Jornal de Brasília agiu da mesma forma. Deixou o líder do campeonato pra depois, muito depois. Novamente Gama e Brasiliense predominaram.

É até compreensível essa atitude: o UNAÍ/ITAPUÃ é um forasteiro. Até hoje é visto como um intruso por muitos do futebol candango. Isso também acontece com o goiano Luziânia. E mais: Gama e Brasiliense são sempre favoritos. São os que têm a maior folha de pagamento, além de já terem jogado na primeira divisão do Brasileirão. O UNAÍ/ITAPUÃ está sonhando com uma vaga na terceirona. Acredito que é justamente pensando nisso que o time mineiro deve crescer. Se é desdenhado, aplique-se. Se é deixado pra depois, faça ser lembrado para agora. Se é criticado, esforce-se para mostrar serviço. É com este tipo de aplicação que o periquito vai mostrar que tem condições de ser uma boa equipe. O primeiro passo já foi feito. Um longo período de preparação e a contratação de bons atletas. Resta passar isso para o campo, no dia a dia. Quero crer que isso vai acontecer. E se acontecer, o desdém de agora vai se transformar na exaltação no fim do campeonato.

O PAC E O NOROESTE!

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciado nesta segunda-feira (22/01) pelo Governo Federal, prevê crescer de 5% na economia brasileira a partir do ano que vem. A intenção é manter o ritmo até 2010, no final do segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Governadores que vieram a Brasília para acompanhar o lançamento, dentre eles, Aécio Neves (PSDB/MG), criticaram a forma como os recursos vão ser aplicados. Embora apóiem o crescimento planejado, tal qual como prometido por Lula, principalmente os tucanos mas também políticos da base aliada do governo, como o PMDB deram entrevistas criticando o governo por centralizar a liberação e aplicação dos recursos necessários para a execução das medidas. Era esperado, por exemplo, o repasse aos Estados, da responsabiliade de administrar e realizar obras rodovias federais para o quê os governadores receberiam verbas federais. Isto não aconteceu.

No geral, o tão esperado salto de crescimento na economia nacional parece estar mais próximo com a amplitude do Programa. Grandes obras, investimentos em infra-estrutura, habitação, impostos menores e outros recursos podem alavancar a economia de forma sustentável. Mas segundo especialistas, as reformas estruturais que o país precisa completar (por exemplo, a reforma fiscal e tributária), não podem ser deixadas de lado. Ela são tidas como necessárias para a efetividade do PAC.

Alguns regiões vão sair ganhando. Outras, como o Noroeste Mineiro, por exemplo, não receberão investimentos destacáveis em infra-estrutura. Para os municípios da região de Paracau e Unaí o Programa de Aceleração do Crescimento não prevê recursos que poderiam ser aplicados diretamente em obras para a comunidade. Contudo, foi anunciada a liberação de recursos para obras de transmissão de energia elétrica. O PAC reserva verbas para a conclusão da Linha de Transmissão Paracatu 4 – Pirapora 2, uma que obra já em andamento. A nova linha significará uma oferta maior de energia para a região, podendo beneficiar principalmente a agroindústria. Também estão previstos recursos para a LT Luziânia - Ribeirão Preto (que engloba a LT Paracatu 4). Em toda a região Sudeste, os investimentos em transmissão de energia chegarão em R$ 2,6 milhões até 2010. Deverão ser construídos 2.900 quilômetros de redes.

segunda-feira, janeiro 22, 2007

AÉCIO NEVES PROMETE ENTREVISTA AO BLOG

Foi durante o lançamento do programa de aceleração do crescimento, no Palácio do Planalto. O governador Aécio Neves esteve com outros 24 governadores acompanhando o lançamento. Ele se sentou na primeira fila, ao lado do colega José Serra, o vampiro anêmico. Os dois não gostaram do que ouviram. Serra saiu voando, não quis conversa com a imprensa. Já Aécio foi mais solícito. Conversou com todo mundo.

Após a entrevista, eu me apresentei como jornalista unaiense que trabalha em Brasília. Ele afirmou gostar da cidade. Eu disse a ele que mantenho um blog que fala sobre a região noroeste de Minas e já havia solicitado uma entrevista. Ele sorriu e disse que ainda não teve tempo. Só a partir da semana que vem, talvez, fique em Belo Horizonte por mais tempo. Daí, poderá se dedicar às entrevistas solicitadas. Disse ainda que seria um prazer falar para a região por meio do blog. Ao fim, escrevi o endereço do blog num papel e passei a ele. O governador prometeu acessar. Essa conversa durou pouco mais de um minuto. É que ele tinha um compromisso inadiável: um almoço na residência do governador Arruda. Será que teve tutu mineiro?


NOROESTE FICOU DE FORA DO PLANO DO GOVERNO FEDERAL

O governo anunciou hoje o programa de aceleração do crescimento, o PAC. Serão investidos 504 bilhões de reais em infra estrutura em todo o país. Estradas, ferrovias, hidrelétricas, linhas de transmissão, desubrocratização de licitações, facilidades na compra da casa própria, diretrizes para estabelecer o valor do salário mínimo ate 2023... enfim, uma enxurada de benefícios para facilitar o o crescimento econômico. Eu acompanhei o lançamento, no Palácio do Planalto. Sempre atento à possiblidade de que o noroeste fosse citado para algum tipo de benefício. Foi em vão. Nadinha de nada.

Sinceramente, quando ouvi o ministro da fazenda, Guido Mântega anunciar investimentos de bilhões em ferrovias, rodovias, hidrovias, pensei: A ferrovia Unaí/Pirapora será, de novo, a bola da vez. Pura ilusão. A estrada de ferro que movimentaria a economia do município e da região continua no papel. E pior: não tem data para deixar de ser apenas tinta nesse papel. Foi anunciado apenas uma ligação de energia elétrica entre Paracatu e Pirapora. Agora, o jeito é torcer para que programa dê certo e seja anunciado um segundo plano: o "programa de crescimento das regiões esquecidas no primeiro programa". Aí, sim, o noroeste entraria no pacote. Até porque já foi empacotado e esquecido... lá no fundinho do armário.

ADIVINHE QUEM É O LÍDER DO CAMPEONATO CANDANGO?

O UNAÍ/ITAPUÃ foi o melhor time da primeira rodada do campeonato do Distrito Federal. Jogando no Mané Garrincha contra o sempre perigoso Dom Pedro aplicou a maior goleada neste início de disputa. 4x2. Mesmo jogando na casa do adversário, o UNAÍ/ITAPUÃ não tomou conhecimento. Mandou no jogo e hoje é o líder do campeonato. Os gols foram marcados por Rogerinho (2) e Paulão (2). Aliás, Paulão vem se tornando um matador. Já escrevi aqui no blog que nos três jogos-treinos que o time fez antes do campeonato, ele marcou quatro gols. Agora é o artilheiro do Candangão.

Bela estréia. A qualidade do jogo apresentada pelo time mineiro promete um ótimo desempenho para o restante do campeonato. Há de se destacar que a equipe jogou como equipe. Todos marcando, todos atacando. É a laranja mecânica unaiense. Ou melhor, é o feijão mecânico, para honrar nossa produção agrícola. Parabéns ao Capitão Elias, presidente do clube, que nunca descansou até ver um bom time em ação. Esperamos que as boas apresentações continuem.

E OS FAVORITOS AO TÍTULO?
Os dois cotados de sempre para levantar o caneco, Gama e Brasiliense, foram mal. O Gama apenas empatou com o Guará. Já o Brasiliense venceu o Paranoá pelo placar mínimo. Gol de cabeça de um volante numa cobrança de escanteio. Os badalados Dimba e Warley passaram em branco, reclamando do gramado (obs: os 22 jogadores correram no mesmo gramado). O Paranoá dominou durante quase todo o jogo. Ainda é cedo para apontar esse ou aquele como favorito.
UNAÍ/ITAPUÃ VAI JOGAR O BRASILEIRÃO?
É ainda muito cedo para apontar o time mineiro como sério candidato a ficar entre os quatro primeiros e, assim, garantir vaga na série C do brasileirão. Mas é sempre bom ganhar com um placar elástico logo no início do campeonato, como fez o UNAI/ITAPUÃ. Melhor ainda é saber que os principais adversários não jogaram bem. Terminar o campeonato entre os quatro primeiros é muito bom. Entre os dois, excelente. Dessa forma, carimbamos o passaporte para a copa do Brasil. Já pensou? Pois pense. E, principalmente, sonhe com isso. Quem sabe vai se tornar realidade. A qualquer momento, mais informações sobre o time. Até lá.

sábado, janeiro 20, 2007

SERVIÇO DE ÁGUA E ESGOTO EM UNAÍ COMPLETA 40 ANOS

A maioria das cidades de todos os estados do país, tem serviços de água e saneamento básico por um órgão que muitas vezes é do Governo Estadual como é o caso, em Minas, da Copasa. Algumas cidades se diferem por criarem em tempos remotos o seu próprio serviço de saneamento. No longínquo ano de 1967, Unaí, que vivia entre fossas e cisternas, inaugura o tão esperado serviço. Não discorrendo sobre os desafios, percausos e sucessos, o SAAE - Serviço Autonomo de Água e Esgoto de Unaí, chega hoje aos seus 4O anos como um exemplo para a maioria das cidades em termos de sanemamento básico e abastecimento de água,tendo 98% da demanda de esgoto atendida. A autarquia municipal tem como meta, para ainda este ano, a construção da sede própria. A planta já foi elaborada. A intenção é facilitar em muito os serviços desta autarquia que ajuda a levar o bom nome de Unaí a todos do país. Parabéns e que mais 40 anos venham.

sexta-feira, janeiro 19, 2007

COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO

Em destaque uma importante iniciativa da comunidade de Paracatu contra a violência sofrida pelas pessoas que já atingiram a terceira idade. No último sábado (13/01), foi lançada na cidade a Campanha de Conscientização para o Combate à Violência Contra o Idoso. A campanha teve início durante a tradicional feira, que ocorre aos sábados, na praça próxima à Prefeitura Municipal de Paracatu. O local e o horário foram escolhidos em razão da grande concentração de pessoas, inclusive com a presença de diversos moradores na zona rural do município. Segundo o Ministério Púbico, mais de mil pessoas tenham sido alcançadas durante o primeiro dia de trabalho.

A campanha tem como objeto o combate não apenas à violência física, mas a também às agressões morais e psicológicas cometidas contra o idoso, igualmente punidas pelo Direito.
O movimento surgiu a partir da constatação do alarmante aumento das notícias de violência contra os idosos em Paracatu, evidenciando a importância de uma atuação preventiva dos órgãos envolvidos na defesa da pessoa idosa.

Segundo o promotor de Justiça Peterson Queiroz, que apresentou dados estatísticos de violência cometida contra a pessoa idosa em diversas cidades do país, “na maioria dos casos os agressores são pessoas da própria família”. Queiroz falou ainda sobre a importância das medidas preventivas adotadas no município, bem como as medidas tomadas pelo Ministério Público estadual contra os autores de violência contra o idoso.

O lançamento contou também com apresentação do Grupo Catucando, formado por crianças e adolescentes da cidade, integrantes de projeto de inclusão social sob a coordenação da Casa de Cultura de Paracatu. Além do Ministério Público, as Polícias Militar e Civil, o Conselho Municipal do Idoso de Paracatu, a Secretaria Municipal de Assistência Social e grupos de pessoas da terceira idade do município participam da campanha.

UNAÍ/ITAPUÃ A DOIS DIAS DA ESTRÉIA

Hoje é dia de treino apronto do time do UNAÍ/ITAPUÃ. É o treino que vai definir quem joga na estréia do campeonato candango, domingo. A expectativa é grande em torno de quem vai ter a obrigação de marcar gols. Até agora, Paulão tem se destacado. O centroavante que veio da Caldense marcou quatro em três jogos. Ao lado dele entra Bispo ou Cassius. Há ainda outra alternativa, menos possível. A saída de Paulão para a entrada da dupla Bispo/Cassius. Certeza mesmo é que a equipe está a mil por hora para ter uma boa estréia.

O primeiro jogo será no Mané Garrincha, domingo, às quatro da tarde. Eu estarei lá para ver o time da cidade bater o Dom Pedro II, dos bombeiros. Será uma parada difícil por dois motivos: estréia é sempre nervosa e o Dom Pedro tem se mostrado osso duro de roer nos últimos anos. Mas temos a nosso favor o maior período de preparação de todos os times que participam do campeonato; 41 dias. Além disso, nervosismo é para os dois lados. Estarei torcendo para uma boa partida. E, de preferência, com muitos gols. Bola pra frente, Unaí. E pra dentro do gol adversário.

quinta-feira, janeiro 18, 2007

CONCURSOS? COMEÇE A ESTUDAR HOJE MESMO

Está aberta novamente a temporada de concursos públicos. Muitos órgãos públicos deixaram aguardaram o fim do período eleitoral e deixaram para divulgar seus editais neste ano de 2007. Neste momento já há váriso processos seletivos com inscrições abertas. Simultaneamente, milhares de pessoas estão se preparando... Mas isto não é motivo de desânimo!

Entre os maiores concursos, previstos para os próximos meses, está o do Ministério Público da União (MPU), Tribunal Superior do Trabalho (TST), Supremo Tribunal Federal (STF), Ministério da Agricultura, Anvisa, e Senado Federal. No último final de semana foram aplicadas as provas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o TRF-1ª Região já aplicou suas provas, divulgando inclusive os resultados parciais para o cargo de Analista. Em Minas Gerais, um concursos aguardados neste início de ano é o da Polícia Civil. São mais de 200 vagas para detetive (1ª grau) e Delegado (bacharél em Direito). As inscrições começam na semana que vem.

Nesta quinta-feira (18/01) foi publicado o tão aguardado edital do concurso da Câmara dos Deputados para o qual, em Brasília, por exemplo, centenas de pessoas se dividem em concursos preparatórios desde o semestre passado. Outro dia, ouvi um alto funcionário da Câmara dizer: “Não existe muita diferença entre o paraíso e trabalhar no Congresso”. E de certa forma ele tem razão. Os salários para este concurso anunciado nesta quinta-feira chegam a R$ 9 mil reais.

Se o seu sonho é passar num bom concurso público, dê o primeiro passo. Comece a estudar hoje mesmo e não espere que a força de vontade, ou mesmo a oportunidade para tal, caia do céu. Não existe outra forma de ser aprovado num certame diferente do estudo sistemático, todos os dias. Sabemos que é cada vez mais intensa a concorrência na busca pelo emprego público. Mas lembre-se que muitos se inscrevem, e simplesmente não preparam. É como se estes não existissem na relação candidato/vaga. Eles não tem chance alguma. Passa em concurso público somente quem se dedica, treina, estuda, faz exercícios, conhece as características da prova e da instituição realizadora do certame.

A chance é sua, que vai se preparar, e alcançar seu lugar ao sol, a partir deste ano de 2007. Aproveite que ainda estamos em janeiro. Pesquise as carreiras do se interesse, xeque os editais e siga em frente.

Com a premente necessidade de substituição dos servidores terceirizados em todas as esferas do poder público, exigência inclusive fiscalizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), centenas de novas vagas vão ser abertas, nos âmbitos federal e estadual. Se você quiser, uma será sua, tenho certeza!

quarta-feira, janeiro 17, 2007

UNAÍ/ITAPUÃ METE MEDO NOS ADVERSÁRIOS

Domingo passado o time da cidade veio à Brasília. Jogou, empolgou e amedrontou. Foi na última preparação da equipe, contra o Ceilândia. Ganhou, de virada, por 2x1. O atacante Paulão, que chegou da Caldense é a boa surpresa: fez quatro gols em três jogos preparativos. Assim deve garantir a titularidade no ataque no jogo de estréia do time no campoeonato candango, próximo domingo, ao lado de Cassius ou Bispo. Esses dois são bem conhecidos do torcedor brasiliense.

De acordo com o presidente do UNAÍ/ITAPUÃ, meu amigo Elias, o presidente do Dom Pedro, primeiro time no caminho do clube mineiro, ficou boquiaberto com o que viu no confronto com o Ceilândia. Sinal de que está preocupado com o que pode acontecer no Mané Garrinhcha domingo que vem. E o time já está quase pronto. A escalação oficial sai na sexta-feira, no último treino. Mas a equipe deve ser esta:

ARLEI (goleiro), DENIS, (lateral direito), FABRÍCIO E ROBERTO (zagueiros), ANDERSON (lateral esquerdo).

DANIEL, DANILO, EMERSON (voltantes) E ROGERINHO (meia armador)

PAULÃO, CASSIUS OU BISPO(atacantes).

Elias pede atenção ao volante Danilo, que já jogou no Internacional. Jogador de pegada, habilidade e garra. No domingo (28) o time joga em casa contra o Luziânia. Será um bom teste para o Unaí e para a torcida, que deve comparecer em peso. Domingo, estarei no Mané acompanhando o time de perto e torcendo por uma vitória mineira. Boa sorte aos nossos.

terça-feira, janeiro 16, 2007

VAI COM CALMA

Se você é adepto dos esportes radicais, aqueles cujo o risco e adrenalina estão sempre lá em cima, deve manerar na aventura, amenizar o risco e atingir com menos velocidade o clímax da atividade que você pratica. Legisladoers estão com a intenção de colocar um limite nestas práticas de aventura. Saltos (bungee jump), escaladas, rapel e outras atividades poderão ganhar regras estabelecidas em lei se a proposta do senadro paraíbano Efraim Morais for aprovada no Confresso Nacional. O PLS 403/05 contém normas que prevêem a redução de acidentes, a distribuição de competências fiscalizadoras entre os poderes públicos e a criação de normas para a responsabilização de pessoas envolvidas com a prestação dessas modalidades esportivas. Atualmente a matéria aguarda, na Comissãode Assuntos Sociais, o reinício dos trabalhos do legislativos.

Especialistas acreditam que há uma lacuna na regulamentação da prática de esportes radicais ou de aventuras. O risco, ingrediente emocional de certas modalidades esportivas, precisa ser assumido legalmente pelos que se lançam na radicalidade de tais práticas. A ocorrência de ocorrência de acidentes fatais noticiados pela imprensa é um dos fatores que justicou a apresentação do projeto. Falta um ato normativo legal prevendo a responsabilização dos provedores desses esportes por eventuais tragédias. Na avaliação do autor do projeto, o recurso ao Código de Defesa do Consumidor e a legislação penal vigente não têm tido a força necessária para impedir a oferta irregular dos serviços.

Regras

O projeto classifica como esportes radicais ou de aventuras as atividades de caráter recreativo oferecidas comercialmente, com riscos avaliados, controlados ou assumidos. A prestação de serviços na prática de esportes radicais fica condicionada à comprovação, nos competentes órgãos ou entidades do Poder Público, de qualificação específica de instrutores e profissionais responsáveis pela preparação de locais e operação de equipamentos. A qualificação será comprovada por meio de certificação, obtida em curso aprovado pelos órgãos do governo, e ficará sujeita à renovação periódica.

Para acesso aos insumos e equipamentos utilizados na prática de esportes radicais, o projeto institui o Certificado de Comprador, que será emitido pelo Poder Público em favor de profissional autônomo ou entidade habilitada a prover a oferta das modalidades esportivas. A apresentação do certificado deverá ser exigida do consumidor pelos estabelecimentos responsáveis pela venda, locação, permuta e revenda de equipamentos para a prática de esportes radicais e de insumos utilizados na montagemdesses acessórios. A inobservância da norma acarretará o pagamento de multa e detenção de seis meses a dois anos.

AÉCIO NEVES: CIDADÃO UNAIENSE

O Governador reeleito com quase 80% dos votos em Minas Gerais, Aécio Neves, deverá receber este ano o título de cidadão honorário de Unaí. O Projeto nasceu por iniciativa do vereador Adriano Adjuto - Zé da Estrada (PRTB), que vê no governador um grande líder. A Assessoria de Comunicação Social e Cerimonial da Câmara de Vereadores de Unaí já esta organizando uma comitiva que deverá ser formada pelo Prefeito Municipal, Antério Mãnica (PSDB), Presidente do Legislativo, Vereador Euler Braga e o autor do Projeto vereador Zé da Estrada. A comitiva levará ao governador várias datas do segundo semestre para acomodar a agenda do governador. A idéia é agendar o melhor período para receber a visita de seu mais ilustre representante.

P.S- Para os mineiros Aécio Neves é nome certo para Presidente em 2010. Seja pelo PSDB, PMDB ou outra sigla qualquer. A força desta vez, como há muito tempo, vem do nome e não do partido.

Washington Moreno Da cor do Brasil.

segunda-feira, janeiro 15, 2007

CRUZEIRO QUERIDO

Mais um ano se inicia e mais uma vez estamos esperando para ver o que os Perrela vão fazer com o nosso glorioso, lindo, inesquecivél, melhor de todos e tudo mais, o querido Cruzeirão. O quê? Você não é cruzeirense? Que pena, nem todo mundo é perfeito. E já que começou a ler até aqui, termine. Faltam apenas algumas linhas. Pois bem. Acontece que trouxeram lá da terra do sol nascente o Autuori que já comandou o glorioso time das alterosas saindo-se até muito bem. Trouxe alguns reforços que segundo ele, vão dar ao time uma formação melhor. Vamos esperar para ver. Segundo os Perrela, que são os supremos no clube, o Campeonato Mineiro é somente para a preparação do time e que este ano, espera ganhar mais do que a taça de melhor do estado. Vamos ver e torcer. Ah! para você que ainda não é cruzeirense, aconselho a entrar na fila que vamos analisar seu curriculum para ver se pode torcer para o glorioso das Minas Gerais. E tenho dito.

Washington Moreno
Da cor do Brasil

Pra relaxar

Dois bêbados chegam à porta de uma casa e são recebidos por uma mulher furiosa aos berros.
-- Isso são horas de chegar. E ainda mais acompanhado desse aí que acho que nem você sabe quem é? Isso é jeito de homem que se diz chefe de familia se portar. Você não passa de um filh....... -- foi enterrompida por um deles que disse:

-- Dona. Tá tudo muito certo, tudo muito dentro do direito da senhora, mas poderia por favor dizer logo qual de nos é seu marido, ich! por favor.

UNAÍ COMEMORA 63 ANOS

Mesmo não realizando uma grande festa que agradasse a todos, a administração municipal em Unaí, realizou com festividades os 63 anos de emancipação politica do município. Contando praticamente com 'pratas da casa', foram quatro dias de festa que contaram desde de pula-pula a apresentações teatrais e musicais, passando por solenidades e promovendo a interação do público.
Mesmo sem recursos, como foi alegado pelos dirigentes, a administração não deixou passar em branco tão imortante data, que marca na história o tempo de existência dessa promissora terra dos Gerais:Unaí. Guardem bem esse nome. Unaí.

Washington Moreno
Da cor do Brasil

ANTÉRIO: ELEIÇÃO PARA FEDERAL É MEU PROJETO POLÍTICO

A frase acima foi dita pelo prefeito de Unaí, Antério Mânica, numa entrevista realizada no último sábado. Foi na festa de premiação dos melhores do ano, promovida pela Associação Comercial. Antério fez a entrega dos prêmios e conversou comigo após o evento. Durante quarenta minutos, ele falou sobre a diferença entre administrar fazendas e a prefeitura, citou Almir Paraca, Toninho Andrade e Delvito Alves e ainda confirmou que será candidato à reeleição. E que é necessário ter a administração do lado para servir de base à candidatura em 2010. Antério se mostrou muito confiante no sucesso da administração e diz que será candidato à reeleição: "Se a campanha começasse hoje, pelas pesquisas que temos feito, temos aí mais de 90% da aprovação de governo, não é indicação de voto, mas aprovação de governo, certamente que seria candidato."

2010 NÃO ME SAI DA CABEÇA
Antério garantiu que será candidato já pensando nas eleições para deputado federal, em 2010. Ele afirma que será necessário continuar na prefeitura a fim de ter base suficiente para sustentar a candidatura ao legislativo federal. "Político que fica sem mandato é, praticamente, carta fora do baralho. Meu projeto de deputado federal está de pé, mas eu preciso da administração municipal do nosso lado para enfrentar as eleições daqui quatro anos".
QUERO A APROVAÇÃO DOS ELEITORES
Antério garantiu que vai disputar uma vaga na Câmara com aprovação dos eleitores. Segundo ele, durante a campanha para a prefeitura, em 2008, deixará claro que sai da prefeitura em 2010. "Na próxima eleição, eu devo colocar aos eleitores a grande possibilidade de eu ficar prefeito dois anos e depois disputar uma vaga, provavelmente, na Câmara Federal. Então isso seria feito com o apoio dos eleitores, com o conhecimento dos eleitores e com a aprovação dos eleitores e de toda a comunidade. "
Mais detalhes da entrevista com o prefeito de Unaí, a qualquer momento, aqui no blog. Aguardem.

domingo, janeiro 14, 2007

PRAZO MAIOR PARA DESISTIR DE COMPRAS FEITAS PELA INTERNET

Aguarda deliberação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 371/99, do deputado Enio Bacci (PDT-RS), que fixa prazo para o consumidor desistir de compras feitas por telefone, internet ou por correspondência. A proposta original estabelecia prazo de dez dias para o consumidor desistir do negócio, mas um substitutivo do Deputado Celso Russomanno aumentou o período para 30 dias. Este sim me parece ser um prazo razoável para que o consumidor decida se quer voltar atrás e desistir do negócio, muito embora sua decisão de adquirir determinado produto através da internet já tenha sido tomada no ato da compra on line. Pela legislação atual, ou seja, pelo Código de Defesa do Consumidor (CD), o prazo é de sete dias. Mas os deputados acretitam que o limite de um mês é mais coerente com o código, que estabelece o mesmo prazo para a troca de produtos com defeito. Os 30 dias também podem ser úteis para o cliente que não recebeu o produto no prazo de entrega informado na compra. Atrasos superiores a um mês, salvo imprevistos envolvendo as empresas responsáveis pelo frete, geram desconfiança nos consumidores. O leitor do Blog pode ver que, assim que os trabalhos do legislativo voltarem ao normal, a partir de fevereiro, há uma série de matérias importantes que precisam voltar a ser analizadas. Este PL do prazo maior par se desistir de uma compra on line é apenas um exemplo. Tomara que a atenção dos deputados não seja desviada.

sexta-feira, janeiro 12, 2007

EMPREGO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO COMÉRCIO SERÁ FISCALIZADO

A discussão já existia nos âmbitos acadêmico, governamental e também entre aqueles que defendem, com unhas e dentes, o uso correto e a valorização da língua que se fala no Brasil. E agora há uma determinação oficial que, sem prejuízo da polêmica que ainda pode se instalar sobre este assunto, praticamente obriga o comércio a valorizar a língua portuguesa no ambiente de vendas, nas promoções e negociações gerais com os consumidores.

A União está obrigada a fiscalizar o emprego da língua portuguesa e “proibir” o uso de expressões em língua estrangeira nas relações de consumo. Decisão do juiz Antônio André Muniz, da 1ª Vara Federal de Guarulhos/SP determina que Ministérios e órgãos competentes da administração federal devem fiscalizar o emprego da língua portuguesa na oferta e apresentação de produtos e serviços por seus fornecedores, inclusive nas ofertas publicitárias em vitrinas, prateleiras, balcões ou anúncios. A decisão em cárter de liminar, vale para todo o país, e foi proferida no último dia 08/01 numa Ação Civil Pública (ACP), proposta pelo Ministério Público Federal.

Está proibido, portanto, hamar liquidação de sale e verão de summer, assim como moda de fashion. Ou melhor, pode até chamar, mas tem de oferecer a alternativa na língua pátria. Não é arriscado prever que neste momento já exista alguma emprensa “tramando” algum recurso para caçar a liminar. E pode ser que haja também conflito de interesses já que estabelecimentos que exploram exlusivamente o público estranjeiro podem sair prejudicados.

Mas o importnate é que aquele cidadão/consumidor que não tem conhecimento de outro idioma seja respeitado. As lojas não precisam abolir de suas vitrinis ou peças publicitárias os anúncios em inglês ou francês, por exemplo, mas devem procurar traduzir as expressões em língua estrangeira para o correspondente em português. Afinal, estamos no Brasil, e antes de qualquer outra, a língua que se fala aqui precisa ser valorizada.

TEM PARACATUENSE NO BLOG

Rafael Oliver Braga é âncora na TV Justiça, emissora administrada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) , assessor da Associação dos Juízes Federais da 1ª Região ( AJUFER) e da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT). Apaixonado pela Comunicação Judiciária, tema que atualmente pesquisa no MBA em Gestão da Comunicação nas Organizações, da Universidade Católica de Brasília, Rafael é filho de Paracatu/MG, cidade onde há nove anos iniciou carreira no rádio e na TV. Passou pelas Rádios Boa Vista FM e Juriti AM, TV Paracatu, TV Rio Preto, Imagi TV (Uberlândia) e REDE MINAS, dentre outros veículos mineiros. Em 2002, foi convidado para integrar a equipe da TV Cultura em Brasília responsável pela implantação do canal de TV do Poder Judiciário, a TV Justiça. Na emissora, Rafael apresentou nos últimos anos programas como o Sumário, Jornal da Justiça, Caderno D e Justiça em Ação. Atualmente é um dos âncoras do Fórum, principal programa de debates e entrevistas da emissora, e editor-apresentador do Encontro com o Autor, especializado na cobertura do mercado editorial jurídico.

Advogado, formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), Rafael se dedica ao jornalismo jurídico mas não abandona as origens. Mesmo afastado dos veículos regionais, mantém olhar fixo nos principais acontecimentos do Noroeste Mineiro com especial atenção aos assuntos que envolve os direitos individuais do cidadão. Temas jurídicos em discussão nos tribunais brasileiros, com repercussão direta na vida dos brasileiros, e em especial fatos relacionados ao Noroeste Mineiro, não escaparão aos comentários do amigo Rafael Oliver Braga. A vinda de Rafael é mais uma prova de que o blog está crescendo. Agora, são três blogueiros: Cristiano Oliveira, Washington Moreno e Rafael Oliver Braga. E vem mais por aí.

quinta-feira, janeiro 11, 2007

UM DOS MESTRES DA MÚSICA

Este aí ao lado é o maior pianista do mundo do jazz. O nome do sujeito é estranho: Thelonious Monk. E não é só o nome. Monk, que passou a fazer parte do mundo do jazz no fim da década de 50, é considerado até hoje, uma lenda da arte do improviso. O estilo dele é, no mínimo enigmático. Sempre foi um pianisa dificílimo de se acompanhar. Poucos bateristas e contrabaixistas, que fazem a base da música, conseguiam. Ao lado de Miles Davis e John Coltrane, é um ícone da música. Está para o jazz como Djavam está para MPB. Claro, guardadas as proporções. Se quer saber mais sobre ele ou sobre jazz acesse o site www.ejazz.com.br. Esse, entre outros, trazem informações legais sobre o ritmo. Ouça STRAIGH, NO CHASER. Essa música é demais. Você vai se apaixonar. Já a ouvi em cinco versões, com artistas diferentes. Mas a melhor é com o Thelonious. E viva o jazz.

WASHINGTON MORENO AGORA É BLOGUEIRO

Quem trabalha ou trabalhou em rádio tem uma certeza: o prazer de ser radialista é uma cachaça. Vicia mesmo . Eu que o diga. Morro de vontade de voltar a soltar a voz pelas ondas do rádio. Parece que o ditado pode ser aplicado a blogs. Não é que o radialista, jornalista, assessor de imprensa, mestre de cerimônias e florista também é blogueiro? Pois é. Desde ontem, ele dá o ar da graça aqui no blogdocristiano. O negócio está cresendo. Já postou o primeiro texto (Unaí 63 anos) e tantos outros estão a caminho.

No próximo fim de semana ele terá muito trabalho para fechar mais textos. É por causa das comemorações do aniversário da cidade. Terá muito assunto para falar. E você, leitor, se informar. Em breve, o grupo vai aumentar. Já temos também o jornalista e advogado Rafael Oliver Braga. Amigo natural de Paracatu, meu colega de trabalho na TV Justiça. Amanhã eu o apresento aos leitores do blog.

Bem vindo, Moreno, o blogueiro mais promissor de Unaí.

TRANSPORTE GRATUITO PARA IDOSOS

A gratuidade no transporte interestadual de passageiros (prevista na Lei 10.741/03 – Estatuto do Idoso) voltou a valer com a decisão do ministro Gilmar Mendes, do STF, tomada no último dia 05/01. Segundo o ministro, para a concretização dos direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal o idoso com dificuldades financeiras deve ser amparado. A gratuidade fica valendo até que seja julgado o mérito da questão pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

É bom que a comunidade fique esclarecida do tramite destas ações relacionadas ao transporte gratuito de idosos. Enquanto valer o transporte gratuito, e a tendência é que o TRF-1ª Região, decida favoravelmente aos idosos, o direito de viajar gratuitamente nos ônibus estaduais deve ser religiosamente respeitado.

Em caso de dúvida ou flagrante de desrespeito ao Estatudo do Idoso e às decisões da Justiça, ligue para 0800 610 300. Este é o telefone da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT).

ESTOU NO BLOG!

A convite do amigo Cristiano Oliveira, a partir de hoje também estarei escrevendo neste espaço. Vamos destacar temas relacionados ao Noroeste Mineiro com especial atenção aos assuntos jurídicos que repercutam diretamente na vida dos cidadãos.

Parabéns Cristiano pela brilhante iniciativa do Blog!

quarta-feira, janeiro 10, 2007

UNAÍ 63 ANOS

Unaí, a mais próxima cidade de Minas Gerais por via asfaltica de Brasília, comemorará nesta segunda-feira, dia 15 os seus 63 anos de emenacipação politica adminsitrativa. Cidade pacata do interior do interior das Minas Gerais, cercada de cerrado por todos os lados. A cidade encravada em um vale, teve seus privilégios em termos de crescimento devido os seguintes adventos: a construção da nova capital Brasília, a inundação de grandes propriedades pela contruçaço da barragem de 3 Marias, cidade de Minas, onde centenas de familias se mudaram para o município e por ultimo a descoberta da cultura do cerrado que propricia ao município colheitas recordes dando-lhe o título maior à nivel nacional na cultura do feijão. O Povo é hospitaleiro como todo bom mineiro. Terra de gente bonita, sempre conta com uma festa organizada aos finais de semana. Sua maior atração acontece em setembro em sua exposição agropecuária. Hoje, ao completar 63 anos, a cidade se coloca como Pólo da Região Noroeste de Minas que conta com mais 18 cidades. Possui Batalhão de Polícia Militar e Delegacia Regional. Ampla rede de ensino incluindo quatro faculdades que formam em seus mais de 10 cursos centenas de alunos a cada semestre. A rede hoteleira é ampla tendo de acomodações simples e econômicas a hotel quatro estrelas. A comida é tipica mineira e goiana. A adminstração municipal organizou vasta programação com inicio no dia 12. As participações serão em sua maioria de artistas e personalidades do município. Um dica: tem muita gente boa em termos de teatro, dança, acrobacias com motos, enduros, kart, paraquedismo entre outros esportes e shows incluidos na programação. Para você que está em Brasilia e não conhece o aconchego de uma cidade mineira, é só pegar a BR 251, saída para o PAD-DF e seguir em frente. São 160 quilômetros de estrada asfaltada.
Em tempo: é tempo de milho verde e com ele as pamonhas, os curais, bolos e tudo mais.

Washington Moreno
Da cor do Brasil
Unaí -MG